Tudo conspira para confirmar que Lula deve aceitar ser o ministro da Secretaria de Governo de Dilma, para obter foro privilegiado e escapar da possibilidade de ser preso.
É seu passo a frente dos adversários, um jeté em linguagem de dança, no balé do impeachment. Deixa meio atônitos seus pares da contradança e pode reverter o quadro de esperança das manifestações de domingo.
Seus passos na última semana em Brasília, em pajelança com a cúpula do PMDB, podem ter influenciado a decisão do partido no sábado de adiar por 30 dias o desembarque anunciado do governo.
Os caciques não iriam cair na besteira de pular do barco antes da hora, diante da perspectiva de que ele pudesse ser ministro e reverter o quadro. Com ele na coordenação política do Planalto, não seria o fim do mundo conseguir os 171 votos necessários para barrar o impeachment.
Lula teria falado com o Michel Temer pela manhã do sábado, antes da convenção, e deve falar pessoalmente antes de anunciar sua decisão de aceitar o Ministério. Precisa confortar o vice sobre a perspectiva de não ser presidente por agora e, em caso de impeachment, continuar sendo ministro.
Se pudesse, em outras condições, não aceitaria o cargo, porque, entre outras coisas:
- É arriscado assumir um governo em risco de não terminar.
- Não parece haver espaço para fazer milagres do ponto de vista econômico, por faltarem as mesmas condições favoráveis do início de seu mandato, em 2003.
- Ex-presidentes não precisam de cargo para influenciar articulações no Congresso e, como ele mesmo provou, operar para viabilizar negócios entre a administração pública e empresas.
- Podem relaxar, gozar uma aposentadoria nadando no prestígio, escrever artigos, abraçar uma árvore, defender a legalização da maconha.
- Há um longa crônica de deboche sobre político que desce um degrau. Carrega até o túmulo o estigma da piada de que, se continuar descendo, pode virar vereador ou síndico de prédio. Itamar Franco, governador de Minas depois de presidente, passou por isso.
Mas a Lava Jato mudou tudo.
Sua prisão passou a ser hipótese concreta no horizonte de poucos dias, sem possibilidade de recurso em liberdade na segunda instância, como reinterpretou o STF. Acrescente-se que esse mesmo STF vem negando seus recursos contra a Lava Jato e a voz das ruas pode ter aumentado ainda mais a força do juiz Sérgio Moro.
Nas próximas horas, porque tem pressa, ele deve ensaiar o balé para dourar a pílula.
Ele ou seus aliados dirão que foi convidado para ajudar o governo, que impôs como condição mudanças na política econômica e criarão um ato político a fim de encenar para a militância fiel de que não se utiliza das mesmas patranhas da direita que condena.
Para essa militância, deve voltar como Getúlio Vargas em 1950, cinco anos depois de extirpado da vida pública. Nos braços do povo. Sendo povo, hoje, eles mesmos.
Aos que tentarem denunciar suas verdadeiras intenções de procurar novo foro judiciário, responderão com o exemplo do senador Eduardo Azeredo e de deputados federais que fizeram o caminho contrário. Renunciaram para escapar do STF.
Resta aos que foram às ruas domingo, cheios de ilusão, torcer para que a manobra seja um tiro no pé, como foi a decisão de fatiar as ações para tirar os processos de São Paulo da Lava Jato. Que deu no turbulento processo do triplex.
Os ministros do Supremo, agora calejados por tanta denúncia e sinalizando menos boa vontade, podem não gostar da ideia de que funcionam como instância de protelação.
Vane Walter diz
Chegamos a um nível de imoralidade neste país que extrapola qualquer ato de indecência que se tenha notícia. Nunca na história deste Brasil se roubou tanto e tantos foram beneficiados em detrimento de milhões.
Este “companheiro” consegui acabar definitivamente com sua biografia que eu um dia admirei muito. Sempre votei em Lula, desde aquela eleição pela redemocratização do país em 1989. Agora confesso envergonhado com tanta safadeza e cara de pau de toda esta gente. Na realidade a atual presidente da república foi inventada por ele, pois era uma pessoa obscura para todo o Brasil e vai sair da história como uma das piores presidentes deste país. Estas pessoas criaram uma máfia dentro do governo de fazer inveja a máfia italiana. A capacidade que possuem em se perpetuar no poder chega a ser objeto de estudo nas melhores faculdades do mundo, pois é espetacular. Agora, nós também temos que mudar nossa mentalidade em relação ao mundo em que vivemos. Quanta corrupção existe em nosso cotidiano e muitas vezes nos deixamos levar porque faz parte de nossa combalida cultura. Acredito que só vamos nos libertar quando investirmos na educação da massa, quando formos pessoas mais críticas e atuantes nos destinos deste pobre pais cada vez mais sangrado por estes vampiros da administração pública.
Antônio Nogueira diz
A nomeação para Ministro é claramente nula por desvio de finalidade.
Não se trata de “salto no bale do impeachment” e sim de “Noite dos desesperados”.
Breno Junio diz
Vivemos em um país democrático e como a própria palavra diz, tomamos decisões diferentes e gostamos de coisas diferentes. Até aí tudo bem. O que não podemos aceitar é que todos estes processos evolvendo a imagem da maior empresa brasileira sejam finalizados sem as devidas punições. Digo isso pois a prisão das pessoas envolvidas dá uma resposta pra sociedade mas não resolve o problema. Cadê a dinheirama que eles roubaram? Porque temos tantos aumentos de combustível, alimentação, impostos e outros sendo que existe um volume monstruoso do nosso dinheiro roubado e ninguém comenta que recuperaram e aplicaram na saúde; nas pesquisas da vacina contra o Zika Virus? Estamos nos movimentando fazendo manifestações que são muito importantes mas isso por si só não resolve. Precisamos de uma reforma política. Sai o PT e entra outro partido. E agora, o que vai acontecer? Roubo de novo. As mudanças devem partir de nós mesmos. Sabe aquele troco errado que recebeu na padaria? Então, devolver é o correto. Sabe aquela pessoa conhecida na fila do banco? Então, não pede pra ela pagar sua fatura pois tem tantos outros aguardando sua vez na fila. Sabe aquele carro que deu seta pra mudar de direção na pista? Então, deixe ele entrar. Estamos querendo mudar o Brasil sem antes mudar a nós mesmos. Somos falhos mas temos jeito. O Brasil está nesta situação, mas tem jeito. Vamos todos mudar nossa consciência coletiva e melhorar nosso bairro, cidade, estado e nação. Somos privilegiados em viver num país como este mas não podemos aceitar essas coisas em nosso convívio. Agora que é inadmissível ver um ex presidente (que ainda comanda), sendo vangloriado, taxado como herói do povo, escapando de acusações assumindo um ministério, ah isso é!! Todos devem ser presos e recuperado o dinheiro que nos foi roubado. Leiloem todos os patrimônios ilícitos destas pessoas que só nos dão vergonha!!!
Marcos Gonzalez diz
Parabens Lula!!!
Marcos Pimenta diz
Este é um país irresponsável, governado por um partido indecente, promíscuo e impatriótico. Tudo pode acontecer para envergonhar um povo. Imaginem a imagem do Brasil no exterior…
Anselmo Soares diz
A inveja é uma merda.
arlindo diz
pizzaaaa
Marcos Melão diz
O fato de Lula querer,e precisar, se esconder debaixo da saia da Dilma mostra todo o desespero que tomou conta dessa camarilha do PT.Primeiro porque deve ter lugar muito mais agradável e salubre para um criminoso daquele quilate se abrigar;Segundo que isso, para usar expressões tão ao gosto daquele ex,esta parecendo mais um “abraço de afogado” onde ao invés de se salvar o socorrido vai junto com o pretenso salvador para o fundo do mar.
De toda forma, é muito triste ver a aventura petista terminar assim,de forma tão melancólica,após fazer o bem para poucos e o mal para a maioria dos brasileiros que só agora se dão conta disso.
Wantuil diz
ISSO ME DA NOJO, UMA PESSOA QUE ESTA PRA SER PRESA POR VÁRIOS CRIMES, VIRA MINISTRO. SÓ AQUI NESSE PAÍS. TEMOS QUE LUTAR PARA QUE HAJA UMA GRANDE MUDANÇA NAS LEIS, PARA QUE ACABEM OS PRIVILÉGIOS DESSES POLÍTICOS. CAMBADA DE BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO!!! PRECISAMOS DE PESSOAS QUE SE IMPORTEM COM O BRASIL E NÃO COM ELES MESMOS!!! CANALHAS, VAGABUNDOS!!!
messias diz
indignado – Lei teria de ser igual para todos.
vou citar um exemplo: no caso de separaçao judicial , qualquer um dos conjugues vender, imovel, automovel, bens, antes da partilha, se torna ato nulo, e venda cancelada judicialmente pelo pressuposto de má fé.
E se diguinissimo sr. ex presidente, assumir mandado de ministro para livrar cara de condenaçao,” ficha limpa”
como fica pressuposto de má fé, ele assumira cargo somente para livrar-se de condenaçao, com inicio de investigaçao anterior a nomeaçao, . Digo se fosse, outra pessoa, seria nulo, justiça igual para todos.
anderson luiz silva diz
bom dia Geraldo!
vc esta certo quando disse que varias pessoas conquistaram a casa próprio, mas se esqueceu que estas mesmas pessoas a estão perdendo por causa dos juros absurdos que o seu partido impõe a nós trabalhadores, o desemprego que desde que estourou o baú da roubalheira do lula, Dilma e os demais capangas do assalto a petrobrás só cresce, a gasolina, comida, transporte nos obriga e tomar decisões antes impensada como tirar nossos filhos da escola particular e voltar ao ensino falido das escolas publicas onde um professor ganha um salário de miséria para educar nossos filhos.
mas eu respeito quem defenda esse tipo de bandido transvestido de politico que na frente das câmeras fala bonito e nas costas roubam o nosso direito, enfim prefiro ficar com os conselhos da minha mas ( quer dinheiro? trabalhe!, quer carro? trabalhe! pq na vida ninhem dá nada de graça pra ninguém.) a nao ser os amigos do lula. nos mais só me resta pensar se quem defende esse tipo de pessoa que rouba milhões de pessoas tem a mesma capacidade de imitá-lo.
e o que mais me surpreende é que em 1988 o próprio Lula disse que pobre quando rouba, vira bandido!
e rico quando rouba vira Ministro! e agora ele vai aceitar ser ministro da Dilma será que isso é uma confissão ou delação premiada?
Geraldo Alves Pinto diz
Minha homenagem ao Presidente Lula, isto mesmo ao Presidente, porque para mim ele não é EX Presidente e Sim Presidente, porque foi com ele no poder e não com outro qualquer, como qualquer um de outro partido, que o povo que é tão esquecido, conseguiu adquirir vários bens, principalmente casas, saindo dos alugueis caríssimos, que somente poucos saem ganhando com isto e mais alguma coisa. Então a minha palavra de apoio ao Presidente Lula é que ele consiga tirar das suas costas esta perseguição de outros pessoas perdedoras, como esse tal de Aécio.
Vai Lula, com o meu apoio.
Fábio V D Ferreira diz
No passado, os corruptos temiam o STF e torciam que seus julgamentos ficassem em 1ª instância. Agora, ao contrário, procura se refugio no STF. Vá entender!? O STF é para ser a casa máxima, do rigor máximo, da punição exemplar, porque é a maior e definitiva instância. Só espero que, caso o Larapio assuma mesmo um ministério, para fugir do rigor do Juiz de 1ª instância, que o STF saiba efetivamente exercer o seu papel de Justiça e da Moralidade de uma nação.