Escritores, professores e jornalistas ensinam a pensar, consultores e gurus ensinam a fazer. Simples assim.
Escritores, professores e jornalistas ensinam a discutir os problemas e perspectivas do mercado imobiliário, por exemplo. Consultores e experts dão os cinco passos fundamentais para você comprar imóvel mais barato, no tempo e no lugar adequado. Se você economiza um bom dinheiro, não se importa de dar uma parte para ele.
Consultores e experts ensinam o que você vai precisar daqui a pouco. Escritores, professores e jornalistas, o que vai fazer diferença na sua vida daqui a anos.
A distinção fica melhor no livro O Mensageiro Milionário, do americano Brendon Burchard, que ficou milionário jovem ensinando as pessoas a se tornarem experts na sua Experts Academy, depois de uma experiência traumática que lhe deu outra vida e um livro de sucesso: A vida é um bilhete premiado.
A tese é que hoje qualquer pessoa pode desenvolver sua expertise e ganhar dinheiro planetariamente com as infindáveis facilidades colocadas à mão pela internet, que permitem a qualquer um criar audiência e interagir com ela, de dentro de casa:
– Como os tempos mudaram! Com alguns cliques no mouse, qualquer expert, em qualquer lugar do mundo, pode ter: um site e um blog (obrigado, WordPress), uma rede social (obrigado, Facebook), um canal de relações públicas (obrigado, novamente, Facebook, e seu primo com déficit de atenção, Twitter), transmissão televisiva para todas as regiões do mundo (obrigado, Youtube), um software embutido de gravação em todos os computadores (obrigado, Apple) e uma loja online para aceitar dinheiro (obrigado, PayPal, Google Checkout e Yahoo Small Business), para citar alguns.
Como todo bom consultor, ele dá os passos necessários para se virar expert de dentro de casa e exemplos práticos de como criar uma pequena máquina de arrecadação com um produto bem estruturado, que parte da escolha de um tópico em que se domine plenamente ou que se esteja disposto a buscar conhecimento para dominá-lo.
Não há mágica e, sim, trabalho duro, sinceridade de propósito e uma história pessoal que transmita credibilidade. O que vai fazer a diferença entre o professor ou jornalista que domina bem um assunto e o consultor/expert que vai ganhar com ele é a capacidade de engajar a audiência que a internet permite construir.
Quem se aventura tem uma longa e bela estrada pela frente, considerando o crescimento exponencial da internet e, lembra ele, e as muitas vagas de gurus abertas com a saída de cena dos poucos que restam, não mais que dois em cada área:
– Quem, na arena de desenvolvimento pessoal, será o próximo Tony Robbins? Quem será o próximo Wayne Dyer? O acontecerá quando Oprah se aposentar? Quem está na fila atrás de Deepak Chopra e Marianne Williamson em espiritualidade; David Bach, Davi Ramsey, Robert Kiyosaki e Suze Orman em finanças pessoais, John Gray e John Gottman em relacionamentos; Gary Hammel e Clayton Christensen em inovação, Seth Godin e Jay Conrand Levinson em marketing; Rich Warren e Joel Osteen em religião, John Maxwell e Warren Bennis em liderança, Brian Tracy e Jeffrey Gitomer em vendas; Andrew Weil e Mehmet Oz em saúde; e Dean Graziosi e Donalt Trump em imóveis?
Quem aí se aventura a começar a substituí-los?
David diz
Muito bom esse artigo. Visite http://ferramentasdigitais.com.
Abraço e Continue.
Ramiro Batista diz
Claro, claro, Alex. A admiração pelo seu trabalho sério é recíproca. Somos da geração em que o “porquê” é mais importante do que “o quê”. Mas acho que não ficaremos obsoletos.
Alex Moraes diz
Muito bom, Ramiro.
Excelente resenha, gosto de seus textos, que extrapolam o assunto-tema, para respaldar a ideia.
Penso que essa despreocupação com o “formato web” (raso e rápido), diferentemente do que pregam alguns, atrai e engaja.
Chamarei esse texto no Facebook da MarketingDigital.com.br, ok?
Continue.
Grande abraço,
Alex Moraes
lkfoury diz
Olá Ramiro
teste de comentário