Com talento de vendedor e catimba de jogador, Alexandre Kalil tem a manha que o político de carreira João Leite parece ainda não ter aprendido.
Se tem um candidato com toda a manha que se costuma atribuir a políticos tarimbados, na campanha de Belo Horizonte, é Alexandre Kalil, o empresário e ex cartola do Atlético que se apresenta ao eleitorado com o mote da moda: “Chega de político!”
A julgar pelo noticiário e os dois últimos debates, ele vem fazendo em campanha, por intuição ou cálculo, tudo o que os políticos matreiros fazem:
- Fez alianças com os políticos que condena, como Márcio Lacerda, de quem recebeu R$ 50 milhões em obras. Dizia que não aceitaria apoio de qualquer um deles no segundo turno, até o dia em que recebeu o apoio de Iran Barbosa, numa caminhada no Barreiro. Amenizou o tom a partir daí e passou diferenciar vereador bom e vereador ruim, boa e má política.
- Conseguiu rechaçar qualquer rótulo ou vinculação partidária, apesar de já ter pertencido a três partidos, apoiado os maiores políticos do Estado e utilizado o prestígio do seu time para apoiar candidatos. Com a célebre frase de que “não vão colocar estrela no meu peito”, conseguiu o quase impossível: tornar sem efeito sua aliança com o vice que pertenceu ao partido mais odiado desta eleição, o PT, com o qual terá que compartilhar o governo.
- Anunciou que faria uma limpeza no quadro de funcionários da prefeitura como condição de colocar a máquina para funcionar, até que, possivelmente inspirado por uma reação interna de médicos que não aceitariam bater ponto, passou a falar em “tratar com carinho os servidores”. Citou especificamente os médicos. Seus programas passaram a exibir reuniões com o funcionalismo que ameaçava demitir.
- Transformou o jeito tosco e seu principal defeito, de devedor de impostos, em virtude. Disse que era cidadão como qualquer outro, empresário que sofre para manter seu negócio, para reforçar o que seria a boa vida dos políticos que não se preocupam com as contas no fim do mês. Parece ter dado certo até o segundo turno, porque sua dívida mais escandalosa e mais conhecida desde o início, do IPTU, não afetou em nada o seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto. Pelo contrário.
- Não responde às acusações mais desconfortáveis, como o FGTS que não recolhe de funcionários ou o IPTU que não quita com a venda de seu automóvel ou suas motos de luxo. Muda de assunto, ataca alguma vulnerabilidade do adversário ou aproveita para promover suas propostas.
- Tem faro para focar o que o eleitor de classe média alta, morador da zona sul e formador de opinião, quer ouvir: trânsito, segurança, politicagem na máquina pública e desmoralização dos políticos. E igual instinto para centrar fogo no que é desconfortável para seu adversário, por acaso segurança e direitos humanos, politicagem na máquina pública e alianças políticas.
- É o mais próximo que apareceu em nossas eleições de um simulacro de Lula. Fala a língua que o povão entende, sabe se adaptar à plateia — seja numa reunião com servidores da prefeitura, empresários no Clube de Diretores Lojistas ou mães de crianças na periferia. Trocou o estilo pitbull de empresário que manda e desmanda dos primeiros dias de campanha por um “Lulinha Paz e Amor”, do sindicalista que um dia precisou colocar pele de cordeiro para ser aceito pelas elites.
É um talento manipulatório raro, com a competência dissimuladora dos bons comunicadores para fazer passar por espontâneo o que é cálculo. A convincente sinceridade com que assume num dia posturas opostas ao que pregava na véspera, esbanjando aquele tipo de humildade calculada própria dos políticos, é prova desse talento.
Que não convence se não tiver de alguma forma incorporada à personalidade como uma segunda pele.
Fico pensando se não provém de sua experiência de empresário velho, que depende dos talentos de vendedor para sobreviver, ou de seu espírito de jogador de futebol, que precisa de persistência, humildade e fair play para abrir caminhos. E aquela falsa humildade das entrevistas depois dos jogos: “estamos aí, demos o melhor de nós, futebol é uma caixinha de surpresas…”, por aí.
A naturalidade sem desespero e sem vacilo para matar as bolas ruins no peito, sem parecer na retranca, como um falso fair play do jogador que sabe simular um jogo limpo sem deixar de devolver as caneladas, ficou patente nos debates de que participou, sobretudo os dois últimos, de sexta-feira na Rede TV e de domingo na Record.
Ajudou que vem encarando um adversário fraco.
Comunicação dissimulada
Político de nove mandatos como deputado estadual, João Leite parece não ter aprendido nada dessa manha, por instinto, natureza ou má orientação de seus marqueteiros.
Sujeito de fino trato, tido como uma dama no trato pessoal, do tipo que não agride uma mosca e possivelmente acredita em boas intenções em política, João Leite vem fazendo uma campanha sem apelo popular e não serve para o papel de acusador que lhe recomendaram no ringue de más intenções que foram os dois debates.
Ao contrário dos políticos manhosos, empresários com espírito de vendedor ou jogadores catimbeiros que não caem em provocações, só fazem ou falam o que querem, ele em geral compra a carapuça, dá troco, amplia e ilumina as acusações de que deveria passar longe.
Perdeu totalmente a estribeira no debate de sexta-feira, quando Kalil o acusou de estar na famigerada lista de doações irregulares de Furnas. E, suprema ingenuidade, entre outros erros primários, retomou para esclarecer uma acusação boba que passara batida, de um “frango” do seu tempo de goleiro. Um provável fiasco de 30 anos atrás, que nada significa hoje para o grosso do eleitorado, talvez nem para os atleticanos.
Um marciano que ligasse a TV sem som e entendesse um pouco de futebol, veria um zagueiro tranquilo e risonho, um tanto mais do que deveria, quase que se divertindo com um atacante teimoso e um tanto irritado, apressado como os iniciantes que chutam muito e com boa vontade, mas sem boa mira.
Se vai funcionar para ambos, é outra história.
Kalil passou má impressão nos debates, menos por sua postura mais segura e um tanto debochada do que pelo portfólio de desastres de sua vida empresarial enrolada, que João Leite, mesmo chutando como adolescente, acabou expondo.
É preciso saber que dimensão o eleitorado dará aos frangos desse zagueiro da vida privada e se haverá tempo para desmascará-lo, como não houve no primeiro tempo da partida, quando suas dívidas e suas sonegações eram apenas uma piada que ele soube manipular.
João Leite tem que torcer para que esse tempo, curto para desmontar Kalil, não seja suficiente para que a opinião pública perceba sua insegurança para encarar situações de crise. Que seu bom mocismo possa ser confundido com fragilidade. E que lhe falte manha de político para encarar a esperteza de seus adversários.
Afinal, pelo que parece até agora, político nesta campanha só tem um.
Lucio diz
Esqueci de dizer. Hoje é o ultimo dia que acessao este jornal. Enquanto o jornal continuar com este “jornalista” tendencioso escrevendo não acesso mais. Ja foi o tempo em que jornalista era jornalista de verdade. Sem partidos e sim jornalistas.
Lucio diz
Assistiram o debate ontem? Ficou provado que João Leite é apenas mais um nas mãos do anastasia, Aecio entre outros. Não falou nada sobre programas para BH e nem deixou ou perguntou ao Kalil sobre este assunto. Esta dificil mesmo. Na proxima eleição vão levar para o debate apenas funcionarios e ex funcionarios de cada candidato. Que trabalha tem que receber e quem contrata tem que pagar e isto serve para o Kalil. Fico triste em ver pessoas que se dizem da classe mais baixa aparecerem apenas em programas eleitorais. Antes ninguem sabia ou a midia não divulgava nada. A que ponto o ser humando chegou. o brasileiro vendendo imagens para os politicos. Caso o João Leite seja eleito nunca mais vai falar com o Sr. Geraldo e Sra. Adriana , vai apenas pagar , se pagar pelas palavras delas em programa politico. O povo tem que ter orgulho, tem que ser honesto para depois poder cobrar dos politicos e não se venderem para eles. estes dois estão se igualando a eles , vendendo imagens, palavras, se sujeitando ao ridiculo como o que esta acontecendo. Chega povo brasileiro. Acorda mineiros. Esperem ´porque a poderosa Andreia Neves chegou para reforçar o mimado João Leite. Fora todos ;
Gilney Guimarães diz
Não posso dizer muita coisa sobre o João Leite, mas me parece pelo menos ser bem mais confiável que Kalil. Talvez lhe falte tarimba maior e mais postura firme. Já o ex-presidente do galo está achando que Belo Horizonte é um clube de futebol ou é umas de suas empreiteiras, onde ele grita faz e acontece. Realmente Kalil é muito mais político do que João Leite. Ele tem nas veias o senso daquele político a moda antiga, dos coronéis populistas do sertão que davam medo nas pessoas, davam bravatas e ameaças (mas estamos em BH e em pleno 2016). Este tipo de político está extinto. Só aqui e em algumas rincões do nordeste ainda existem. Ramiro Batista acertou em cheio na análise, como de costume. Para os petistas viuvos do Lula e Dilma, vale aquele ditado, o inimigo de meu inimigo é meu amigo. Ou seja, tudo que for contra o PSDB (até o capeta) eles ignorantemente apoiam.
Carlos Brandão diz
jornaleco tendencioso.
Ramon Valente de Almeida Sobrinho diz
Matéria comprada!!!!!!!!!! Originada da imprensa vendida e acovardada do estado. Quem está lendo essa matéria não são partidários pró Kalil ou João Leite, mas sim Mineiros que esperavam uma abordagem imparcial do assunto proposto, pois buscam colher mais informações para ajudar a formular uma convicção para a votação de domingo.
Do Kalil nada sabemos, O que preocupa. Dos padrinhos e aliados políticos de João Leite, NÓS MINEIROS QUEREMOS DISTÂNCIA!!!! Eles nos desonram, na verdade eles não sentem nenhuma honra por serem filhos de um estado que tanto significa para a identidade nacional. Ele João Leite também não apresenta um histórico de luta para o povo. PELO CONTRÁRIO!!!! Passa a imagem de burguês, fundamentalista religioso que está incomodado com a ascensão dos menos favorecidos e com a explosão da diversidade social em todas as suas possibilidades. Abraço em morador de rua, beijo em criança de colo desconhecida e até mesmo até de caminhão de lixo, não mais são vistos com empatia mas sim, uma atitude asquerosa de alguém que não mede esforços para alcançar seus objetivos!!!!!
Vou as urnas no domingo votar no Kalil, que ao meu prisma, representa entre as opções possíveis, a ruptura com os antigos modelos que muito são combatidos pela grande maioria dos cidadãos de Belo Horizonte. Representa o novo e mesmo que incerto, é o que temos para mais uma vez dizer que NÃO VOLTAREMOS A VELHA POLÍTICA DE ANTIGAMENTE e que estamos dispostos a arriscar nosso futuro para isso!!!!
Hermano diz
45 é Kaliu
Cristiano Araujo diz
Eu se fosse os Diários Associados mandava tirar este editorial do Ramiro Batista do ar o mais rápido. O tiro vai sair pela culatrá. Acredito que o Alvaro T. da Costa ainda não deve ter lido. rsss…..
IMACULADA RIBAS diz
PSDB, JOÃO LEITE E AÉCIO NINGUÉM MERECE. KALIL É A MELHOR OPÇÃO. JOÃO LEITE USOU EMPREGADOS COM AÇÕES NA JUSTIÇA PARA GANHAR VOTOS. NA MINHA OPINIÃO, PERDEU VOTOS. JOÃO LEITE DESCEU O MÁXIMO QUE ALGUÉM PODERIA TER DESCIDO, APESAR DE SER DO PSDB, O ADMIRAVA COMO POLÍTICO, PORÉM APÓS ESTA CAMPANHA REALMENTE O CONHECI E ME DECEPCIONEI. KALIL É DE LONGE A MELHOR OPÇÃO.
Odirley Gomes diz
Boa Gledson Silva.. Finalmente alguém conseguiu ler o mesmo texto que eu.
Hudson diz
Esse UAI é só mais um jornalzinho a servicinho da tucanalha! Vou cancelar a assinatura desse negócio.
Francisco Ferreira diz
Kalil é um crápula! João Leite é honesto! Fácil escolher!
Lucio diz
Ridiculo estes comentarios partidarios. O santo João leite ninguem fala nada. E por isto que o pais esta todo sujo devido a estes politicos antigos. este comentario e mais um de um cabo eleitoral desesperado. O povo tem o direito de decidir pela mudança. Se vais dar certo ou errado so o tempo vai mostrar. Ja passou da hora de jornalistas sairem emitindo opniões com candidatos. Agora então é que a midia so vai descer a lenha no Kalil porque a Senhora Andreia neves que no governo anterior ate mandou demitir apresentadores ao vivo porque falou mau do seu irmão. Será que a midia vai se render a ela novamente? Não voto em Bh e não tenho partido mas fico chateado com estes comentarios. acho que o jornalismo tem que ser imparcial. estamos cansados destes velhos politicos. Espero que na proximo eleição para deputados apareça mais candidatos que não façam parte destes partidos que so pensam neles e nada para o povo.
Rogério Braz dos Santos diz
É os tucanos estão desesperados. Tantos anos no governo do Estado e nada fizeram. Agora gostariam que o candidato deles ganhasse para que Aécio tivesse chances para presidência em 2018. Coitados. Quanto mais pedra no Kalil mais voto no 31.
Ramiro Batista diz
Ok, vou pensar no assunto. Deixar comentário aberto é sempre um problema e me dá uma tremenda dor de cabeça. Se querem saber se comentários agressivos me ofendem, ofendem. Penso muitas em fechar em fechar a área de comentários. Mas o saldo de arriscar tem sido positivo, porque uma opinião favorável de quem nos entende tem um efeito confortador sobre toda a maldade. E tantas vezes descubro defensores provocados pelos agressores. Quer dizer: tantas vezes um comentário maldoso provoca solidariedade em contrário e excelentes outros comentários. E vamos indo. Minha formação, minha tendência, é de sempre estar aberto à divergência. Mas a gente sabe que o país mudou. Vamos ver até quando aguento.
Ramiro Batista diz
Legal, Gedson. Muito pertinente. Tocou no ponto.
Gedson Silva diz
O Kalil é político, sempre foi e vai precisar ser ainda mais se for eleito. Acredito que quando ele diz “não sou político” está simplesmente descolando sua imagem da incompetência política e é isso que “importa” pra população. Não importa o resultado das eleições todos os polícos do Pais vão olhar pra ele diferente depois da eleição, vão estudar o que ele fez, vão pedir conselhos a ele, todos querem alcançar resultados da forma que ele alcançou até aqui. Acredito que é justamente neste sentido que o autor diz “Afinal, pelo que parece até agora, político nesta campanha só tem um.”. Não vejo crucificação do João Leite ou Kalil e nem tão pouco exaltação a nenhum deles, vejo uma explanação básica e simples de fatos notórios. Kalil é muito melhor político do que João Leite. Agora Kalil vai ser um bom prefeito? João Leite vai ser um bom prefeito? Não vejo resposta pra isso no texto, não acho que tenha tido pretensão de responder essas questões. Leio o texto imaginando que eu fosse um dos candidatos e só consigo me imaginar concordando com descrição, cabe a cada um deles, se quiser, mudar os rumos, adotar novas estratégias…. ser mais pólitico.
Henrique diz
Que ridículo este UAI publicando post que são meramente PAGO por políticos corruptos.
Vocês deveriam ser mais imparciais e colocarem coisas que realmente importa para a população.
O jornal de papel já acabou e agora tem que acabar com este site ridículo que fica publicando coisas desnecessária.
Felipe diz
Caro Ramiro, sugiro começar a moderar seu blog. Vai deixar MAV’s infestarem os comentários?
Grande abraço e fica a sugestão.
Jader Pereira diz
Matéria tendenciosa, o povo quer segurança, hospital e trabalho PONTO joão Leite é protetor de vagabundo e falso pra cacete, mais político que ele??? O cara foi em um monte de igrejas falar babozeiras e depois contradizer na internet. Chega disso, precisamos de algo novo.
Alex Silva diz
Caro Romero Batista!
Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre seu texto .
Você está escrevendo para quem ? Militantes do Kalil , do João Leite , ou ao leitor comum ?
Digo isto por nunca participar de um partido , ou nunca ser militante , e saber perceber que aquele texto e tendencioso !
O senhor deve ter percebido que não fui o único , a grande maioria percebeu o mesmo !
Algumas perguntas devem ser feitas ao escrever um testo . A linguagem e clara?( ou seja , pode dar duplo sentido ?) Quem terá acesso a essa informação ? ( todos , somente quem eu desejo ?) Está em um ambiente público ? Meu objetivo e ser o mais imparcial possível?
Imagino que se escreva um texto respondendo a restas perguntas , principalmente em ambiente público , onde todos terão acesso .
Pois vejo o texto do senhor quando o leio de uma maneira puramente tendenciosa, assim percebi com a grande maioria doas respostas dadas aqui .
Antonio diz
Vamos parar com essa de dizer que o vice de Kalil e do PT. Ele foi não é mais como inúmeros outros que sairam do Partido.
Marcos Pimenta diz
Como já disse e repito, seria ótimo que esse discurso de não política fosse algo real e exequível dentro da nossa realidade brasileira. Por exemplo, como poderá ele, se eleito, compor o seu secretariado? Seria capaz de escolher apenas técnicos e profissionais capacitados, ignorando os interesses partidários, as pressões de deputados e vereadores, inclusive de suplentes que sempre ficam de tocaia esperando a “subida” do titular para assumir a boquinha no legislativo?
Pior: O vice é PT, embora travestido de Rede; os apoios que se vislumbram, da mesma cor púrpura.
Ramiro Batista diz
Caros e caras, agradeço os comentários, a favor e contra, em especial aos que me são solidários. Confesso, do fundo do coração, que achei que o artigo fosse agradar a turma mais militante, do Kalil, na medida em que ajudaria a combater o que, em certo momento, parecia ser o maior risco do candidato: ser uma nova Dilma Rousseff que não sabe fazer política. Minha opinião sobre políticos deve ser a mesma de todos aqui. Abração.
Antonio diz
Vou votar contrariado mas vou digitar 31 do Kalil so pra ver o João Leite e o PSDB fora.
Antonio diz
Vou votar contrariado porque não era isso que queria para BH. Ia anular o voto. Pra mim nenhum dos dois server para ser prefeito de BH,no entanto para ver João Leite e Psdb fora vou digitar o 31 do Kalil.. Infeliz comparaçao no item 2.. O PT nao tem nada haver com Kalil. Lamac saiu do Pt.. Outra comparar Kalil com Lula. Simplesmente ridiculo.. Em 2018 esperamos que Aécio não seja eleito senador.
Alex Silva diz
Sergio !
Elaborar um texto que fala sobre mineiridade e compara-lo com o eleitor atual !
Como ultrapassado é senhor Sergio !
Não existe uma receita de mineiro , como se tentou passar por muitos e muitos anos .
Existem mineiros de vários jeitos , alguns calmos , outros não .
Alguns mais pacientes ,outros levando a vida na correria !
O mundo mudou , é dinâmico , o mineiro se adaptou .
Não existe uma massa de pessoas iguais , antes de pessoas antagônicas, mas é isso que faz a diferença .
Mas com um detalhe , o mineiro não é Burro .
Portanto faça seu discurso na próxima convenção do PSDB , pois de lá estarei bem longe , assim como estarei longe dos outros partidos .
Se escreveu aquele texto também para provar que sabe fazer uma analise de texto , se enforcou mais ainda. Conteúdo com profundidade e tudo meu caro !
Sergio diz
Alex, sei muito bem fazer a análise de um texto e “enxergá-lo” com os olhos da neutralidade.
Você, ao contrário, demonstra o tal viés antipolítico, tendencioso.
Kleber Moreira diz
Gente infelizmente BH estã muito mal de candidatos para prefeito!
Contudo temos de votar no menos pior!
PSDB é lamentável!
Mas já vimos que o PT é bem pior e o Kalil coitado tenho pena dele!
Ele não apresenta nada concreto! Só critica o que tem hoje e não mostra o que vai fazer para consertar o que está errado!
Falar o que está errado é muito fácil!
Eu ia anular o voto mas após ver esse bobo falando infelizmente para tentar não termos um outro sem condições no poder vou votar no João Leite (a contra gosto)
Numa boa, Brasil elegeu a Dilma, depois MG elege Pimentel e agora vocês me vêem com Kalil!
É simplesmente lamentável e só posso dizer que se isso acontecer a conclusão é que o Brasileiro tem o governante que merece mesmo!
Lastimável!
Reiterando não sou Aecio, Nem PT! Atualmente acho bem interessante a proposta do Partido NOVO!
Em suma não sou coxinha e muito menos a esquerda caviar!
Sergio diz
O mineiro vive entre montanhas, onde habita o silêncio, e gosta de rio, que não tem pressa porque corre sozinho. O mineiro adora pescar, toma café sossegadamente, e come pão de queijo, que exige paciência na receita. O mineiro come goiabada com queijo, é desconfiado, e curte uma conversa na roça ao lado do fogão a lenha.
Depois das passeatas nas ruas, dos movimentos nas redes sociais, o mineiro hoje enfrenta uma eleição na capital do seu Estado, vivendo outro tipo de mineiridade. Não vai votar em João Leite, porque “ele solta bandidos”. Queria que ele matasse uns três ou quatro? Estaria bom assim?
O mineiro de BH também não vai votar em João Leite porque ele fala muito manso. Se falar grosso, com muitos palavrões, fica bom para você? O mineiro ainda não vota no João Leite porque ele é político. JK, Milton Campos, Tancredo Neves foram políticos. Mas o mineiro prefere um empreiteiro. As grandes construtoras estão cheias de empreiteiros. O presídio de Curitiba também.
O que aconteceu com o mineiro? Em vez de escolher entre honestos e corruptos, prefere eleger por categoria profissional. “Em político não voto”. Mineiro agora em vez de ser desconfiado ficou ingênuo. Acha que corrupção só existe no meio político. Só quer ver cara, nem liga para o coração.
O mineiro vai aos poucos cortando árvores de nossas matas para construir o berço do PT. É em BH que o partido renascerá impávido e forte, mandando no governo estadual e no municipal – ou o vice da Rede, ex-petista está lá só para enfeitar? O presidente Temer era o que mesmo da Dilma?
Banido no território nacional, o PT aqui ganhou abrigo. Com o comando nas mãos, o partido aproveitará da conhecida hospitalidade mineira e daqui sairá seu próximo candidato à presidência da República. É aqui que ele vai revigorar as forças, minando as nossas.
Demoramos para acabar com a pecha de que mineiro gostava de comprar bonde. Agora vamos exibir uma nova paisagem na cidade: a sede do PT instalada em algum bairro nobre de nossa pobre capital. Os paulistas estão rindo à toa. Já começamos a embalar o berço. Pode vir, PT.
matheus diz
Queria ver os 7 motivos para votar em João Leite. existe algum???
Que matéria parcial, nova estratégia do jornal. Colocar um monte de bolgs para dar isonomia e não precisar estar alinhado aos princípios jornalísticos que são a imparcialidade e trabalhar com a verdade.
Mas até que me faz bem, em momentos tristes do dia, abro a página e é risada garantida.
Alguem já pagou o Sr. Geraldo??? kkkkkkkkkkk
Viva o Kalil, limpou o galo e vai limpar BH. Rala Tucanada!!!
Alex Silva diz
Não melão ! meu voto não irá a nenhum dos dois . So não sou como você que acredita em teoria da conspiração quando as pessoas emitem sua opinião . Não sou burro . Mas se o colunista merece seu respeito , bom pra você ! e bom que um faz cia para o outro !
Luis diz
Júnior, você deveria então voltar a ler depois do item 2. O vice pode estar no Rede, mas continua petista até os ossos. Aliás, a própria rede é o partido melancia, verde por fora e vermelho por dentro. Só que dessa vez eles vem dissimulados e se valendo a discurso anti partidário para voltar ao poder.
O PT já está loteando os cargos da prefeitura, contanto já com a vitória do Kalil.
Enquanto o pais custou a se livrar dessa praga, o belo-horizontino não achando suficiente o PT destruir o Estado agora que voltar com esse partido para destruir a prefeitura. Depois de eleito, não vai adiantar reclamar e dizer que foi enganado.
matheus diz
Queria ver os 7 motivos para votar em João Leite. existe algum???
Que matéria parcial, nova estratégia do jornal. Colocar um monte de bolgs para da isonomia e não precisar estar alinhado aos princípios jornalísticos que são a imparcialidade e trabalhar com a verdade.
Mas até que me faz bem, em momentos tristes do dia, abro a página e é risada garantida.
Alguem já pagou o Sr. Geraldo??? kkkkkkkkkkk
Santos diz
Uma pena que existam profissionais como você.
Você é a vergonha da classe.
O sindicato da classe não pode manter uma pessoa como vc manchando seus quadros.
Alex Silva diz
Você já praticou alguma vez uma analise de texto Sergio ? Saber enxergar isso demanda tempo, prática e uma boa escola !
quem sabe daqui a uns 10 anos nos encontramos em algum portal e com você sabendo de verdade o que é uma análise de texto . A proposito , ele chamou o João Leite de fraco como político a nível do Kalil . Você só esqueceu que o mesmo “jornalista” só desqualifica o kalil . Sendo assim ser fraco para o João Leite , seguindo a linha de raciocínio do escritor e uma virtude .
Melão diz
O Kalil parece ser o Trump que está dando certo.Agora uma coisa interessante :Se alguém olhar com mais cuidado as respostas anteriores verá uma situação intrigante. Todas as onze tem horários de postagem seguidos, como se obedecessem a um comando único. Vejam: 09:39, 09:43, 09:45, e assim sucessivamente.Será apenas coincidência ou voltamos aos recentes tempos idos dos mercenários ideológicos que atuavam em redes sociais em defesa da velha política petista?
Cristiano Marques diz
Kalil, franco-atirador caiu nas graças do eleitor como o candidato natural do “eu sou você”.
Tem a típica conversa mole de turco e leva qualquer um na lábia.
Caso vencedor, o que é mais provável, vai levar uma vida no inferno não como prefeito mas como devedor.
Vão cobrar isto dele 24 horas por dia, todos os dias.
Vai viver fugindo de oficial de justiça.
Sergio diz
Eu, hein?
Li até que o João foi chamado de “adversário fraco” e esse pessoal fica comentando que a coluna é pró-João?
Como escreveu Jorge Espeschit: “Na eleição de BH tenho visto amigos optando pela vingança ao Aécio. Atitude que tem um quê de leviana, ingenuidade e um viés antipolítico que leva ao pior cenário: eleger um aventureiro.”.
Alex Silva diz
As cartas recebidas pelo assassino, pelo estuprador, pelo predador , que estavam presos , e o senhor dos direitos humanos( João Leite ) interveio ou os livrou da cadeia , o mesmo não respondeu nê ? Amanhã pode ser nosso filho , ou mãe ! Todo mundo sabe o que a sociedade pensa sobre os direitos humanos em nosso pais . Pra atrapalhar só ao a policia e a justiça. Então adivinha quem tem se beneficiado disso ? kkk
Alex Silva diz
Galera, um portal que tenho acessado e tem sido melhor que esse portalzinho de fundo de estado é o UOL , se fala muito de SP e RIO , mas muitas noticias do Brasil . e se quiser saber apenas do seu time os esportistas , e so escolher seu ti e , pois ele tem um link dedicado a cada um . chega dessa porqueira !
Claudio Marcio Maximo diz
Um fato curioso é o João Leite nunca responder as questões ligadas ao Aécio Never. Muito estranho isso. Gostaria que o “renomado jornalista” fizesse de forma igual, sete sinais que João Leite não deve ser prefeito, daí fica imparcial. Mas como o Portal é do Aécio, duvido que o faça.
Didi diz
Cruz credo…. será que esse jornalista pensa que o leitor é retardado? Eu vou anular meu voto, mas tentar mudar as opiniões dessa forma tão absurda, aí é demais. Gente, esse aí é descarado mesmo….
Claudio Marcio Maximo diz
O Portal é do Aécio Never, manipulado por ele não só nessa campanha mas sempre foi assim. Agora vem um “jornalista” querendo manipular a opinião. Claro que Kalil não é santo, longe disso, mas que João Leite é marionete do Aécio, isso sim é. Que João Leite votou contra os professores, isso votou. Acessava esse portal todo dia até hoje, parei por aqui.
Júnior diz
Parei de ler logo quando li uma mentira, no item 2, pois o vice candidato da chapa do Kalil não é do PT e sim do Rede.
Alex Silva diz
Você nao tem vergonha de publicar uma coluna totalmente tendenciosa ao João Leite? Este site é de informação e não para saber o que o senhor acha ou pensa sobre um e outro candidato . Jornalista de verdade trabalha com fatos e tenta ser imparcial . Agora você consegue perceber por que o Kalil está na frente senhor do (PSDB) . Não tenho partido mas o eleitor não é burro . Todos os dois podem não prestar , mas usar uma coluna no uai para favorecer a um e queimar outro ? Acho que descobri onde estão os interesses deste site . Comprovei o que já percebia !
No próximo artigo você fala seu voto se desejar( pois é secreto) , assim vc tome menos meu tempo !
Ou todo artigo seu irei evitar ler , por ser uma babaquice .
Daniel Andreazzi diz
Quanta vergonha! Jornalista recebendo pra fazer artigo pró candidato. Eu que acompanhava seus artigos, a partir de hoje, não acompanho mais. Vergonha!
Pedro diz
Jornalismo deve informa é não tentar impor sua opnião esta ai a dica em.
Francisco Figueiredo diz
Mais um jornalista fazendo o jogo do Aécin para não perder o empreguim…….
Francisco Figueiredo diz
É tucanada, o negócio está ficando feio para o lado de vocês, paguem o seu Geraldo antes que ele fale quando o John Milk pagou de cachaça para ele.
Ester Ligória diz
A mídia tucana borrando de medo de aecin peder e naturalmente peder a boquinha lkkkkkk. Quem dera q Kalil parecesse com Lula. Ia votar em branco, Mas depois texto IDIOTA. Kalil na cabeça.