Em seu pronunciamento para esquentar a militância, assim que voltou à sede do PT depois do depoimento à PF, na sexta-feira, Lula fez algumas provocações à Rede Globo, a começar por estranhar a ausência do microfone e de outros sinais da emissora logo no início.
Avesso a intimidades com a imprensa, mas inteligente o suficiente para entender como funciona esse meio com que se relaciona há 40 anos de vida pública, deveria saber muito bem que a mais eficiente das empresas jornalísticas do país não estaria fora de uma cobertura dessas.
Resta então que ele deveria estar trabalhando com três objetivos que são recorrentes em seus discursos:
- Eleger um inimigo que dê coerência a seu discurso de perseguido. Na falta da Globo, sempre recorre às elites.
- Desviar em direção a um inimigo plausível o foco das denúncias contra ele.
- Definir um novo campo de batalha onde a luta política possa mascarar ou substituir o que de fato se trata: a luta jurídica.
A cena lembra bem aquela em que ele, na porta da Petrobras, há dois anos, sugeriu que o amigo e coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, não vacilaria em colocar o seu exército nas ruas em defesa da empresa.
Era um tipo de senha que de fato desencadeou uma onda de protestos do MST logo em seguida, como ontem levou militantes para a porta da Globo.
E por que a Globo?
A emissora foi eleita o leviatã da maldade da classe esclarecida, no início dos anos 80, por, pela ordem:
- monopolizar a audiência e padronizar comportamentos,
- ter tido um papel ostensivo de defesa do regime militar contra o movimento por eleições diretas e, depois, maior dos pecados,
- ter editado o debate final do Jornal Nacional, nas vésperas das eleições de 1989, de forma a massacrar Lula perante Collor.
Mais ainda determinante foi a campanha que lhe moveu o governador Leonel Brizola, depois de denunciar o conluio da emissora com um sistema de informática claramente vinculado a suspeitas de fraude na contagem dos votos, em favor de seu adversário nas eleições de 1982.
Tão ou mais competente que Lula para eleger inimigos, fez da Globo o cabo de guerra com que mascarava todos os problemas do seu governo.
Tendo tido influência ou não no resultado das urnas contra Brizola em 1982 ou contra Lula em 1989, a emissora se estabeleceu no imaginário de certa esquerda estudantil, como bons reflexos na esquerda esclarecida, como parcial e refém das elites perversas contra o povo.
De lá para cá, com o afastamento do patriarca Roberto Marinho de sua direção e a demissão do mais político de seus diretores de Jornalismo, Alberico de Souza Cruz, fez sua autocrítica do período e profissionalizou o seu jornalismo. De forma que, embora as naturais limitações da função, não pode ser considerado mais ou menos parcial que outros.
É possível que Lula e seus defensores encontrem tanto ou mais motivos para protestos na cobertura nos jornais da Band, da Record e do SBT, menos por má fé do que pelas deficiências inerentes à pressa de informar.
Mas elas não são nem de longe a janela onipresente do Jornal Nacional, por onde flui a realidade editada do país que seus fiéis gostariam de ver de outro modo. E nem têm o charme do grande inimigo a combater.
Que graça teria Lula perguntar por qualquer outro microfone que não esse?
Flávia diz
A Globo, de fato, “profissionalizou o seu jornalismo”? A afirmação seria cômica, se não fosse trágica…
Pobre Plebeu diz
Não sou terrorista. Nem sou coxinha.Sou um trabalhador comum, que paga impostos, mas que, milionário que sou com menos de três salários mínimos, não consegue sequer o direito ao FIES. Que não é bolsa. É financiamento! E que teme manifestações que beiram às de seitas radicais, para se defender alguém no poder. Se tem argumentos convincentes, apresente-os. Se não, o melhor é nos recolher à nossa insignificância e nos calar. É triste perceber como uma pessoa, apenas, pode ser mais importante do que meu município, meu estado e, pior, meu país. O momento é de todos, absolutamente todos, cobrarem apurações rigorosíssimas. Para quem quer que seja, ainda que tenhamos, para isso, que retroceder 5, 13, 20 ou 50 anos. Punição a todos, indistintamente. E meu Brasil, sempre, em primeiro lugar!
CRISTIANO SOARES DIAS diz
MARCOS QUAL O SEU EMPREGO? QUEM TEM QUE ESTUDAR É VC! PRINCIPALMENTE HISTORIA, TODOS SABEM , PELO MENOS OS INSTRUÍDOS QUE O PAÍS MELHOROU COM O GOVERNO DO PT, SE ESTÁ MAL É EM RELAÇÃO AOS TREZE ANOS ANTERIORES DENTRO DO GOVERNO DO PRÓPRIO PT, E NESSE PERÍODO O MUNDO JÁ PASSOU POR DUAS CRISES , NÓS ESTAMOS NA PRIMEIRA .NÃO PIOROU AINDA PRA CHEGAR NO NÍVEL DE MISÉRIA E FOME DA ÉPOCA DE FHC, O BRASILEIRO TEM CASA PROPRIA , ESTUDA , TEM VEÍCULO , NÃO PASSA FOME, E O PAÍS NÃO PRECISA DO DINHEIRO DO FMI PARA NÃO QUEBRAR, EU TENHO EMPREGO E TRABALHO DESDE O GOVERNO FHC, SÓ QUE NAQUELA ÉPOCA EU SOBREVIVIA , HOJE TRABALHO, VIVO, VIAJO DE AVIÃO E GOZO O QUE A VIDA TEM DE BOM PRA OFERECER.E VOCÊ?
Leando Andrade diz
CASO BANESTADO – A SEMENTE DO ESCÂNDALO ATUAL
Moro e o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima (MPF-Paraná) atualmente chefe da Operação Lava Jato atuaram no caso Banestado. Mas, diferentemente de agora, nada foi adiante com eles.
Em um primeiro relatório investigado no Banco Central, as remessas ilegais da TV Globo p/ o exterior somavam o equivalente a 1,6 bilhão de reais.
Mas um novo documento, corrigido pelo Banco Central do Governo FHC do PSDB, saltou aos olhos, o montante passou a ser de 85 milhões, uma redução de 95%. A RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e atualmente envolvida no escândalo da Zelotes, também foi beneficiada pela “correção” do BC: a remessa caiu de 181 milhões para 102 milhões de reais.
A quebra do sigilo demonstrou que a Editora Abril, dona da Revista Veja, fez uso frequente das contas secretas CC5 e movimentou um total de 60 milhões no período.
As mesmas construtoras acusadas de participar do esquema na Petrobras investigado pela Lava Jato estrelavam as remessas ilegais via Banestado.
A Odebrecht movimentou 658 milhões de reais. A Andrade Gutierrez, 108 milhões. A OAS, 51,7 milhões. Pelas contas da Queiroz Galvão passaram 27 milhões. Camargo Corrêa, outros 161 milhões.
O sistema financeiro não escapou. O Banco Araucária, de propriedade da família Bornhausen (UDN, PFL e DEM), cujo patriarca, Jorge Bornhausen, era eminente figura da aliança que sustentava o governo Fernando Henrique Cardoso, enviou 2,3 bilhões de maneira irregular ao exterior.
Leandro Andrade diz
“Eles sabem de tudo”
Moro, os procuradores do MPF e os agentes da Polícia Federal da Lava Jato, junto com a Rede Globo e a Revista Veja etc, todos eles, sabem que os diretores da Petrobras envolvidos no esquema de desvios na Estatal foram nomeados nesses cargos de “direção” durante os governos tucanos do PSDB (do Presidente FHC), a saber:
– Renato Duque, entre 1995 e 1999, foi Gerente de Recursos Humanos da área de Exploração e Produção da Petrobras. Foi também Gerente de Engenharia e Tecnologia de Poço. Desde novembro de 2000 é Gerente de Contratos da área de Exploração e Produção, onde coordena análise de mercado, contratação de sondas de perfuração, embarcações e helicópteros, embarcações especiais e serviços submarinos.
* Pedro Barusco (ex-gerente da Petrobras), afirmou em delação que sua 1ª propina milionária foi entre 1997/1998 no Governo do PSDB.
* Delcídio do Amaral foi colocado na Diretoria de Óleo e Gás da Petrobras pelo PSDB e recebeu propinas de 10 milhões da francesa Alston entre 1999-2001 p/ a construção da termelétrica TermoRio de 550 milhões.
* Nestor Cerveró já era Gerente nessa mesma Diretoria de Óleo e Gás da Petrobras, dirigida por Delcídio.
* Paulo Roberto Costa foi colocado por FHC na Diretoria da Petrobras a pedido do primo do Aécio, o senador Francisco Neves Dornelles do PP-RJ.
Todos eles sabem também o Governo do PSDB do Presidente FHC fez o Decreto 2745/1998 que retirou a Petrobras da obrigação de cumprir a Lei das Licitações (Lei-8.666/93). Precedente perigoso. Isso abriu de vez as portas da corrupção na Estatal Brasileira.
Importante registrar que, nesse período, o então Deputado Federal Aécio Neves, foi líder do Governo ou presidente da Câmara dos Deputados (posições políticas que participam de todas as decisões governamentais).
Leandro Andrade diz
O OBSCURO CASO BANESTADO – O PAI DOS ESCÂNDALOS
As remessas ilegais p/ o exterior via Banestado (Banco do Estado do Paraná) à época, foram de 134 bilhões de dólares. Ou mais de meio trilhão de reais em valor presente. Para ser exato: 520 bilhões.
Empreiteiras, executivos, políticos e doleiros que há muito frequentam o noticiário poderiam ter sido punidos de forma exemplar há quase 20 anos. Não foram.
Alberto Youssef, Marcos Valério, Toninho da Barcelona e Nelma Kodama, a doleira do dinheiro na calcinha, entre outros, tiveram seus nomes vinculados ao esquema.
Há um motivo. Os investigadores descobriram a existência de contas CC5 em nome de meios de comunicação, como Rede Globo e Editora Abril (dona da revista Veja). Essa modalidade de conta foi criada em 1969 (durante o Regime da Ditadura Militar) pelo Banco Central p/ permitir a estrangeiros não residentes a movimentar dinheiro no País e também as remessas p/ outros países livremente.
O MP e a PF tentaram, a partir da apuração do Banestado, avançar nas investigações por outros caminhos. Daquele esforço derivaram operações como a Farol da Colina, Chacal, Castelo de Areia e Satiagraha.
O episódio mais notório continua a ser, no entanto, a Satiagraha. Até um falso grampo no gabinete do ministro Gilmar Mendes (ligado ao PSDB) serviu de pretexto para melar a operação contra o banqueiro Daniel Dantas, que, aliás, operava uma das contas-ônibus no escândalo do Banestado.
Nenhum deles foi elevado ao pedestal como o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa e o juiz Sergio Moro, que agora colhe as glórias negadas durante o caso Banestado.
Teria o magistrado refletido sobre as diferenças entre uma e outra investigação?
Otávio paiva diz
Discurso vazio, repetindo o padrão da esquerda corrupta e populista mestre em bancarrotas e mentiras (vide Kirchner, maduro e Corrêa) . Porque não assumir os erros e ter uma saída descente. Não há como suportar este estado burocrático digno de o Processo de Kafka! Fim da festa pessoal!
Junin diz
Sou Coxinha com Orgulho.
Faço parte de uma fatia composta por 73% da População.
Motivos tenho muitos.
– Não sou obrigado a cair no ridículo de chamar a GovernantA DecadentA de PresidentA ou defender o maior ladrão da História do Brasil (Leia-se Lula). Pilantra que cresceu às custas de maracutaias, negociatas, roubos, corrupção, mentiras, passando por cima de quem nele confiou e entregando “Cupanheros”.
– Posso participar de debates, sem ter de repetir palavras ridículas, impostas por Marketing Doutrinador.
– Ao olhar minha Identidade vejo a foto de um Homem, não de papagaio de chefinho.
– Estou livre de passar o vexame de ter de chamar Fidel Castro de Presidente e ter de passar atestado de cegueira, ao afirmar não haver Ditadura em Cuba e me ridicularizar ao evitar comentar o fechamento de fronteiras por lá e o cala boca imposto.
– Estar livre da obrigatoriedade de defender ladrões, estupradores, assassinos e todo o tipo de escória, “maior ou di menor”, em nome de uma Inversão de Valores, voltada a destruir Familia e organização Moral e Social, com o intuito de dividir, para facilitar a manipulação, conforme reza o Legado de Lenin:
“Governo Poderoso, Povo pobre, perdido e sem força de reação”.
– Ser obrigado a passar ignorância histórica, repetindo ter sido Lula o responsável pelo fim da Inflação, quando se sabe que os méritos são de Itamar Franco, criador do Plano Real.
Plano esse que Lula combateu publicamente e hoje proíbe puxa sacos de mencionar a existência.
– Ficar sem argumentos em debates e ter de ofender oponentes, partindo inclusive para ameaças vazias.
– Ser obrigado a cair no ridículo ao endossar “Grupos Criminosos” do nível de um MST. sabidamente ajuntamento de cretinos imorais, que vivem em mansões luxuosas, enquanto usam a ingenuidade de meia dúzia de agricultores. Todos devidamente patrocinados pelo PT, por verbas que garantem não existirem.
– Aparecer na fita gaguejando, ao tentar desmentir as mentiras de Dilma, sempre desviando foco com acusações a outros políticos. Como se incriminando um, inocentasse o outro.
– Ser o exemplo vivo do determinado por Friedrich Nietzsche:
“Existem pessoas que negam a verdade, por não aceitarem sua própria realidade.”
Defender o PT, para o petista, é fugir da certeza de ter sido um marionete útil e ingênuo durante a vida. Operário não remunerado, defensor de Ideologia morta, sem condições de existir na prática. Responsável pelo surgimento de milhares de atrocidades e Ditadores mundo a fora.
Ao lutar pelo Comunismo, não tentam convencer aos outros de estarem certos. A guerra insana é convencer a si próprio.
Sou Coxinha feliz por não me obrigar a viver na escuridão. Ouvir discursos de Lula e Dilma. Fingir acreditar e depois sair maquinando explicações, pra quando desmascaradas.
Sou Coxinha feliz por poder criticar Políticos e Líderes Corruptos, independente de Partidos, legendas ou ideologias que representem.
Sou Coxinha feliz por não ser obrigado a seguir cartilhas e ter a mente livre de Doutrinas.
Sou Coxinha feliz por não ter de cair no equívoco de afirmar serem os desafetos de Lula, defensores da volta da Ditadura. Verdadeira abobrinha vermelha tentar associar o PT, ao fim do Militarismo.
Lula chegou ao Poder no Século XXI e o Regime caiu em 1985.
Sou Coxinha, sim Senhor.
– Vejo a Política como segmento formado de seres Humanos, em que vale é o caráter de cada um, não o “Time” que defendem.
– Entendo a realidade do País e a necessidade de limparmos. Criarmos Leis de verdade e banirmos Crápulas de todos os “Ps”. Não só aqueles que o mestre autoriza.
Quando rotulado de Coxinha, tenho o privilégio de responder:
– Antes Coxinha, do que ChuPeTinhas.
Sou Coxinha feliz por que não vendi minha alma ao Demônio e não preciso erguer o braço direito ao cruzar com Partidários e gritar.
– Heil Lula!!!
marcos diz
CRISTIANO SOARES DIAS, procure um emprego, vá estudar e pare de postar besteira. A vida não é ganha no grito e sim no suor, no trabalho.
CRISTIANO SOARES DIAS diz
VOCÊ É MAIS UM COXINHA BABACA DESSA IMPRENSA GOLPISTA DEFENDENDO SUA CLASSE SUJA E ANTI – ÉTICA, DESSE SITE E JORNAL MENTIROSO,DE RABO PRESSO COM AÉCIO NEVES, VOCÊ SÓ QUER SE MANTER NA PATOTINHA PRA GARANTIR O SEU EMPREGO.
QUERO VER PUBLICAR MEU COMENTÁRIO ( NUNCA PUBLICAM ), ESTOU ATÉ SURPRESO DESSE COMENTÁRIO TER ESPAÇO PARA COMENTÁRIO, GERALMENTE NESTE SITE NÃO TEM ESPAÇO PARA COMENTÁRIO E DISCUSSÃO. – O PADRÃO GLOBO NÃO DEIXA ESPAÇO PARA CRÍTICAS CONTRA VOCÊS.