Você já aprendeu aqui três fórmulas simples de estruturar o texto para construir uma boa argumentação ou contar uma história, ou as duas coisas, independente do tamanho.
- O método clássico de introdução, desenvolvimento e conclusão.
- O da pirâmide invertida.
- O da jornada do herói.
Está no artigo: Uma fórmula simples de estruturar o melhor texto para contar sua história
Mas e o livro digital, com recursos de marketing, para vender?
Como todo texto criativo para encantar e convencer, ele faz uso das três de forma estratégica, mas com características bem específicas.
Porque, antes de mais nada, ele tem um sentido de urgência para atrair o cliente potencial para dentro do texto e, logo em seguida, imediatamente, se conectar com suas necessidades e desejos.
É o princípio da carta de vendas, do copy, que envolve o leitor da atração à chamada para a ação, depois de uma longa conversa.
Esse sentido de urgência, essa linha de argumentação e o fim de certa forma moral sugerindo uma mudança de vida, muda tudo o que você já sabia sobre escrever textos literários.
Porque o objetivo aqui é bem outro. E é o que vem praticando os produtores de conteúdo mais bem sucedidos, com base nas estratégias de marketing digital mais eficientes.
Segundo essas estratégias, um bem estruturado livro digital deve, pela ordem:
- Atrair a atenção do potencial cliente com a promessa de satisfação de uma necessidade imediata dele.
- Mostrar que conhece os seus problemas, suas dores e seus desejos.
- Contar sua história, como alguém que passou pela mesma experiência e como a enfrentou.
- Provar que, com base na sua experiência, existe uma solução para enfrentar essas demandas.
- Explanar de forma didática a solução, especificar, explanar, expandir.
- Dar exemplos, estatísticas, gráficos, de pessoas como você e como seu cliente que foram bem sucedidas.
- Abordar os resultados e as vantagens promissoras em relação ao baixo custo de tentar.
- Dar uma garantia sobre o ganho com a jornada do aprendizado, mesmo que os objetivos não sejam alcançados em curto prazo.
- Uma chamada à ação para mudança de vida com base no que foi exposto.
- Um resumo geral que encapsule problema e solução, fortaleça a proposta e reforce o chamado à mudança.
Esse é meu resumo para livro digital, que trato no artigo Os 12 passos do copy para convencer qualquer um de qualquer coisa.
Respeitadas essas premissas, você pode construir seu livro digital em forma de um romance de auto ajuda, como fizeram os mais bem sucedidos deles, que fizeram a cabeça de muito marqueteiro digital:
- Brendon Burchard, em O Mensageiro Milionário
- Jon Acuff, em Start
- Timothy Ferris, em Trabalhe 4 Horas por Semana
Veja que eles fizeram tudo isso, com destaque para o recurso irresistível da jornada do herói. Todos os três partem de experiências traumáticas para contar como enfrentaram suas dores e venceram.
Ou estruturar como um material didático mesmo, de passos definidos, desde que se respeite a ordem.
Você pode adotar o modelo mais simples e mais clássico de cinco blocos, ou capítulos, que trato em Como estruturar o melhor texto, com base em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Respeitando a ordem, você:
- Faça uma introdução que apresente o problema, mostre o quando você o conhece e conte sua história como exemplo.
- Mostre que existe uma solução e pessoas que enfrentaram o mesmo problema.
- Dê exemplos de solução.
- Ensine como fazer, como chegar a ela.
- Conclua, resumindo tudo e chamando para a ação.
Exemplificando, para o caso de você for professor de línguas que quer vender um método descomplicado de destravar a fluência:
- Diga na introdução como não dominar uma segunda língua é um entrave para o crescimento de qualquer pessoa, o quanto isso foi traumático na sua vida e com que método você o enfrentou.
- Mostre quantas soluções já foram tentadas no mundo para apressar o aprendizado de uma língua e qual a que de fato acabou apresentando os melhores resultados e no melhor custo benefício.
- Liste o maior número possível de exemplos de pessoas ou escolas que adotaram o método com êxito.
- Faça aqui o manual, em tópicos de preferência. Ilustre, exemplifique, ponha links e vídeos. Se quiser transformar o livro em aulas, há muita ferramenta para isso, dentro, inclusive da própria Hotmart, de que falei no artigo Quais as três táticas do livro digital que vai vender.
- Conclua, resuma tudo e chame para a ação.
Uma possibilidade ainda mais descomplicada. Estruture na forma mais esquemática possível, na linha 10 passos (ou 15, ou 20) para resolver o problema, em três blocos clássicos:
- Apresentação do problema, com seu conhecimento e sua experiência dele.
- Desenvolvimento, com os 10 (ou 15, ou 20) passos.
- Conclusão, com resumo geral e chamada à ação.
Veja que dá para fazer uma boa mistura e aprofundar em um dos modelos. Importante é ter consistência, uma boa solução, um potencial cliente bem pesquisado e um esforço de conexão com ele.
Tarefa bem ao alcance de um bom escritor.
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