Sete sinais que se depreendem das intenções das conversas de Lula gravadas pela Polícia Federal, tornadas públicas nesta quarta-feira pelo juiz Sérgio Moro:
- Lula sabia que estava sendo gravado e tentou influenciar em diversas instâncias para amenizar/dificultar investigações da PF e da Receita Federal em torno de seus negócios. Chegou a mandar recados para seus ouvintes secretos e disfarçar “certa naturalidade”, como escreve o juiz Moro.
- Quando não mandava recados duros — “Supremo acovardado, STF acovardado…” — procurava ser lacônico para evitar maiores comprometimentos. Dilma, possivelmente não se sabendo gravada, não teve o mesmo cuidado ao dizer que enviava o ato de posse para o “caso de necessidade”.
- Ele soube por antecedência que haveria operação da PF contra ele na segunda-feira, 7, e cogitou convocar deputados para estarem na hora em que fosse preso. A PF, percebendo o vazamento, antecipou a operação da condução coercitiva para a sexta, 4.
- Desde a semana passada, ele vinha articulando a nomeação para o Ministério, embora encenasse que não queria. Na segunda, à noite, já havia até decidido qual seria seu cargo, em conversa com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que lhe cederia o lugar: “Tomei seu cargo”, brincou.
- Sérgio Moro estava com a convicção de que ele recebeu o sítio de Atibaia como presente das construtoras Odebrecht e OAS e que operava para obstruir as investigações.
- A publicação extraordinária de uma edição do Diário Oficial na tarde desta quarta-feira e o envio a ele de uma cópia, para o “caso de necessidade”, capturado na conversa com Dilma, indicam que ambos tinham pressa de evitar uma prisão a qualquer momento. O Planalto justificou o envio para o caso de Lula não poder comparecer à posse nesta quinta-feira, mas a posse estava marcada para terça-feira, 22, e só foi antecipada depois de revelado o grampo.
- Embora tendo agido por elevado interesse público, Sérgio Moro deu publicidade aos áudios também com pressa, numa reação incomum a seus padrões de comedimento. Operou com raiva ou politicamente para interferir no processo de nomeação do novo ministro, que parece considerar sabotagem. Pela primeira vez, terá o constrangimento de dar melhores explicações ao fato de que a gravação desta conversa foi feita depois de ter autorizado a suspensão das interceptações.
A pressa para nomear uma pessoa errada — talvez certa em outro momento — na hora errada passou como insulto às multidões que foram às ruas no domingo e explica o recrudescimento da reação popular de ontem à noite, após a divulgação dos grampos.
Depois de ter se sentido traída pelo estelionato eleitoral de 2014, em que votou em um programa de governo e recebeu outro, a população não aceita esse tipo de parlamentarismo branco com um primeiro ministro que não foi eleito.
(Curioso que o mesmo governo que acusava a oposição de não respeitar o resultado das urnas e querer um terceiro turno tenha dado um golpe branco para colocar outro governante no seu lugar.)
A discussão jurídica sobre o comportamento de Moro ou se o STF é mais ou menos competente para julgar Lula é irrelevante do ponto de vista da opinião pública, a esta altura. Vale o conteúdo das conversas e elas fizeram um estrago suficiente para revelar o caráter do governo e influenciar o jogo político daqui pra frente.
A reação popular a partir delas tira muito das condições políticas do ex-presidente para assumir ou, assumindo, exercer o cargo. E se a situação se agravar na instalação da comissão que vai analisar o processo de impeachment, marcada para esta quinta-feira pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, como se espera que aconteça, elas se tornam quase insustentáveis.
Claudi diz
Pessoal, se o PSDB não tivesse vendido a Vale, hoje ela estaria com um rombo igual ou superior a Petrobras.
Eles Petistas, iam avançar nela também,e, roubariam todo o seu caixa, igual fizeram na Petrobrás.
Obrigado FHC, por ter privatizado a Vale!!!
O governo do PT não sabe administrar nada! Pelo que vi nesses anos de PT , eles são bons em administrar os otários que ainda voltam neles..
O mais engraçado desse partido ( Seita ) ,que falam do FHC ,…. que queria privatizar tudo, só que, eles estão entregando as rodovias, os aeroportos, e agora querem tb entregar a BR distribuidora.
Parece que estão querendo voltar a sala de aula e aprender, que o governo não pode ser dono de nada!
Quem tem que ditar as regras é o mercado. O dia que o governo ,,diminuir sua mão sobre o mercado,, tenho certeza que as coisas vão funcionar normalmente.
Agora com uma Anta dessa comandando ai não dá, né! Ela é muito incompetente, PQP, vai ser ruim de serviço assim lá no inferno>
Claudi diz
O PT, só falta agora, virar EI!!
Sabem muito bem fazer terror!!
A Anta, diz que em outro País, grampo do presidente da cadeia.Ela esquece, que roubalheira também em outro País da pena de morte. Você presidenta e seu mentor ( O chefe da Mafia) agradecem a Deus por estar no Brasil!!
Brasil paraíso dos bandidos!!
STF 85% Petista, naõ vai condenar ninguém. sabemos que a condenação do mensalão, foi uma encenação, pois todos os políticos já estão soltos, né Barroso, Teori, etc.
Quando os presos da lava jato, chegarem com seus recursos no STF, de cara vão comer uma Pizza!!
Congresso 90% de ladrões
Povo brasileiro, estamos mesmo condenados a viver nesse País de bandidos e, aprendermos a conviver com eles. Somos assaltados todos os dias pela turma lá de cima e pela turma daqui de baixo( Mão armada) .
Julio Cesar Araujo diz
Caso a Vale não fosse vendida estaria hj na mesma situação da Petrobrás ou não mais existiria porque quando estatal só gerava prejuízos se tivesse dado de graça ainda seria bom negócio. PT não é e nunca foi um partido sempre foi uma organização criminosa que hj está no poder sustentado por uma política comunista e apoiada por movimentos sem terra sem teto e sindicatos que são verdadeiros sangue sugas de nosso pais. Mesmo tirando a Dilma do poder o povo brasileiro não pode parar exigir uma reforma política o ideal seria uma reforma em todos os poderes,o povo não sabe a força que tem para fazer mudanças. Essas empresas envolvidas na lava jato são obrigadas a se corromperem ou vocês dão milhões de dólares para o PT e seus aliados ou não tem obra. Um pais e igual uma empresa, economia não tem segredo onde tira falta por isso hj o Brasil está literalmente quebrado por esse governo bandido e criminoso que está instalado em nosso pais.
Magno diz
Disse o colunista “A discussão jurídica sobre o comportamento de Moro ou se o STF é mais ou menos competente para julgar Lula é irrelevante, a essa altura…”. Caramba a que ponto chegamos: escutas feitas duas horas após a ordem de para-las e divulgadas no mesmo dia? E ninguém acha estranho? Não sou do Direito mas até onde sei as pessoas são inocentes até provem-se (em julgado) em contrário. Então pergunto: uma pessoa que nem sequer processada foi pode ter sua vida exposta na mídia por ordem de um Juíz? Se fosse algum de nós aceitaríamos? Até onde li os advogados de defesa foram do sr Lula foram também grampeados … ja pensaram nessa loucura? Você e seu advogado armam uma estratégia (seja qual for) de defesa e a parte da acusação já chega em um tribunal sabendo de tudo? O julgamento seria justo e imparcial? Prenda-se quem tiver que ser preso mas não passemos “os carros na frente dos bois”, não deixemos o Estado Democrático de Direito se tornar um Estado de Exceção … quem viveu o período ou minimamente estudou sobre as ditaduras brasileiras sabe e bem do que falo …
Sou corno não! diz
Pior cego é o que não quer ver! Pessoal do PT chega de ser corno manso!!!!! Vocês estão vendo a mulher de vocês na cama com outro e justificam que a mulher do vizinho também faz igual! Corrupção mais clara do que está na nossa frente é impossível! A presidente foi desmentida por um juiz, isso é fato provado.
Marcos Melão diz
Será que alguém aqui seria capaz de adivinhar porque estes petistas ainda tem coragem de defender tão encanecidamente o bandido mor?Algumas hipóteses prováveis:
1- Seriam eles meros sobreviventes sindicalistas?
2- Seriam funcionários públicos que dependem do pt para abocanharem suas mesadas?
3~Seriam donatários de alguma bolsa pt,tipo bolsa família,bolsa terrorista,bolsa crack,etc.?
4- Seriam apenas loucos?
5- Todas as hipótese anteriores.
Porque, nessa altura do campeonato, ainda terem a coragem de tentar defender aquele encostado de sindicato pretenso ministro, é algo muito estranho.
Alécio Pimenta Aquino Rêgo diz
CADÊ A IMPARCIALIDADE DO JUIZ? TÁ TUDO ERRADO: esse juiz é IMPEDIDO ou está sob SUSPEIÇÃO, pois pertence ao grupo do golpe. >A imparcialidade do juiz é um do pressupostos processuais do processo. As causas de impedimento e suspeição são elencadas respectivamente nos arts. 134 e 135 do CPC. >Conforme a LEI, os cidadãos têm um direito adquirido quanto à independência, autoridade e responsabilidade do juiz. É dever do magistrado declarar-se impedido ou suspeito, podendo alegar motivos de foro íntimo.
>> Se o juiz vai às manifestações contra a Presidente e contra o Lula não pode julgá-los.
>> Na real: os golpistas estão rasgando a Constituição Federal – não sabemos a consequência, mas boa é que não será!
Alécio Pimenta Aquino Rêgo diz
PSDB falando em coisa boa para o Brasil? Deram a VALE por 3bi enquanto seu valor era de 40bilhões. A Privataria Tucana movimentou 87,6 bilhões de reais e lesou os cofres públicos do Brasil de forma recorde. A taxa de juros do PSDB chegou a 45% enquanto hoje é de 14,5%.
Carlin de Venda Nova diz
Esse “colonista” ou é mal intencionado ou é irresponsável. Sinais que Lula sabia? Qual a prova que se tem contra ele para decretar prisão? Ele é réu em alguma ação? E mais ele indo para o Ministério ele vai ser investigado pelo Janot que não dá mole para o Governo.
Já havia aceitado ser ministro antes da gravação. O termo de posse sem a assinatura da Dilma não é válido, o que lhe valeria? E mais o próprio Sérgio Moro não viu qualquer irregularidade no áudio, que foi editado pela globo e grande mídia. Retirando partes pra levar a população a erro.
Alécio Pimenta Aquino Rêgo diz
DEIXEM O BRASIL EM PAZ. — — Vamos trabalhar, estudar e fazer o país prosperar, — — Chega de golpismo. Se acontecer golpe, grande parte da população vai dar o troco e derrubar os golpistas de hoje. E tem mais, a democracia vai pro brejo e em 2018 não haverá eleições. Vai haver guerra civil. Aécio, cale-se e saiba perder, apresente algum projeto de lei que seja bom p/ Minas Gerais e p/ o Brasil, chega, cara! Isso está indo longe demais. Olha a responsabilidade.
Alécio Pimenta Aquino Rêgo diz
>>> MANIFESTAÇÕES INSIGNIFICANTES <<>> No Brasil, com todo o exagero midiático da Globo e dos manifestantes, estão falando em 3,5 milhões de pessoas. >>> SABE O QUE ISSO SIGNIFICA? “NADA”. Ou seja, significa apenas e somente 1,73% da população brasileira. O Brasil tem 202 milhões de habitantes (IBGE-2015). De 202 milhões de pessoas, 198,5 milhões não aderiram ao golpe. ENTÃO: “NÃO VAI TER GOLPE”.
José Wilson Ferreira Rodrigues diz
Pena que todos, sobretudo os. Ministros do STF estão coniventes com a bandidagem do Palácio. Temos que estar atentos e na hora de votar. Mesmo assim já estamos cansados de sermos ludibriado.
Marcelo diz
O Brasil não foi sempre assim não. Quando o PT ganhou a primeira eleição presidencial, o FHC chamou Lula e comitiva para dentro do planalto para mostrar-lhes o que tinha sido feito, sugerir como deveriam continuar, etc. O Brasil estava, talvez pela primeira vez na histório, nos trilhos certos. Dai veio o crescimento observado no governo Lula, mas que na verdade foi estruturado no FHC. Mesmo assim, durante o governo Lula, o mundo crescia muito mais que o Brasil, até a Argentina (alí perdemos o bonde… era para estarmos muito melhor se os petralhas não estivessem pensando apenas em roubar).
Agora, investigar Aécio e outros que não estão no executivo, tá certo. Tem que meter o malho mesmo mas sejamos sensatos: quem tem que tirar imediatamente, investigar imediatamente e ser varrido imediatamente do poder é quem toma as decisões, as executa e a cada instante rouba mais, tenta jogar mais embaixo do tapete, tenta prejudicar as investigações, manipular políticos, etc. Tem que sumir com o PT para sempre. O gang miserável, que não tá nem ai pra desviar dinheiro nosso que poderia estar nos hospitais (falidos), escolas, segurança, etc.
SALMON NC diz
BANDIDO TEM Q IR PRA CADEIA , NÃO QUE RESOLVA OS PROBLEMAS , MAS O QUE ELES ESTÃO FAZENDO COM A POPULAÇÃO É HUMILHANTE, NOSSA SAÚDE QUE ERA RUIM FICA CADA ANO PIOR EDUCAÇÃO NO MESMO CAMINHO, FORA RATOS…. TURMA DE MENTIROSOS, MANIPULADORES.
Helinho De Muner diz
Infelizmente nosso país está falido, e me perdoem isso não é mérito apenas do PT, isso já vem acontecendo desde sempre, fosse quem fosse assumir o Governo em 2015 a bomba estouraria do mesmo jeito, seja na mão da Dilma, do Aécio ou do Eduardo Campos (esse deve agradecer a Deus por tê-lo levado logo o tirando dessa enrascada)… O que se vê neste momento são dois lados brigando para quem mama melhor na têta e o pais largado de lado…
Lewys diz
A vez do Aécio e companhia, chegará tambem. mas no momento, a pressa é limpar essa corja do poder.
itamar diz
Eu só acho estranho, que todos tinham que ser investigado, Lula, Dilma, Aecio Neves e FHC, pq está investigando uns e outros nao??? Pq o Aecio foi citado mais de 17 vezes e ninguem fez nada….pq o Lula vem sendo citado desde 2006 e só agora resolveu investigar ele?? Ainda tem muita treta aí??? Pq nos protesto de ontem quando passou no jornal nacional, só mostrou a região sul? Pq a globo nao cita Aecio neves?? a casa vai caí pra todo mundo!!
Leonardo diz
Que análise política mais superficial, baseada, como sempre no ouvi dizer. Quanta ingenuidade…
HUMBERTO ALVES GOBIRA diz
NO BRASIL NÃO TEM NENHUM BANDIDO DO QUILATE DE LULA. É UMA PENA QUE ELE NÃO ESTEJA PRESO E, INCOMUNICÁVEL.
LULA E SEUS COMPARSAS QUEBRARAM O BRASIL E AINDA TEM UMA MEIA DUZIA DE GATO PINGADO, QUE DEFENDE ESTE BANDIDO CORRUPTO.
Gerson diz
“QUANDO UM POBRE ROUBA VAI PRA CADEIA. QUANDO UM RICO ROUBA VIRA MINISTRO” (Lula-1988)
Se não estou enganado, isso está predito na Bíblia Sagrada:
“O que foi, isso é o que há de ser. E o que se fez, isso se tornará a fazer, de modo que nada há de novo debaixo do sol. Ecl 1;9 – versão JFA “
Gilney diz
“QUANDO UM POBRE ROUBA VAI PRA CADEIA. QUANDO UM RICO ROUBA VIRA MINISTRO” (Lula-1988)
Leonardo Borges diz
Não só soou. Foi um insulto!