O drama de Temer é desses grandes dramas e contradições do poder e do ato governar no Brasil.
Passei uma vida vendo prefeitos competentes sendo odiados quando chegavam querendo arrumar a casa — extinguir secretarias, demitir funcionários, aumentar taxas — ou fazer obras estruturais que ninguém vê, como redes de esgoto.
Só lá pelo fim do mandato, quando os conflitos se assentavam, davam algum aumento e investiam em obras visíveis, como asfalto, parques e praças, sentiam um pouco do gosto da aprovação popular.
Daí a tradição dos governantes brasileiros de fazerem todas as maldades no primeiro ano e irem dosando as bondades ao longo dos outros três. Velho como Maquiavel: o mal de uma vez só e o bem aos poucos.
O problema de Temer, com a mais baixa taxa de aprovação da galeria dos presidentes da República, é que seu tempo é curto demais. Só teve e possivelmente só terá tempo para fazer as maldades necessárias capitaneando uma força sobre o Congresso que poucos presidentes tiveram.
Vem fazendo desde a posse, como comprovam esse artigo a seguir, do final do ano passado, e a sinalização de arrumações que ajudaram a animar a economia, como a trabalhista, e ainda pretende tocar um cardápio amargo de reformas tributária, política e previdenciária.
>>> Dez reformas de Temer fecham ano com horizonte de bom senso
Até porque é a única obra que detém/deteve para garantir seu passaporte, namorando o apoio daquela faixa do PIB que manda e de onde espera que emane investimentos, boa vontade e repercussão de comunicação para o resto da população. Os 5% das pesquisas.
Só agora há pouco, tocado pela mosca roxa da rejeição e no desespero de se salvar da denúncia de corrupção que quase lhe mandou para casa, andou afrouxando a arrumação. Distribuiu algumas gracinhas para os deputados e caiu na tentação de manobras fiscais que fizeram a desgraça da presidente que ajudou a derrubar.
Sua grande obra, a julgar pelas redes-de-esgoto que toca debaixo do chão, seria uma situação de pleno emprego, consumo aquecido e indústria produzindo em alta escala, como nos melhores momentos de FHC e Lula.
Mas essa não é uma pracinha que se inaugure antes das eleições de outubro do ano que vem.
Seus esforços para criar uma agenda positiva, inaugurar a sua pracinha, virou um desfile meio constrangedor de banalidades, como fazer cerimônia de pompa para inaugurar obra pronta, formalizar assinaturas de convênios ou anunciar a transferência de recursos de ambulância para tratamento bucal.
Como aqueles velhos, bons e desesperados prefeitos do interior, que, sem uma praça para chamar de sua, inauguravam até torneira em véspera de eleição.
É o efeito colateral perverso da nossa República. Como fazer rede esgoto, enxugar órgãos desnecessários e demitir funcionários não dá voto, é preciso inaugurar torneira.
Mídia e Poder
Primor de cinema, bom cinema, a nova série da Globo Sob Pressão, de Jorge Furtado, o inesquecível diretor de Ilha das Flores.
Claramente inspirada na Plantão Médico (ER – Emergency Room) que projetou George Clooney, adaptada para a crua realidade do Brasil, acompanha um grupo de médicos e enfermeiros no dia a dia corrido de um hospital de periferia. Daqueles cortiços brasileiras que tem mais doente no corredor que nas enfermarias, também entulhadas, onde falta tudo e o médico tem que cortar um pedaço de mangueira de jardim para improvisar um dreno.
Ritmo de 24 Horas, com vários casos malucos se sobrepondo, como o do filho pequeno do traficante que engoliu uma bala de cocaína, e um elenco afiadíssimo sobre o qual trafega, paira e brilha o poder a excelente Marjorie Estiano
A série era pra ser do Júlio Andrade, mas ela empresta à sua doutora aquela tal espontaneidade misturada a um jeito intenso que torna a vida naquele fim de mundo pelo menos razoável.
Afonso Lemos diz
Até agora o que se aproveita dos comentários é apenas o do Augusto. Cético e crente jamais entrarão em acordo pois são extremistas e não aceitam argumento alheio. Este temer é um bandido travestido de presidente que aloca pessoas da pior espécie deste país. Cunha, Moreira Franco, Gedel, Jucá e mais uma patota não são dignos de tomar conta do dinheiro de uma nação. O presidente que recebe um empresário à meia noite e dorme em hotéis mundo afora pagando diárias de R$ 60.000,00 não tem crédito para governar ninguém, é puramente um zumbi, um falecido político. Dizer que ele faz as coisas de forma correta é no mínimo uma puta ignorância. Temos que ter homens sérios via voto de qualidade. Chega de pobre (de estudo) votar. Voto de qualidade em pessoas de qualidade consertariam esse país dos benefícios à elite, vide 60 dias de férias para nossos nobres da justiça, auxílio livro, jatinhos pra lá e pra cá e mais uma série infinita de ralos do nosso dinheiro. Nossa sociedade tem de fiscalizar nossos governantes., apenas isso, e votar em quem presta. Esquerda e direita para mim são apenas vias que tiram o foco, saem para os lados, não resolvem nada. Moral e ética são o que precisamos, o resto é consequência.
Augusto diz
O José Bento parece ser uma pessoa estudiosa de Ciência Política e, portanto, deve conhecer bem Montaigne e se lembrar de sua advertência segundo a qual “é impossível o diálogo com o cético e o crédulo porque ambos são radicais”. Continuando na descrição, ambos são pessoas exatamente iguais porque estão nas extremidades de uma linha imaginária que define a mentalidade humana, da credulidade ao ceticismo. Como os fatos e nem a história são lineares, as pontas se encontram completando o círculo (ciclo). Logo, Bento e o blogger são mais semelhantes do que gostariam de admitir, um se tornou desiludido e frustrado porque acreditou que a esquerda, na tão sonhada posição de governo, traria as soluções, o outro se ilude e semeia futuras frustrações ao defender, de modo espontâneo ou não, uma linha liberal que já demonstrou na história da França ser algo genocida. Ambos são radicais na defesa de uma dialética ultrapassada e fracassada, que imagina ser possível construir o Estado Democrático com oposições inconciliáveis, denominadas “direita x esquerda”, “coxinha xortadela” ou qualquer outra definição igualmente medíocre. A história e a ciência mostram que as mudanças efetivas acontecem quando grupos de homens dignos assumem o compromisso de mudança. Não vemos isso no país, desde Lila p que se faz é mero nostálgico. De uma lado os iludidos por um tio de igualdade que nunca existirá e do outro políticos velhos e velhavos, que anseiam pelo poder, como disse Franco, com a boca ressequida. Temers, Sarneys, Andradas, Neves, Suplicys, Barbalhos e outras famílias estão aí há décadas ou até mesmo séculos e suas contribuições relevantes para o país ainda estão por ser realizadas. José Bonifácio é o espelho do Brasil. Como disse um grande político “estudem a sua biografia e conhecerão a mente brasileira “.
esquerdismo é doença diz
“” Pra começar Lula não é assim, tão esquerdista, ele e o PT na verdade são as melhores opções que nós de esquerda temos para nos manifestarmos pelo menos na hora do voto””
agora , depois de tudo que aconteceu, ” ele nao é tao esquerdista assim” agora tem nível de esquerdice.
“”Você sequer conhece um esquerdista de fato””
o nosso país é lotado de esquerdistas, principalmente na politica, esse é um dos principais fatores do nosso país ser tão atrasado.
“” Mas é bom lembrar que um dos empresários mais ricos desse Brasil, se juntou a Lula e foi por idealismo também, além das vantagens que o sistema nojento de financiamento de campanha e mais que institucionalizado oferece””
a institucionalização da corrupção no governo que você defende foi a maior de toda historia mundial, nunca na historia da humanidade um governo teve tanta corrupção e desvio de dinheiro, a Petrobras, em 2009, era uma da maiores empresas do mundo, hoje ela esta na lama, graças a governos esquerdistas que você apoia
esquerdismo é doença
Luiz Bento diz
Pra começar, conversar e discutir com alguém que adota o codinome de “esquerdismo é doença”, fica difícil. Você é no mínimo um profissional de direita raivosa, contratado e remunerado para ficar aqui sistematicamente refutando argumentos de Petistas e esquerdistas. Pra começar Lula não é assim, tão esquerdista, ele e o PT na verdade são as melhores opções que nós de esquerda temos para nos manifestarmos pelo menos na hora do voto. Você sequer conhece um esquerdista de fato, porque um esquerdista radical, não faria acordos com ratos nem que fosse para viabilizar a governabilidade. Por isso, esquerdistas não chegam ao poder executivo, porque são radicais, não possuem o jogo da citura sugerido pela politica suja e nojenta que impera nesse Pais. O PT, teve que se juntar a ratos do poder que dominam o congresso e o senado, para poder viabilizar projetos sociais e que foram votados e comprados com dinheiro de caixa 2, incluindo o do vice jose de Alencar, mineiro intocável até agora, não se sabe porque morreu, ou poruqe era um empresário de muito força e prestigio. Mas é bom lembrar que um dos empresários mais ricos desse Brasil, se juntou a Lula e foi por idealismo também, além das vantagens que o sistema nojento de financiamento de campanha e mais que institucionalizado oferece. Pra discutir comigo, meu caro SEM NOME, tem que ter conhecimento e sair do anonimato. Quem é você identifique-se se tem coragem ? Ou seria você um bosta sem nome, alfabetizado falando besteira ?
esquerdismo é doença diz
o sujeito diz fala que esquerdismo não é doença mas em seguida diz ” Doença é defender um Estado, um sistema econômico que permita um sujeito com Joesley Batista e tantos outros se enriqueçam simplesmente com informações privilegiadas”
em 2007, o governo lula, que é de esquerda, criou o fi fgts, tirou dinheiro do trabalhador para financiar empresas como a de joesley, que cresceu 10 vezes de 2007 pra ca.
não vale a pena dar atenção a esse tipo de gente, porque esquerdismo é doença
Luiz Bento diz
Loucura, um cara como eu, conhecedor da historia desse imenso Brasil, desde o primeiro golpe de 64, lutando pra sobreviver honestamente e isso eu consegui, ver e ler tanta asneira, defendendo um governo golpista como esse instalado no Brasil. O entreguismo escancarado é muito pior que na época de 64, porque os militares naquele tempo, pelo menos, reconheço, apesar de se meterem numa enrascada, depondo um governo legitimo e ferindo a constituição e praticando uma violência cruel, matando pessoas que lutavam pela democracia, tinham alguns códigos de ética bem superiores aos dos golpistas de agora.. Agora, Jesus está no comando, a bancada evangélica criou no Brasil uma situação extremamente constrangedora. Vergonha, vergonha, vergonha,
Rodrigo Dias da Silva diz
Faz o que é preciso ???
acho que estou ficando louco mesmo !!!
Rodrigo Dias da Silva diz
Gostaria de saber o que de certo esse cidadão tem feito .
Luiz Bento diz
Esquerdismo não é doença. Esquerdismo é a luta contra a prepotência e a arrogância dos frequentados de Daslu, dos pregadores de Jesus, ladroes assaltantes. Doença é colocar tropa na rua de pivetes para matar motoristas e roubar seus veículos. Os receptadores a policia sabe quais e quem são eles e não os prende. Doença é corromper o poder publico, fazendo lobie e comprando deputados e senadores para votar leis que beneficie grandes corporações nacionais e internacionais e delas receber propina. Doença é defender um Estado, um sistema econômico que permita um sujeito com Joesley Batista e tantos outros se enriqueçam simplesmente com informações privilegiadas, como é o caso desse idiota e esperto picareta Goiano, que é o ministro da Fazenda. Doença é o caso do Maluf o maior corrupto de todos os tempos, estar livre e solto e exercendo o cargo de senador.
Luiz Bento diz
Se você é um ignorante politico, não entre aqui pra falar bobagem, ou pelos cotovelos. O cara entra e nem sabe falar sobre Brasil e vem vomitando asneiras sobre Venezuela, Cuba, e essas bobagens antigas de comunista comendo criancinhas. rssss. Coisa mais boba e antiga e já virou piada. É so avistar um coxinha na rua e a gente já começa a rir, porque eles tem a audácia a coragem de desmerecer toda ideia de coletivismo, de cooperativismo. Eles adoram o “empreendedorismo”, como se evoluir e ter ideias inteligentes, fosse privilegio de quem tem o capital para se estabelecer e movimentar um negocio lucrativo. São filhinhos de papai, criados e grudados na rede Globo, assistindo os gestos irônicos e sarcásticos de jornalistas no estilo Jaboriano, com frases prontas e criados em berço de ouro, estudando em faculdades particulares, sequer sabem o que é se alimentar de um prato de mingau de couve, sem couve. Nunca ouviram um caminhão passar pelo barraco deles, na beira de uma estrada, na roça, as 4 da manha, carregando escravos cortadores de cana e não sabem o que é levantar as 5 da manhã para andar de ônibus lotados nas grandes capitais, pra chegar no emprego as 7 e ser xingando pelo capataz e perder o domingo remunerado porque atrazou um minuto documento no maldito cartão de ponto. Esse é o sistema de desenvolvimento cruel que muitos defendem aqui, porque não viveram isso, não sabem exatamente o que é ser pobre e miserável.
esquerdismo é doença diz
pra quem fala ”golpista” , leia os artigos 77 e 79 da constituição.
Luiz Bento diz
Sem falar que a manchete, o titulo do artigo do nobre articulista, visivelmente favorável ao golpe de Estado, é bem tendenciosa. rssss. Parece que para alguns que opinam aqui, o termo democracia, traduza-se por vontade popular, não significa nada pra eles. Se fizermos a vontade deles, o mundo não conserta nunca e vai ficar sempre nas mãos de quem tem o poder. Mesmo na plena ignorância, mesmo no pleno analfabetismo, mesmo na simplicidade absoluta de nosso povo, deixe, permita, que a vontade popular nas urnas seja soberana. Afinal, já dizia o Anatoile em seu livro o Pequeno Principe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” Chamem Lula e Dilma de populistas, mas essa é a verdade, eles cativaram o povo Brasileiro, aquele povo pobre e simples. Eu pago como pequeno empresário, no máximo 3 a 4 mil reais de impostos mês, e não tenho nada contra meu dinheiro (que afinal depois de transformado em imposto, não é meu mais) vá pras mãos de pessoas humildes e necessitadas, muito melhor que ve-las desesperadas em sinais de transito, pedindo esmolas ou assaltando a gente. Se vivemos um sistema econômico cruel, o capitalismo, que pelo menos façamos algo para minorar sofrimento das camadas mais pobres.
Luiz Bento diz
Paulo Melo, você escreveu aqui que o povo só faz cagada. Qual o representante da Direita no Brasil, que mesmo imitando e fazendo o discurso da esquerda, num fingimento incrível, numa cara de pau de fazer rir, que pode convencer essa massa? Vocês não tem ninguém, todos são corruptos, todos velhas raposas da antiga UDN, Arena, DEM, safados, e todos com dinheiro em contas de bancos na Suíça. Arranje alguém que presta para ser oponente de Lula, porque Bolsonaro, ou Bolsobosta, não é pareo. Tenho dito.
Luiz Bento diz
Ele faz o que é conveniente para o grupo dele. Defende interesses econômicos da elite dominante e tirou da presidência uma pessoa legitimamente eleita pelo povo. Os “desvios” de caixa de Dilma, na verdade eram recursos que eles usavam pra defender seus interesses pessoais e suas corrupções. Dilma distribuía esse dinheiro no varejo e provocou a fúria deles. Eles queriam e conseguiram o dinheiro todo para eles.
Paulo Melo diz
O povo não sabe votar, não tem discernimento. Querem reeleger gente COMPROVADAMENTE corrupta em 2018. Basta olhar as pesquisas. Infelizmente tudo indica que em 2018 vem mais cagada nas urnas.
Em 2014 colocaram Dilma presidente, com Temer como vice. Todo mundo sabia que Temer era do PMDB (pensando bem, é possível que não sabiam).
Uma nação que discute seriamente somente assuntos relacionados a futebol.
Estamos perdidos!
Sérgio Avelino Mota Nobre diz
Agora a ética virou commoditie para se negociar em bolsas de valores?
Fundamento de uma sociedade, seja ela de qual dimensão for, é a honestidade que é certificada pela transparência nos atos e contratos. A não ser que estejamos redigindo contrato para sociedade de ladrões,. Neste caso a Ética acompanha a pratica do grupo acordado.
A sociedade brasileira pauta pesos diferentes para o trabalho… trabalhadores inteligentes podem o que querem e trabalhadores limitados recebem o que for possível ou pertinente às suas limitações. Não entendo isso como sociedade.
Este senhor que ocupa esta função expressa uma escoria da inteligencia deste pais…. sinto muito mas prefiro a honestidade à esperteza!
valdir diz
Voltamos ao velho costume: ele rouba mas faz. E vamos que vamos. Fica Temer. Coitado do Maquiavel, porque não sabia ele que num futuro distante e tão diferente daquela vida e ambiente ainda seria mote para muitos jornalistas, que não são especialistas em nada, e também para os tais especialistas, que de dentro de seus gabinetes climatizados têm a exata compreensão de tudo, e sabem o que é o melhor para o ignorante povão, real destinatário do bem ou do mal. Portanto, povão, não leiam a vida, esta que nada ensina, optem pela realidade escrita por ditos escribas. Afinal eles são próximos dos poderosos mandatários. E vida que segue.
Jota Meithernau diz
Eu estou entre os 5% que apoiam, porque os mais necessitados, os mais pobres vão ter empregos e não esmolas, porque o Brasil vai ficar mais parecido com o Canadá do que com a Venezuela, porque não quero que esses que governaram o Brasil e o deixou nesse estado calamitoso voltem um dia. Que eles se contentem com o que já conseguiram “ganhar” ao longo desses 13 anos.
Jota Meithernau diz
O Temer não é exemplo de pessoa honesta, mas está fazendo o que é preciso para colocar o
Brasil novamente no lugar que merece, entre as grandes potências mundiais. O que atrapalha são esses partidos que governaram e afundaram o Brasil por 13 anos seguidos e não querem largar a teta.
Se deixarem o Brasil vai sair desse atoleiro. Quando terminar o mandato, o Temer deve responder pelos seus atos.
Denise diz
as definições de “FAZER O QUE É PRECISO” foram atualizadas. Os menos de 5% que ainda apoiam esse golpista traidor são justamente a fatia da população que será beneficiada por essas medidas excludentes.
Observador do Norte diz
Mesmo aparentemente “prejudicado” por muitas das medidas tomadas até agora por Temer, estou entre os 5% por cento que o apoiam. Digo isso porque a maioria das pessoas só vêem o que possa lhes beneficiar no curto prazo, não pensam a longo prazo, em um futuro que certamente chegará. Por exemplo, a reforma da previdência é crucial para o país não se tornar insolvente, e aí não terá como pagar nenhuma aposentadoria. Essa reforma, nos moldes propostos, atingirá pessoas da minha família, mas entendo que a mesma é necessária para o país equilibrar suas finanças. Sem finanças equilibrada, será o caos…
José A. S. Neto diz
NÃO PRECISA ? ? ? ?
1- De Universidades com recursos ?
2- De aumentatr numero de vagas em universidades :
3 _ De expandir univeraidades para o interior ?
4 – De proteção social ?
5 – De proteção jurídica aos menos favoreciudos ?
7 – Garantir alimentos para os famintos ?
José A. S. Neto diz
P-R-E-C-I-S-O ? ? ? ?
1 – Preciso doar o patrimônio nacional ?
2 – Preciso gastar todo recu8rsop para COMPRAR PROSTITUTOS ?
3 – pRECISO ENCHER O rabo da imprensa com propagaNDAS ?