O que aprender de escrever para vender com Vinícius Possebon e sua perfeita estratégica de marketing digital para conquistar 5 mil clientes online.
Em seis anos de 12 horas diárias de trabalho e vida de assalariado, o personal trainer gaúcho Vinícius Possebon conseguiu 150 alunos.
Em cinco meses na internet e algumas horas gastas na elaboração e divulgação de um ebook-vídeo de 60 páginas, atingiu mais de 5 mil clientes e R$ 1 milhão de faturamento.
Quando o preparador físico e comentarista da CBN, Márcio Atalla, insinuou algum charlatanismo no seu método, ele virou meio mundo para fazer chegar a ele um catatau resultado de oito anos pesquisas em mais de 1.400 artigos científicos que embasaram sua criação.
O que aconteceu entre uma coisa e outra?
Ele cumpriu à risca os passos do método de criação e promoção de produtos que vem dando uma sacudida no Marketing Digital de produtos online, a Fórmula de Lançamento.
Esteve em junho de 2012 na primeira versão do curso no Brasil, onde chegou sem saber diferenciar template de página de captura e exasperava o apresentador com perguntas sobre o que de fato era mesmo o tal de avatar, o nome que se dá nesse meio ao cliente alvo.
Pois ele saiu de lá e foi fazer tudo o que precisava ser feito, segundo o que manda o figurino do método:
1. Definiu tão bem como seu abdômen o seu avatar — no caso pessoas que não gostam de dieta, aparelhos e nem gastar tempo em academia.
2. Criou um produto que fizesse diferença na vida delas — o Queima de 48 Horas, para queimar calorias e secar a barriga em 60 dias, com apenas 20 minutos de exercício intenso em dias intercalados, com base em suas pesquisas.
3. Criou posicionamento e repercussão nas redes sociais, atrás da legião que detesta dieta, abomina exercícios físicos, passa longe de academia e não se permite tempo para cuidar do corpo.
4. Construiu uma lista de emails e relacionamento com essas pessoas. Transformou seguidores em fãs e fãs em clientes ou, na linguagem desse Marketing, leads em prospectos.
5. Gravou uma sequência de vídeos oferecendo uma boa dose gratuita de conselhos práticos, na medida certa para criar antecipação e expectativa.
6. Alinhavou a seqüência de exibição e envio de emails na medida certa e com todos os gatilhos mentais recomendados para criar tensão. Subiu seu produto para o site de vendas Hotmart e foi contar dinheiro.
Um roteiro de vídeo perfeito
O roteiro dos vídeos de lançamento, a principal estratégia do método, é um caso a parte. Uma perfeita peça de marketing ou carta de vendas, segundo o insuspeito líder da Fórmula de Lançamento no Brasil, Érico Rocha.
Com maestria, ele encadeou no tempo e na medida os seis gatilhos mentais que estão por trás da excitação que essas peças devem conter: relação de reciprocidade com os fãs, ideia de comunidade, espaço de conversa, promessa de antecipação, risco de escassez e, não necessariamente nessa ordem, prova social de sua competência no assunto.
>>> Veja no artigo Como escrever para vender com as armas da persuasão
Seu vídeo procura não deixar dúvidas sobre sua autoridade no assunto, para provar que não tirou seu sistema revolucionário de trás da orelha.
Nem deixar que seu produto caia na vala comum dos tratamentos milagrosos de que a internet está cheia. Uma penca de depoimentos de alunos bem sucedidos completa o argumento.
Ao escrevê-lo e produzi-lo sem espaço para questionamentos, tratava de preservar-se e a seu produto de serem esculhambados nas redes sociais.
Já milionário na palestra que deu em São Paulo, um ano depois, dentro do seminário Expert Milionário de criação e promoção de produtos online, ele contou a história para reforçar que não existe milagre nesse meio.
Sair-se bem com um produto na internet requer, antes de uma boa definição de público e um bom encadeamento de marketing de relacionamento, algo em que as pessoas confiem de alguém sobre a qual não restem dúvidas.