Sete lições marquetológicas sobre a vitória de Dilma Rousseff e por que Aécio Neves saiu maior do que entrou:
Por que, entre outras coisas, ela ganhou?
1. Pancadaria funciona. Para os os dois lados. Serviu para desconstruir Aécio, mas serviu também para enlamear Dilma no escândalo da Petrobras, mais do que ela merecia.
2. Aécio não conseguiu vencer a percepção de que o governo não vai mal.
3. A sensação de que o governo vai mal e pode desandar ainda não chegou às classes mais baixas e intermediária, que evoluíram nos 12 anos do PT.
4. A população releva denúncias de corrupção quando a economia vai bem, pelo menos no que lhe diz respeito.
5. Temas como má gestão e número exagerado de ministérios são abstrações que não chegam a essas classes e não retiram voto.
6. A militância petista comandada por Lula, em parte reticente com Dilma, fez diferença na reta final e deu os votos que Dilma precisava.
7. João Santana é bom, mas Lula, que a domina, é mais esperto.
Por que, entre outras coisas, Aécio também ganhou?
1. Para quem esperava apenas se sair bem e se projetar para 2018, considerando enfrentar o rolo compressor de uma candidatura de reeleição, saiu-se melhor que a encomenda. Impressionante que tenha apenas 3 milhões de votos a menos, não tendo um vice do nordeste para contrabalançar o peso da região.
2. Restaurou a imagem do Plano Real e da obra de FHC, mostrando uma lealdade que os paulistas Alckmin e Serra não tiveram nas eleições passadas.
3. Acabou com o discurso de que a metade do país que não vota no partido do governo é a direita do atraso e reacionário quem pensa diferente.
4. Restaurou o PSDB, ameaçado de extinção numa nova derrota, e assoma como líder nacional incontestável da oposição. Vai liderar uma bancada de peso e certamente barulhenta no Senado.
5. Se livrou de um tremendo abacaxi, espinhoso de protestos, na esteira das batalhas políticas, econômicas e judiciais por vir. Tudo o que Dilma não fará, ele não seria perdoado de não fazer.
6. Saiu bem maior do que entrou ao transformar em indignação e desejo de mudança as baixarias que sofreu.
7. Vair dormir em paz, ter tempo para a família linda que está criando e curtir o seu Rio de Janeiro, que continua lindo.
Deixe um comentário