Escritor e jornalista experiente em editar, publicar e propagar, compartilho tudo o que sei de política, comunicação e escrita criativa para conquistar e manter poder com ética, responsabilidade social e espírito público.
Este site está estruturado no tripé das três áreas de conhecimento que domino e que, por obra do destino, acabaram imbricadas, nesta ordem: Política, Comunicação e Escrita Criativa.
- Política, como forma de reflexão sobre como pensar e atuar com ética, responsabilidade e espírito público.
- Comunicação, como análise e técnicas de uso de suas ferramentas para conquistar e manter poder, com ética, responsabilidade e espírito público.
- Escrita Criativa, como conjunto de análises, resenhas e técnicas de redação para organizar o pensamento, a comunicação e a forma de atuar com ética na conquista e manutenção de poder.
Vão subdivididos em sub-categorias, também em tripés: Técnicas ou Estratégias, Reflexão, Referências de sucesso. Assim:
- Política – Estratégia, Filosofia Política e História
- Comunicação – Verbal, Não Verbal e Meios de Comunicação
- Escrita Criativa – Como Escrever, Como Publicar, Como Divulgar
Há outras três sub-categorias que organizam as resenhas de livros e filmes que perpassam todas as outras como referências para ajudar a interpretar melhor cada área: Como Ler, O que Ler, Quem Ler.
Essa nova configuração, de maio de 2021, é resultado de três reformulações desde a criação do site para divulgar o meu livro de maior fôlego, O Presidente Vai Morrer.
Evoluiu de um blog de livre pensar sobre cultura e comportamento, para um espaço de crítica política e posteriormente de reflexão teórica de fenômenos de comunicação.
Daí para análises e técnicas de usá-la para conquistar e manter poder, por meios escritos, orais e visuais, à medida que incorporava as novas urgências da comunicação na internet, de ser mais específico, útil e compartilhável.
Nesse sentido, a certa altura, a partir da polarização doentia do ambiente político, optei por esconder os textos políticos, maioria do site, no entendimento de que deixaram ser vistos como contribuição de conhecimento. Antes, peças de militância, apesar de todos os meus esforços de imparcialidade.
Eles voltam a ter destaque novamente, como primeiro dos tripés, na consciência de que são partes indissociáveis de minha personalidade e servem ao principal das reflexões que pretendo fazer na consolidação de minha filosofia política.
Que vai levar tempo, pode não ser boa, mas é meu legado. Espero estar sendo proativo e profundamente honesto com quem me segue e os filhos e netos que me lerão.
Sou formado, pela ordem, em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing.
A formação política, natural e instintiva desde a adolescência, antecede a todas as outras. Meu primeiro impulso intelectual, diante das circunstâncias e da fruição das primeiras obras literárias, como as novelas Bandeira Dois e O Bem Amado, foi o de um fascínio imediato pelo poder, suas contradições e fragilidades.
(Vale ver meu artigo Começar imitando é a melhor forma de aprender a escrever bem.)
As demais, Literatura, Comunicação e Marketing, como vai se ver, vieram quase como uma tentativa de explicar e dar sentido à primeira.
A partir de 1977, marco de minha entrada formal no jornalismo, aos 20 anos de idade, fui repórter, montei e editei jornais, trabalhei na assessoria de políticos, empresas e instituições, passei por publicidade, comandei um departamento de imprensa, dirigi uma grande estrutura de comunicação pública com jornalismo, publicidade, relações públicas, cerimonial, rádio, TV, biblioteca e até escola.
Também escrevi livros, tive dois filhos e estou devendo plantar uma árvore. Talvez a árvore de minha filosofia, nesse processo de adubação.
>>> Seguem, a quem interessar possa, os quatro textos de missão deste site, que atenderam, cada um a seu tempo, aos propósitos de cada uma de suas principais reformulações: