“Escrita Criativa” era a prioridade. Imagem recente de sua última configuração, de maio de 2021.
Este site foi criado em 2010 para divulgar o meu livro de maior fôlego, O Presidente Vai Morrer.
Evoluiu de um blog de livre pensar sobre cultura, comportamento e política, para um espaço de reflexão teórica de fenômenos de comunicação e posteriormente para análises e técnicas de usá-la para conquistar e manter poder.
O que redundou, por inevitável, numa ênfase em técnicas de marketing digital que pudessem acelerar o compartilhamento de minhas duas maiores experiências: a comunicação política e a produção de textos jornalísticos e literários.
Na última reforma mais marcante, de agosto de 2020, ampliei a área de Escrita Criativa, até então relegada em favor dos textos de análise política que acabaram por inevitáveis no embate político que cindiu o país na última década.
Embora escrever bem para envolver, engajar e promover tivesse sido desde sempre a ferramenta principal de minhas atividades profissionais de comunicador, sobretudo no marketing político em que dediquei a maioria parte de minha carreira profissional.
De forma que o mapa do site está estruturado sobre o tripé que determinaram a minha formação, a evolução de meus propósitos e o que quero compartilhar como determinante para quem quer ser um bom comunicador.
Tão didáticos quanto possível, mas também analíticos, os quase 800 artigos produzidos nesse tempo vão distribuídos em:
- Comunicação — Análise da evolução dos meios de comunicação e técnicas de apresentação e performance pessoal, que dependam da comunicação oral e não verbal para criar conexão e engajamento.
- Marketing — Técnicas de uso das ferramentas tecnológicas e de mídia para obter resultados de audiência, respeito e prestígio, no caso de marketing político ou pessoal, e de vendas para quem quer ganhar dinheiro com o ofício de escrever.
- Escrita Criativa — Técnicas de escrever bem para obter resultados eficientes de convencimento, envolvimento e entretenimento, em artigos, livros, roteiros de TV e cinema.
O tripé pode pode ser traduzido também como um conjunto técnicas das três formas de comunicação humana: escrita, oral e visual.
Ou, para ser mais adequado às novas urgências dos tempos da internet, Marketing de Conteúdo, Marketing de Relacionamento e Marketing de Vendas.
Completa-o outro tripé, de leitura, na tese indiscutível de que é preciso ler bem para escrever bem. Abaixo da aba Escrita Criativa, os artigos relacionados ao dever e prazer de ler, destinados a refinar o olhar de escritor e marqueteiro, vão divididos em:
- Como ler — que diz respeito a resenhas de livros, séries e filmes do ponto de vista de qualidade de premissas, estruturas e roteiros.
- O que ler — sobre livros, séries e filmes imprescindíveis a quem se candidata a escrever, envolver e vender.
- Quem ler — de indicação de escritores, roteiristas e marqueteiros que são referência de qualidade pelas revoluções que fizeram com seus livros, séries ou filmes e campanhas de marketing.
Sou formado em Comunicação, Letras e Literatura. Nos últimos anos, quase que em todo o longo tempo de vida do site, fiz mais de uma dezena dos mais concorridos cursos de Marketing Digital.
Em mais de 35 anos de carreira, fui repórter, montei e editei jornais, trabalhei na assessoria de políticos, empresas e instituições, passei por publicidade, chefiei um departamento de imprensa, dirigi uma grande estrutura de comunicação pública com jornalismo, publicidade, relações públicas, cerimonial, rádio, TV, biblioteca e escola.
Também escrevi livros, tive dois filhos e estou devendo plantar uma árvore.
Não fiz dinheiro como escritor, mas posso assegurar que tudo o que conquistei na vida profissional, respeito, prestígio, promoções e, claro, bons resultados financeiros, veio da minha competência de escrever.
É o que procuro enfatizar nessa reforma. Embora, como quase tudo na minha vida, sobretudo profissional, não é definitiva.