O deputado Jair Bolsonaro ultrapassou Aécio Neves no posto de político brasileiro com mais seguidores no Facebook.
Ele tem, enquanto escrevo, 4,321 milhões de fãs, seguido de Aécio Neves, com 4,283, e Lula, com 2,939 milhões.
Seguem, pela ordem:
- João Doria (PSDB) – 2,760 milhões
- Marina Silva (Rede) – 2,352 milhões
- Geraldo Alckmin (PSDB) – 860 mil
- José Serra (PSDB) – 210 mil
- Ciro Gomes (PDT) – 115 mil
O avanço sinaliza que o deputado de seis mandatos e formação militar ocupa parte do espaço ocupado por Aécio Neves, que saiu das eleições de 2014 como intérprete de boa parte da população esgotada com o modelo um tanto liberticida dos governos dito populares de Lula e Dilma.
Sua bandeira ecoa o anti petismo da campanha de 2014 e o que ele representaria para essa parcela mais conservadora de destruição de valores nacionalistas, familiares e cristãos.
Sua principal alavanca, de apelo insuspeitado nessa parcela, é a luta contra a doutrinação de determinados materiais didáticos aprovados pelo Ministério da Educação nos dois últimos governos, sobretudo os de educação sexual liberalizante para crianças do ensino fundamental.
— O pai prefere que o filho chegue da escola machucado do futebol do que saber que ele aprendeu lá que ser gay não é problema — costuma dizer.
Ele não cresce apenas por isso, porém, e nem porque vai saindo ileso das denúncias de corrupção que desbarataram as outras candidaturas, a de Aécio inclusive. Mas porque incorpora uma mensagem que cala fundo numa parcela sociedade e vai-se ampliando à medida que modula o discurso.
Francamente conservador e nacionalista, foi carimbado como extrema direita por posições radicais a favor da ditadura militar, bronco por relativizar o papel da tortura, machista e homofóbico por posturas politicamente incorretas contra mulheres, homossexuais e as minorias protegidas pelos movimentos sociais e as patrulhas ideológicas afinadas com o petismo que elegeu combater.
Como não é bobo e parece bem assessorado, sua fanpage tecnicamente profissional modula o discurso para amenizar a má fama e quebrar arestas com esses movimentos ou de setores simpáticos a eles.
Em entrevistas com grandes veículos de mídia que começam a vê-lo mais do que uma curiosidade, compartilhadas ali, procura reduzir as posições radicais como atropelos de percurso e mostrar que tem conteúdo sobre política e economia além da caricatura.
É a candidatura para 2018 mais certa, menos dissimulada e mais definida politicamente, que ainda se beneficia da onda conservadora que elegeu Donald Trump e produziu a saída da Inglaterra da União Europeia.
Se não convencer a maioria, como parece bem difícil, vai obrigar os políticos de seu espectro, como Geraldo Alckmin ou João Doria, serem tão mais claros quanto ele.
Selmasalmen@gmail diz
Penso q o Bolsonaro seria um ótimo presidente.Suas convicções são de uma pessoa do bem,honesto e cristão. Quem é contra ele,procure conhecê lo melhor é não dê tantos créditos a oposição.
José Fernandes dos Santos Neto diz
Quando vejo falar a possibilidade de ascensão do Coronel Frank Flits carioca a presidência até arrepio e me lembro do episódio do rato na vagina e penso…. eles estão inovando…deve ser um novo método de tortura…
Mais que lembrar o episódio do Ustra, me lembro que esta brutalidade foi perpetrada contra uma filha de um outro oficial do exército e que esteve junto com ele na famigerada marcha em 64…Neste texto me veio a dúvida, será que são 4 milhões pra ter o mesmo fim que aquela moça?! Vencemos este período mas me vem o medo, seriamos o Irã do ocidente?!
De fato ele e a candidatura mais certa pelos motivos citados, mas torço para que os processos dele no Conselho de Ética nos salvem. Ditadura, nenhuma, nunca mais!
ELIOMAR GUIMARÃES DA SILVA diz
BOA TARDE ÉRICA ! RESPEITO SUA OPINIÃO E VOCÊ TEM TODO O DIREITO DE EXPRESSAR SEU PENSAMENTO . MAS VAMOS LÁ. NÓS VIVEMOS NESSE ÚLTIMOS ANOS E PRINCIPALMENTE NOS ÚLTIMOS MESES, O QUE NÓS PODEMOS DIZER DE UMA PODRIDÃO E ROUBALHEIRA SENDO COLOCADO AS CLARAS PARA TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA SABER QUEM SÃO ESSES POLÍTICOS SAFADOS E LADRÕES QUE GOVERNAVAM O NOSSO PAÍS. NÃO SOU PARTIDÁRIO NEM MESMO IDOLATRO NENHUM DELES. SEI QUE O BOLSONARO PODE NÃO SER ISSO TUDO QUE O POVO ESTA PENSANDO E TAMBÉM NÃO SER O SALVADOR DA PÁTRIA, MAS SE NÃO ACREDITARMOS E LUTARMOS PARA COLOCAR ALGUÉM DIFERENTE E COM UMA NOVA IDEOLOGIA QUE PELOS NOS DÊ ESPERANÇA, ESTAMOS MORTOS E COM PERDÃO DA PALAVRA ” FUDIDOS ” . O POVO TA SOFRENDO EM PORTA DE HOSPITAIS , COM DESEMPREGO, FALTA DE SEGURANÇA, FALTA DE IGUALDADE SOCIAL E DIVERSAS OUTRAS SITUAÇÕES QUE ESTÃO ACABANDO COM O NOSSO PAÍS. ENTÃO VAMOS TENTAR POR ALGUÉM DIFERENTE, SEJA ELE (BOLSONARO ) OU SEJA QUAL FOR O OUTRO COM UMA NOVA IDÉIA, MAS QUE NOS DÊ UMA ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR PRO BRASIL . UM ABRAÇO !
FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR.
Edmilson Pimenta diz
Bolsonaro urgente ! Os politicos e as fraldas devem ser trocados frequentemente ,e pela mesma razão .Porque temos que ser seguidores de um mesmo partido ao menos não foi comprovado que ele é desonesto .E quanto á descer a lenha em marginais .acho que ele é muito brando .eu seria mais firme .
Diego Hellhammer diz
Flávio, acredito que seja você, tudo que pessoas de bem desprezam, afinal, suas atitudes, em nada se parece com as de pessoas do bem.
Pereira Botelho diz
Provavelmente é o que o PAIS precisa neste mimento. Comando, objetividade ,honestidade e seriedade.
Sera um bom PRESIDENTE.
valdir diz
Dados estatísticos, para que servem? Como se todos que seguem o seguisse. Não é nada disso.
Roberto diz
Com certeza, futuro presidente do Brasil em 2018.
Érica Andrade diz
Muito triste assistir o avanço de uma ideologia sexista e racista. Este sujeito representa tudo que desprezo em um ser humano…. pior, ainda prega uma ideia de honestidade tão falsa quanto seu partido (um dos mais corruptos do Brasil).
Pelo bem da igualdade de oportunidades, torço muito pra ser desmascarado logo, ou que pelo menos as pessoas repensem suas posições, pois mais triste que ver este sujeito presidente é saber que a sociedade que me rodeia pensa como ele.