Manchete do site do Estado de Minas: “Lula diz que mundo está mal representado.”
Achei que estava defendendo alguém que fale pelo planeta na reunião anual das demais galáxias. E, como há muito vem brincando de Deus, pensei logo que estava advogando em causa própria. Mas a matéria, gerada pela agência Brasil, esclarece em seguida:
O ex-presidente criticava a ONU no Fórum Social Mundial, no Senegal, depois de um debate sobre fome e o papel geopolítico da África:
”A governança mundial está enfraquecida. O mundo está mal representado. Não tem ninguém pra resolver conflitos. A ONU poderia resolver, se fosse representativa”.
Mais:
”Se criou uma mentalidade colonizada no Brasil de que o Oriente Médio é problema dos Estados Unidos, não sei quem é problema da Rússia. Não tem dono do problema. E a solução pode ter vários. Por que ficam os Estados Unidos tentando resolver a paz se, provavelmente, foram eles os causadores da discórdia? Só quem quer a paz no Oriente Médio são o povo de Israel e o povo palestino. Os criadores do problema estão felizes do jeito que está.”
Ou ele está se candidanto a resolver o secular problema do Oriente Médio? Deus e Lula, como se sabe, podem tudo.
Quando a FSP publicou diversas vezes que ele era candidato a alguma coisa na ONU – Secretário Geral? –, o Palácio desmentiu todas as vezes. Parece que o jornal estava intuindo certo.
Deixe um comentário