Já se disse que, nas redes sociais, o que repercute é desgraça ou alegria. A pior notícia do dia ou a foto do filho. Que não haveria espaço para nada útil.
Mas o que funciona para turbinar a repercussão dos posts no Facebook? A notícia de que a rede só entrega seus posts a 2,5% de de seus amigos ou seguidores acendeu a luz vermelha para todos os que utilizam a rede para se divertir ou fazer negócios.
Está todo mundo procurando uma forma de driblar o algoritmo infernal, que cruza a qualidade do que é produzido com a afinidade de quem compartilha, para tirar maior proveito de seu marketing pessoal e seu esforço de comunicação.
Do que se ouve ou se lê de marqueteiros digitais e sites especializados em comportamento e análise de tráfego, pode-se resumir em cinco as estratégias que funcionam na elaboração dos posts para enganar o algoritmo e obter mais engajamento, sem gastar:
1. Textos curtos ou frases, aforismos, tiradas filosóficas, de não mais que cinco linhas, sempre ilustrados com fotos (preferencialmente de rostos), gráficos, ilustrações ou links.
2. Postar em intervalos maiores, à média de três a quatro vezes ao dia, para evitar saturação, valorizar a presença e dar tempo para que a ideia decante, se expanda, multiplique.
3. Variar o formato, revezando entre fotos, links, gráficos, textos ou frases ilustradas.
4. Curtir, compartilhar e responder comentários de amigos e seguidores, para que se sintam valorizados e dêem contrapartida.
5. Aproveitar os horários de maior frequencia dos usuários, utilizando-se as variadas pesquisas e métricas disponíveis, inclusive nas fanpages. Embora o aumento do acesso por tablets e celulares, todo o tempo, tenha tornado irrevelante a variação de acessos. Ver essa matéria esclarecedora do Scup Ideias.
No fim, o que continua fazendo diferença, como em tudo na internet, é a qualidade e o interesse do conteúdo. Informações que tenham impacto direto na vida do internauta, que agregue valor à sua carreira, sua percepção de conquista de poder, pessoal ou profissional. Ou que divirta de forma inteligente que gere aprendizado.
Não à toa, as páginas de maior número de engajamento são as que oferecem informações sobre carreira, moda, saúde, dinheiro ou autoajuda. Meu próximo artigo vai tratar das mais acessadas nos rankings nacional e internacional.
Daí que quem estiver interessado em bombar na internet, sem ser postando fotos de desgraças ou da família, crianças e cachorros, deve procurar um nicho para o qual tenha algo a dizer.
A consistência e a qualidade de informações relevantes, que ajude o outro a crescer em sua área de atuação, é que vai mantê-lo antenado em seu nome quando ele piscar no feed.
Deixe um comentário