Comecei a perder a inocência em 1982, na mesma época em que aprendi que carnaval era época de tirar a máscara ostentada no decorrer do ano pelas convenções sociais.
As oposições reunidas em torno do PMDB contra o regime militar ganharam as eleições para os principais cargos, governos estaduais e Senado, e passei a ver pessoas amadas rasgando a fantasia, defendendo ou fazendo, depois de eleitas, tudo o que combatiam.
Desde então, eleição após eleição, escândalo após escândalo, decepção após decepção, fui curtindo o couro, calejando as costas, ficando um palhaço mais pragmático, mais cínico ou mais sábio.
Até aprender que governos não fazem o mal porque querem e nem oposições imprecam contra céus e terras por convicção. Ninguém aumenta impostos, faz reformas impopulares e compra deputados porque acha bonito e ninguém se opõe cegamente a tudo porque está montado na razão.
São seres humanos diante das circunstâncias, se debatendo para sobreviver no que acreditam quando estão do lado de cá do balcão ou pagando a conta da realidade quando do lado de lá. Rasgando a fantasia.
Claro que há aquele mínimo de dignidade que não se pode negociar, como dizia Santo Agostinho, mas nunca foi o determinante. Os inventores da democracia talvez o soubessem quando criaram esse sistema precário em que o equilíbrio se dá pelo confronto dos interesses, bons ou maus, e não pelas boas intenções.
A geração que acreditou no projeto petista de poder e elegeu Lula seu Deus está rasgando suas fantasias no seu último carnaval como outras tantas viveram através da história. O mundo é um obituário de casos de grandes líderes que chegaram lá prometendo o paraíso e produziram o inferno, no mínimo um purgatório. Ou fizeram o que é possível, e o possível é quase sempre decepcionante, muito menor do que as expectativas e as ilusões prometidas.
Pena que tenham descoberto tão tarde. Nesse negócio de decepção, quanto antes melhor. Nesse negócio de carnaval, quando antes saber que ele passa, melhor.
O país certamente teria amadurecido antes e não perdido tanto tempo experimentando o modelo petista se Lula tivesse vencido Collor em 1989. Como os que passaram os últimos 30 anos testando suas ilusões atrás dele estariam mais sábios e tolerantes a essa altura.
Dá dó ver gente de cabeça branca ainda batendo cabeça nas redes sociais defendendo um projeto que perdeu seu prazo de validade. Não acredito que sejam maus porque querem e nem bons por convicção. Têm a ignorância dos palhaços inocentes atarantados pelo salão e não tiveram, como eu, a sorte ou a sabedoria de se decepcionar a tempo.
Vão levar ainda tempo para cair na realidade, se não morrerem antes.
aloisio diz
Parem de polemizar entre pt e psdb, pois é isto que eles querem.Para min uma verdadeira demopcracia tem que haver alternancia de poder. O psdb saiu na hora certa e o \pt deveria ter feito o mesmo, pois sairia com glorias e ficaria apenas no mensalão e não surgiria o petrolão; Vamos mudar gente, pois qualquer partido que estiver no poder, procurará fazer certo no primeiro ano de poder.
Cristiano diz
Antonio Freitas voce deve viver no Pais Imaginario Criado pelo PT, serio. Esse pais de mentiras que o PT criou pra enganar Bobos iguais a voce.
Va conhecer a realidade do Brasil, a realidade das ruas da cidades vai conhecer, ao inves de viver nesse mundinho imaginario do PT. Voce sai as ruas, é pedinte, indigente, morador de rua, gente mexendo no lixo, mendigo, criança pedindo $$ nos sinais, prostituiçaõ, criminalidade batendo record. Essa e a realidade do Brasil, favelas e mais favelas que so aumentam diariamente, ali mesmo na BR, perto da Antonio Carlos, a cada dia que eu passo la tem um puxadinho novo. Vai la na praça 7, da ate nojo de passar ali, de tanto mendigo, coisa que nao existia nos anos 90. Passe em frente a rodoviaria, pra ver o tanto de gente dormindo ali embaixo, ou no barro preto perto do mercado velho, e mendigo e mais mendigo, sera que e essa a dignidade que o PT deu aos outros, transformar o Brasil em um pais de MENDIGOS.
A MAQUINA PUBLICA BRASILEIRA, ELA SO TRABALHAR A FAVOR DO PT, NAO E A TOA QUE ELES ROUBAM HA 13 ANOS. Ha Saude do Brasil esta FALIDA, falta ate medicos, falta tudo. PARE DE VIVER NESSE PAIS IMAGINARIO QUE O PT CRIOU E VAI VER A REALIDADE DO BRASIL.
Gente morrendo em hospitais, por falta de atendimento, tem criança que senta no chao da escola, por que nao tem cadeira, pra sentar na escola, mendigos e mais mendigos que so aumentam nas ruas, record de doenças como dengue, segurança falida, record de assassinatos, economia indo pro buraco a cada dia que passa.
Eu ate quero que o lula seja candidato em 2018, por que ele vai tomar uma surra muito bem tomada, a partir desse ano, eleiçao municipal essa corja chamada PT, vai começar a desaparecer desse PAÍS. Eu mesmo vou fazer campanha contra essa corja.
José Maria da Silva diz
Até descobrir que o pt não era apenas um partido político, mas uma ‘SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINAL”,
eu também acreditava na fábula do metalúrgico, estúpido, ignorante, burro mas muito esperto.
Mas foi só a operação Lava Jato puxar um fiozinho, que apareceram todas as maracutaias, toda a podridão dos que anunciavam aos quatro cantos que “não “robavam” e nem deixavam “robar.
Ainda existem muitos cabeças brancas ou idéias brancas, ié, vazias batendo cabeças para defender essa corja que não tem como se defender. São culpados até a raiz dos cabelos brancos ou das idéias vazias, inúteis, ultrapassadas …
Hélio diz
mais uma da série posts sem noção. ..que baboseira.
Ramiro Batista diz
Veja esse trecho, Vicente: “Até aprender que governos não fazem o mal porque querem e nem oposições imprecam contra céus e terras por convicção. Ninguém aumenta impostos, faz reformas impopulares e compra deputados porque acha bonito e ninguém se opõe cegamente a tudo porque está montado na razão.” Aécio está dentro de “oposições”, não?
Ramiro Batista diz
Perfeito, André. Vivemos outra década perdida, como a de 80, e regredimos pelo menos uns 20 anos. Dilma deve entregar o governo em 2018, se chegar lá, pior do que Lula pegou.
Ramiro Batista diz
Sim, Jonas. Regredimos uns 20 anos, no mínimo.
Ramiro Batista diz
Exatamente o que procurei dizer, Antônio. Governos são como pessoas, imperfeitos, e temos que aprender a entendê-los (o que chamo de decepcionar a tempo) para não morrer defendendo-os. Isso se chama maturidade. Espero que você venha a entender os defeitos deste governo como entendeu os dos “anos tucanos”.
Ramiro Batista diz
Obrigado pelo elogio, Silva.
Ramiro Batista diz
É da natureza da imprensa anunciar o fim do mundo para o dia seguinte, José Carlos. Obrigado pelo comentário.
Ramiro Batista diz
Procede, José Soares. Obrigado pelo comentário.
Ramiro Batista diz
A piada é ótima, Dani, mas meu esforço no texto foi mostrar que nenhum lado é melhor que o outro.
Dani Oliveira diz
Agora que descobriu que o PT é o único mal do mundo e deixou de ser palhaço, vai aguardar ansiosamente pelo coelhinho da Páscoa.
José Soares Junior diz
Vicente Barbosa diz em seu comentário que o PT não errou!
Como assim?Onde é que ele não entendeu?
O que é que ele tem feito sobretudo, nos últimos 13 anos?
Onde mora?A que mídias consulta?C.C?PHA é o seu oráculo?…
E aqui, e aproveitando a oportunidade que nos oferece, o comentarista Vicente, e, sobre a qual me apoio, gostaria de propor ao articulista, que levasse até seu editor-chefe, uma sugestão que tenho me esforçado por apresentar:-sugiro que os artigos que façam críticas ou observações às ações(ou, inações) do PT, venham acompanhadas de desenhos.Sim!De desenhos mesmo.E digo isso, pelo óbvio que a sugestão em si, já enseja, da à extrema dificuldade que os sinistros tem, de entender o óbvio!
José Carlos Fonseca diz
Desde que eu me entendo por “gente” tem sido essa tônica de crítica a governos no Brasil, desde Eurico Gaspar Dutra (PSD), Getúlio Vargas (PTB), Café Filho (PSP), JK (PSD), Jânio Quadros (PTN), João Goulart (PTB), Castelo Branco (ARENA), Costa e Silva (ARENA), a junta governativa provisória em 1939 (MILITAR), Garrastazu Médici (ARENA), Ernesto Geisel (ARENA), João Figueiredo (PDS), Tancredo Neves (PMDB), José Sarney (PMDB), Fernando Collor (PRN), Fernando Henrique Cardoso (PSDB)… eu pergunto… qual a unanimidade destes governos no Brasil…quem mais fez pelo povo brasileiro…alguém gostaria que se fosse possível algum destes presidentes retornasse ao poder…
Silva diz
Perfeito seu texto. Caiu a máscara do PT.
Antônio Freitas diz
Conforme o autor da postagem, “tive a sabedoria de me decepcionar a tempo”. Coitadinho, tão ingênuo! A tempo de que mesmo? O governo do PT alcançou avanços inimagináveis no país, foi muito bom por anos e agora passa, como todos, por um período de crise. Mas jamais acreditamos, os não sábios como apregoa o autor, que seria perfeito. Governos são como pessoas, imperfeitas. Tem as suas virtudes e os seus defeitos. O que os diferenciam são as ideias que defendem. O governo do PT merece aplausos e elogios por ter, pela primeira vez no Brasil, se dedicado a fazer justiça a milhões de esquecidos pelo Estado Brasileiro durante centenas de anos. Devolveu a fé, a dignidade e a esperança a quem nunca teve a máquina pública trabalhando a seu favor. Abriu oportunidades de acesso à cultura, à saúde e à educação a quem era tratado como indigente, provocou a ascensão social e econômica a milhões e deu a oportunidade de ter um lar a outros tantos. Os bons feitos foram muitos, os erros alguns, entre eles a velha e repudiada corrupção que grassou com força nos anos tucanos no poder. Agora ela aparece em abundância, não porque aumentou de tamanho, mas porque é combatida a ferro e fogo, com liberdade total aos órgãos responsáveis por combatê-la. Vivemos tempos outros em que figurões da política e bilionários vão em cana pelos seus crimes. Ainda falta imparcialidade da Justiça nas suas ações, lamentavelmente, mas estamos no caminho de um país melhor, culpa exclusiva do PT, de Lula e Dilma. Avante, meu Brasil! Lula 2018!
jonas diz
Estamos arruinados. Nós ,brasileiros tínhamos tudo pra hoje estar no melhor cenário de desenvolvimento .Sim , porque quando Lula assumiu o governo ,as contas públicas estavam sobre controle .Inflação embora alta ainda ,mas sobre controle. Havia entrada de capitais externo que garantiam o equilíbrio da economia. Através das privatizações o governo pode ter fôlego para realizar obras significativas , pena que todas super faturadas .Descobriu-se o pré-sal , aí pensou Lula que nunca haveria uma crise no setor.Teve o início das obras superfaturadas na Petrobras .Roubos bilionários. Dinheiro suficiente para que tivéssemos o melhor sistema de saúde ,as melhores estradas ,ferrovias etc.Mas não.O nosso Brasil ficou sucateado através de quadrilheiros comandados por um delinquente inconsequente ,que hoje se encontra encantilhado pela justiça .Pois ,para ficar na sombra de verdadeiros laranjais , apossou-se de vários imóveis ,às custas de dinheiro escusos,vindo de onde até agora só há suposições.
André Luiz O Silva diz
Em 2002 votei Lula no segundo turno, pois acreditei naquele momento que O PT finalmente tinha atingido a maturidade política , após a publicação da “Carta ao povo Brasileiro” , e deixado a narrativa maniqueísta e o confortável discurso demagógico de lado !
Não podia estar mais enganado e , ao que parece , essa gente está mais radical do que nunca, viciados que estão pelas benesses da máquina pública .
O PT com sua mistura de incompetência e corrupção , “justificados” por uma ideologia fracassada, conseguiu arruinar as contas públicas e colocar uma empresa como a Petrobrás de joelhos !
A grande conquista de nossa geração , obtida a duras penas, foi a estabilidade e a responsabilidade fiscal que são instrumentos fundamentais para a previsibilidade e a prosperidade econômica, mas ambas agora encontram-se seriamente ameaçadas.
Era só O PT ter continuado a fazer o dever de casa com probidade e responsabilidade, reformando o estado, desburocratizando e enxugando a máquina, mas quiseram reinventar a roda e, mais desastroso ainda, usando o que há de pior em se tratando de corporativismo, fisiologismo e cooptação.
Resultado, O PT hipotecou o futuro de mais uma geração inteira sob o risco de termos que começar tudo novamente do zero. É o Brasil girando em círculos , eternamente retornando p algum momento do passado e sem encontrar um ponto de escape para o futuro !!!
adilson ribeiro oliveira diz
As pessoas escrevem sem pontuação, sem coerencia ,sem gramática….eu custo a entender se elas estão concordando, negando, aquiescendo…enfim…..até isso o Brasil está perdendo……a balbúrdia é geral….
vicente barbosa diz
O PT não errou apenas fez o que todos os outros sempre fizeram e ainda fazem. Na sua visão o PROJETO aécio deve ser perfeito. Texto tendencioso. Quem acredita em aécio não é palhaço?
Marcos diz
É. VC sabe muito.
Carlos diz
O lulinha homem honesto, humilde, que gosta de um bom conforto coisa antagônica a sua imagem que se dizia contra os que roubavam o dinheiro público os militares a turma do Collor, o pessoal do PMDB sua imagem mascara caiu não no carnaval, te pergunto? o que você sabe sobre o projeto que tanto pregou hoje a a realidade é outra pais desempregados é você curtindo o seu projeto social BRahama como diz seus amigos empreiteiros .