Cinco leituras da pesquisa Datafolha desta terça-feira, a cinco dias da eleição, que encosta Aécio Neves em Marina Silva como opção a Dilma:
1. Aécio (20%) está a 2,5 pontos de um empate técnico com Marina Silva (25%). Só que ele está em tendência de crescimento na quarta pesquisa consecutiva e ela em queda. Ele tem espaço de crescimento nos dois maiores colégios eleitorais, Minas e São Paulo, ela não.
2. Ele conseguiu rachar quase ao meio a metade do eleitorado nacional que não quer Dilma Rousseff e colocar em sua cabeça que é tão ou melhor preparado que Marina para enfrentá-la.
3. Analistas políticos, o tal mercado e lideranças dentro dos partidos, inclusive do PT, já admitem que ele pode chegar empatado com Marina até o fim da semana. Sua tendência acima contra a tendência abaixo dela o levaria para o segundo turno.
4. Ele alcançou o mesmo patamar de Marina nas simulações de segundo turno com Dilma: 41% a 50% contra 41% a 49%. Ou: o eleitorado anti Dilma acha tanto um quanto o outro capaz de enfrentar a petista.
5. Dilma está chegando ao mesmo patamar que passou ao segundo turno contra José Serra, em 2010: projeções de 50% a 40%. Similares às de Lula em 2002 e 2006. Só que o terceiro e o quarto colocado nas pesquisas de primeiro turno até então tinham tendências de apoio ao PT no segundo turno: Ciro Gomes e Antônio Garotinho em 2002, Heloísa Helena e Cristovam Buarque em 2006, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio em 2010.
Deixe um comentário