A manobra para fazer ministro o ex-presidente Lula e o pronunciamento contundente de Dilma Rousseff em sua posse no Ministério, mais em defesa dos investigados do que dos investigadores, precipitaram uma sequencia de sinais ruins e sérios para o governo.
Depois de ter perdido o apoio popular, pode ter perdido também sua sustentação política no Legislativo e no Judiciário. Por ironia, no mesmo dia em que é instalada a comissão especial que vai analisar o seu pedido de impeachment.
São eles:
- O vice Michel Temer e o presidente do Senado Renan Calheiros não apareceram para a posse, irritados com a nomeação do pemedebista Mauro Lopes, apesar de orientação em contrário do partido. Indica que PMDB está praticamente fora da base.
- O plenário da Câmara aprovou a comissão do impeachment por 433 a 1, praticamente uma unanimidade e sinal de que a maioria dos demais partidos da base está também fora.
- A Comissão Especial do Impeachment, instalada no mesmo dia, elegeu presidente e relator de boas relações com o governo, mas mais afinados com o inimigo 1 do Planalto, Eduardo Cunha, do que com Dilma.
- A decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta, que deu liminar que anulou a posse, traduz uma irritação sem volta do Judiciário com a manobra para dar foro privilegiado ao ex-presidente. Ampliada nas manifestações de promotores e juízes, arrasta apoio nas ruas e nas redes sociais.
- Fala do ministro Celso de Mello, decano do STF, não deixa dúvida sobre o péssimo impacto das manobras e das ofensas de Lula à corte, vazadas nas gravações de suas ligações. Traduz, mais que qualquer coisa, as dificuldades que o governo pode ter no Judiciário.
Esse insulto ao Poder Judiciário, além de absolutamente inaceitável e passível da mais veemente repulsa por parte desta Corte Suprema, traduz, no presente contexto da profunda crise moral que envolve os altos escalões da República, reação torpe e indigna,típica de mentes autocráticas e arrogantes que não conseguem esconder, até mesmo em razão do primarismo de seu gesto leviano e irresponsável, o temor pela prevalência do império da lei e o receio pela atuação firme, justa, impessoal e isenta de Juízes livres e independentes, que tanto honram a Magistratura brasileira e que não hesitarão, observados os grandes princípios consagrados pelo regime democrático e respeitada a garantia constitucional do devido processo legal, em fazer recair sobre aqueles considerados culpados, em regular processo judicial, todo o peso e toda a autoridade das leis criminais de nosso País!
Não à toa, Lula divulgou à noite uma Carta Aberta, como forma de aceno ao Judiciário. Procura justificar sua ira no vazamento de conversas pessoais que não estariam relacionadas às investigações e faz questão de reforçar o respeito aos juízes:
Creio nas instituições democráticas, na relação independente e harmônica entre os Poderes da República, conforme estabelecido na Constituição Federal. Dos membros do Poder Judiciário espero, como todos os brasileiros, isenção e firmeza para distribuir a Justiça e garantir o cumprimento da lei e o respeito inarredável ao estado de direito. Creio também nos critérios da impessoalidade, imparcialidade e equilíbrio que norteiam os magistrados incumbidos desta nobre missão.
Bruno Mello diz
Lula está cada vez mais enrolado com a justiça, seus aliados o abandonam, o STF, ciente de que ele é um falastrão, já deu seu recado, e se julgado vai perder o cargo, os direitos políticos, e ir pra cadeia. O populismo de Lula acabou com o país, a classe média cansou de pagar impostos para essa quadrilha que se formou em Brasília. Quem apoia o governo ou é sindicalista ou alienado político de esquerda que acha que como presidente devemos ter um metalúrgico, que por sinal se revelou um bandido de segunda categoria.
Alexandre Vieira Machado diz
Desculpem-me mas não foi o Lula quem escreveu aquela carta. Pelo menos é o que me parece. Portanto ao divulgar uma carta de outrem como sendo sua, ele incorre de novo em delito: Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Vamos pedir a ele para ler a carta em público, se não conseguir está enquadrado.
Carlin de Venda Nova diz
Apoio popular? Dos eleitores do aecín e de fascistas bolsonarianos? Acho que temos que mostrar 5 sinais que o “colonista” perdeu a razão.
Janice Noples diz
Alésio, você se esqueceu de tomar seu remedinho. Vá lá , tome dois comprimidos e pare de falar bobagens
Flavio Leite Nascif diz
Covarde é o Lula que não encara a justiça de peito aberto. Depois do que falou do judiciário não existe desculpa que limpa a sua mente insana!
Flavio Leite Nascif diz
Covarde é o Lula! Porque não fez a Carta Aberta ao Judiciário em vez de ataca-lo como fez anteriormente. O Lula foi e sempre será um oportunista e manipulador do povo brasileiro. Um perigo para as a boas relações institucionais.
Marcos Melão diz
Estes comunistas mercenários estão sendo remunerados pelo diretório petista por postagens,isto é: além de receberem uma mesada fixa para usarem as redes sociais para defender o partido agora, ,também,tem uma remuneração VARIÁVEL por cada postagem que conseguem publicar.Dinheiro para isso não falta.É para isso que existe o Instituto lula.
Bea Couto diz
Esse MAV ai , o tal Alécio está tentando agir de acordo com a cartilha peteba. Funciona mais não, fio. Querer convencer algum ingenuo q a maioria ainda está com os petralhas é inutil. Hj Dilma, Lula e caterva não teriam 8% de votos no Brasil inteiro. Acabou a farça…..Procure outro emprego..pq trabalho mesmo vc não vai querer……
Pedro Henrique diz
kkkk o desespero do fictício Alécio é um excelente sinal. Ao lado do PT só restaram os fanáticos e os que mamam. Lula jogou a sua biografia no lixo, e o PT vai junto.
tchau querido
Sinara Carvalho diz
É alecio, quero ver essa sua conta amanhã quando a mixaria de mortadelas forem às ruas. Quero ver você fazer sua conta de verdureiro e falar que 0.005 % da população apoia essa corja…
DAVID LUIZ COSTA diz
o aecio voce é um imbecil. golpe é o que esse lula de merda, bandido esta fazendo, tudo contrario que ele sempre pegou. voce é imbecil ou retardado que não ouviu nenhuma das conversas do bandido e de sua quadrilha. deveria ouvir para depois falar….nos queremos é honestidade verdade, más ao ler os absurdos que vc escreve da para perceber o tipo de pessoa que vc é. quanto a quantidade de pessoas nas ruas para seu conhecimento foi a maior da historia da america latina.
Alécio Neves Pimenta Aquino Rêgo diz
“MANIFESTAÇÃO DE QUINTA”
MANIFESTAÇÃO DE QUINTA-FEIRA INSIGNIFICANTE – MIXARIA DE GOLPISTAS.
>>> Só 10 mil numa grande capital que tem 2.5 milhões de habitantes? SIGNIFICA APENAS 0,39% da população!
>>> Só 10 mil numa região Metropolitana que tem 6.5 milhões de habitantes? SIGNIFICA APENAS 0,15% da população!
– MIXARIA INSIGNIFICANTE –
“MANIFESTAÇÃO DE QUINTA”
Alécio Neves Pimenta Aquino Rêgo diz
Por falar em SAMU, foi uma criação no governo do Presidente Lula. >>> O SAMU está em todo o Brasil e presta um grande serviço à população brasileira no atendimento de urgência com serviço de 1ª qualidade.
Tito Livio diz
Pelo visto o Alecio esta descontrolado, preocupa-me o estado mental, e ate mesmo o estado clinico geral
Se algum amigo ou conhecido souber onde ele esta no momento chamem o SAMU.
Favor manter contato, estou preocupado com o compamheiro.
Alécio Pimenta Aquino Rêgo diz
BOMBA – BOMBA – BOMBA !!! A GLOBO ESCONDEU O CASO BANESTADO 520 bilhões — — A *força-tarefa* do Paraná com Moro, Procuradores e PF já soltou Youssef e outros doleiros, já engavetou todas as provas e contas secretas com dinheiro ilícito dos desvios de 520 bilhões feitos pela grande mídia (Globo, Veja), PSDB, DEM, PMDB, banqueiros e empreiteiros, tudo através do Banco do Estado do Paraná (Banestado). — — Os envolvidos foram os mesmos de hoje na Lavajato, desde o Juiz do caso: Moro e os Procuradores, até os criminosos. Mas a grande mídia não divulgou (pois estava atolada no esquema, principalmente a Globo e a Revista Veja). — Agora essa turma virou moralista???
Alécio Pimenta Aquino Rêgo diz
MANIFESTAÇÕES INSIGNIFICANTES — Fazendo um cálculo matemático chegamos ao resultado que a farsa da força dessas manifestações golpistas. — Se, no Brasil inteiro, com todo o exagero midiático da Globo e dos manifestantes, falaram que 3,5 milhões de pessoas foram às ruas no dia 13. —- ENTÃO, SABE O QUE ISSO SIGNIFICA? _NADA_ — – – Ou seja, significa que só 1,73% da população brasileira que é de 202 milhões de habitantes foi às ruas. /// De um total de 202.000.000 quase a totalidade, 198.500.000 não endossou as manifestações golpistas. Mixaria.
Alécio Pimenta Aquino Rêgo diz
ALERTA: DEIXEM O BRASIL EM PAZ. — — Vamos trabalhar, estudar e fazer o país prosperar, — — Chega de golpismo. Se acontecer golpe, grande parte da população vai dar o troco e derrubar os golpistas de hoje. E tem mais, a democracia vai pro brejo e em 2018 não haverá eleições. Vai haver guerra civil. — Aécio, cale-se e saiba perder, apresente algum projeto de lei que seja bom p/ Minas Gerais e p/ o Brasil, chega, cara! Isso está indo longe demais. Olha a responsabilidade.