Os temas mais pesquisados no Google, no Brasil, em 2014, transpiram os três elementos que movem o mundo – Dinheiro, Sucesso e Prazer.
O que a Copa, as Eleições, o BBB14, The Voice, os casamentos de celebridades, os aplicativos como WhatsApp/Instagram e o Enem, o Sisu e o Pro-Uni têm em comum?
Temas mais pesquisados no Google, no Brasil, em 2014, eles transpiram no espelho moderno da internet os três elementos que movem o mundo desde sempre – Dinheiro, Sucesso e Prazer.
Uma mente não menos doentia como a minha, envolvida no fetiche das listas publicadas no site de belas imagens da máquina de pesquisa mais infernal jamais inventada, perceberá por trás das escolhas aquele apelo de disputa, conquista e superação.
Seja na torcida ou na inveja pelos que vencem, seja torcida ou no sofrimento sincero pelos que perdem, caem ou morrem.
Já se sabe que para fazer sucesso na internet é necessário criar um produto ou serviço que atenda a uma das três necessidades imediatas do homem/mulher modernos: dinheiro, saúde e relacionamento. E também já se disse que o caminho para fazer sucesso nas redes sociais é postar algo relacionado a fantasia (crianças, animais, aniversários) ou desgraça (tragédias, mortes, fofocas).
O que acaba dando no mesmo.
Ter umas ou evitar outras continua relacionado com o mesmo instinto de sobrevivência que o dinheiro, o sucesso, o prazer e o poder deles derivados resolve.
Não à toa que como ganhar dinheiro e perder a barriga encabeçam a lista dos itens mais pesquisados para se saber como fazer alguma coisa. E também não deve ser por acaso que, entre os desejos mais pesquisados nesse item, está como tirar passaporte, como calcular porcentagem e… como beijar bem.
Outras listas, não tão óbvias em seus desejos, camuflam:
1. Saúde – Como tirar a barriga, como fazer arroz, ou panqueca ou omelete.
2. Relacionamento – Facebook Messenger, WatsApp, Instagram, Iphone 6.
3. Tragédias – Ebola, sumiço do avião da Malásia, perdas de ídolos como Robin Williams e Philipe Symour Hoffman, Eduardo Campos, José Wilker, Jair Rodrigues,
4. Alegrias e superação – Filmes de fantasia – Anabelle, Frozen, Malévola, Divergente, Rio2 – datas comemorativas como Dia do Amigo, Dia do Professor, Dia do Irmão.
5. Fetiche – Celebridades como Anitta, Viviane Araújo ou Dani Calabresa, casamento de Júnior Lima, George Clooney ou Angelina Jolie.
Coisa de uma mente doentia como a minha? Talvez.
Mas é também sintomático que haja uma lista de por quê? E nela, talvez, todos nós que fomos ao Google em 2014 estivéssemos buscando uma resposta para os grandes por quês de nossa existência: para que servimos, onde estamos, para onde vamos?
Pela ordem, os por quês mais procurados no ano: por que sonhamos, soluçamos, bocejamos, espirramos, choramos, engordamos, comemos, dormimos, arrotamos, respiramos.
Ou não, como diria Caetano.
Sei lá. Talvez estivéssemos apenas com sono e dor de barriga.
>>> Leia também: Sete dicas básicas de SEO para escrever para o Google
Deixe um comentário