A revista GQ listou essas dez características que valem mais que testes na apuração do Quoficiente de Inteligência, baseada em recentes estudos de universidades respeitáveis ao redor do mundo.
Elas coincidem em pessoas que, pela ordem, são:
- O mais velho dos irmãos,
- magras,
- altas,
- canhotas,
- bem humoradas,
- preocupam demais,
- leitores desde a infância,
- bebedores regulares de bebida alcóolica,
- politicamente liberais e
- proprietários de gatos.
O que ela não explica e continua sendo um mistério para a Ciência é o que vem antes, o ovo ou a galinha.
É ser mais alto, mais magro ou canhoto que faz a pessoa inteligente ou pessoas inteligentes acabam ficando mais altas, mais magras e canhotas?
Minha teoria da chutologia pura indica que podem ser as duas coisas.
- Uma vida de estímulos como a leitura desde cedo, ainda mais sendo o primeiro filho, aguça a inteligência. Uma vida de maior autonomia predispõe a pessoas mais ativas, por isso mais magras, mais liberais e, o sendo, abertas a liberalidades, como as bebedeiras na adolescência.
- O objetivo desse tipo de estudo é achar/descobrir a melhor amostra, por meio da seleção natural que privilegia os mais aptos. Jogadores de basquete não são mais altas porque jogar basquete desde a infância estica os atletas, mas porque a seleção cruel da vida elimina os mais baixos.
Daí que algumas características podem ser treinadas por estímulo e outras devem ser tomadas apenas como reflexo de um traço de personalidade. Como gostar de gatos.
Aliás, leia: Excesso de informação requer talento para antecipar o inevitável
Para os cientistas, tem o mesmo peso de gostar da voz do Morgan Freeman, uma 11ª característica, como detectou pesquisa recente com 58 milhões de usuários do Facebook, incluída num importante artigo sobre a era do big-data.
O sistema dá nome à tarefa de armazenar e cruzar os trilhões de dados disponíveis no mundo digital, deixados por todo mundo que digita ou clica alguma coisa, em computadores, tablets ou telefones.
>>>Veja meu artigo Você gosta da voz do Morgan Freeman?
Quer dizer, se você gosta de gatos ou da voz do Morgan Freeman, não é que você foi estimulado para isso. Você é apenas um liberal alto, magro, irmão mais velho, engraçado e canhoto, com tendência a preocupação e alcoolismo, que os pesquisadores acabaram de encontrar.
Deixe um comentário