Articulador habilidoso e líder manhoso capaz de arrastar líderanças políticas e multidões, o ex-presidente Lula foi sempre amador para lidar com a imprensa.
Agora que está emparedado por tanta denúncia e prefere o tiro ao alvo para abater jornalistas, revela muito mais de sua inabilidade para lidar com meio do que seu desespero.
Nesta semana, lançou o site abemdaverdade.com.br para divulgar suas posições a respeito dos processos contra jornalistas e veículos de comunicação, com a pior das estratégias: o enfrentamento.
É uma extensão mais profissionalizada do serviço combativo que vinha sendo feito pelo Instituto Lula, com enormes prejuízos para sua imagem institucional.
Pegue-se qualquer nota dos instituto a respeito das muitas denúncias que vem sendo bombardeados contra o ex-presidente e perceberá uma preocupação maior em desqualificar a imprensa do que em esclarecer.
À reportagem do Jornal Nacional que pediu informações sobre a compra dos pedalinhos por um assessor militar do presidente, por exemplo, respondeu com a ironia de que dona Marisa não poderia levar os pedalinhos para o apartamento. Para completar a provocação, cobrou interesse da emissora por determinada mansão que teria sido construída pelos Marinho numa reserva ambiental.
Funciona?
Em minha longa experiência dos dois lados do balcão das assessorias de imprensa, nunca vi político se dar bem intimidando jornalistas.
Primeiro, não mete medo.
Segundo, não reduz o ímpeto investigativo ou denunciatório.
Terceiro, pior, alimenta um ressentimento fundo embora disfarçado no profissional da imprensa que vai se vingar um dia com o pior tipo de vingança, o das entrelinhas. De repente o político vai aparecer numa comparação infeliz no meio de uma reportagem sobre contrabando, por exemplo.
Lula nunca quis ou nunca soube se relacionar com jornalistas.
Nunca exercitou proximidade com eles, como fazem 11 de cada dez políticos. Seja por preguiça de dar informação, confiança no seu padrão de discurso unilateral em palanque, preconceito ou algum constrangimento de se sentar com intelectuais.
Foi alçado a presidente da República em 2002, ao cabo de duas décadas de discurso sem contestação, mandando recados pelos palanques. Foi dar sua primeira e única entrevista coletiva, como presidente, quase dois anos e meio depois de eleito.
Para complicar, quando sua popularidade na Presidência começou a fazer água, se apoiou num assessor de imprensa belicoso como Franklin Martins, que havia sido demitido da Globo e parecia operar pelo fígado. Ao invés de estender pontes para as redações, se entrincheirou atrás de blogueiros patrocinados pelas verbas de publicidade do governo.
(Há uma boa tese de doutorado a ser escrita, a que me candidato algum dia, sobre os estragos desse comportamento no relacionamento e na boa vontade das redações com ele.)
E pedido de direito de resposta por vias judiciais ou intimidatórias de qualquer tipo? Funciona?
Mais ou menos.
A imprensa tem enorme dificuldade de reconhecer seus erros, porque seu marketing é o da imparcialidade que não pode ser abalada. Admite correções pequenas e em menor destaque, mas nunca o essencial em letras garrafais com tamanho e destaque proporcional à denúncia.
Mas impõe algum respeito, melhora o tratamento e enquadra o redator desrespeitoso.
Um bom exercício é pegar as edições de Veja de 29/7/2015 e de 5/8/2015, publicadas antes e depois, respectivamente, do primeiro processo criminal por Lula para exigir reparação reparação.
É como se a primeira, que chama Lula de comparsa de Marcos Valério, tivesse chegado ao ápice das generalizações contra ele. E a segunda retomado o tom minimamente objetivo e distante do jornalismo que não tem medo de dizer seu nome.
O que não é pouco, mas também não é muito. Significa que ele pode até conseguir algum respeito imposto pelo medo, mas nunca empatia.
E infelizmente para ele, parece que não há muito mais o que fazer. Vai se contentar em ser nota de rodapé da história, se depender dos jornais para ser lembrado no futuro.
Deveria ter feito antes, ao longo da vida, exercitando com os jornalistas a proximidade que exerceu com todo o resto, líderes políticos, empresariais, sindicalistas e Sua Excelência, o Povo.
Não custava tê-los chamado para um drinque, como fazem todos os outros. Vá lá, poderia ser uma cachacinha ao invés de um uísque.
Poderia não ter evitado o fim do mundo, mas certamente teria um pouco mais de cordialidade.
Cristiano diz
EXISTE UMA IMPRENSA NO BRASIL, UMA IMPRENSA PODRE, NOJENTA ESCROQUE. O FAMOSO PIC PARTIDO DA IMPRENSA COCO, CUJOS PSEUDOS JORNALISTAS RECEBEM $$$ DO PT PRA CGAR PELA BOCA, COMO O ESCROQUE DO PHA, O LADRAO DO LUIS NASSIF, AQUELE PROSTIBULO DO MINO CARTA, E BRASIL247. E UMA IMPRENSA PODRE, COMPRADA PELO PT,
Luciana diz
Amadora é esta matéria. Como pode ter o disparate de dizer que a imprensa é imparcial? francamente!! esta matéria só vem a comprovar o quão golpista é a imprensa.
aloisio santos de sa diz
Acho que o ex presidente está certo. Ele não está intimidando jornalistas como você diz, ele está dando a versão dele aos fatos noticiados muita vezes mentirosos com o único interesse em prejudicar ele e o partido ao qual ele é filiado. Os grandes veículos de comunicação vivem mentindo a respeito da vida e da honra deste nosso ex presidente que definitivamente sempre foi o que mais fez pelo povo brasileiro. Agora vemos o povo nos aeroportos, nas universidades e nos shopping’s antes frequentado apenas por uma pequena classe cheia de privilégios e direitos.
Dirceu diz
O objetivo do site é intimidar a imprensa e as pessoas que sabem que tipo de lixo é a politicalha do Planalto.
Otávio paiva diz
Culpar a imprensa me parece vender o sofá do marido traído. Interessante que hora nenhuma se defende a não punição dos tucanos (muito bem condenados) passou a hora de assumir-se os erros e a pena de cada um! Quebrarem o Brasil foi de uma imensa irresponsabilidade! De novo , uma pena!
Gilney diz
O mais absurdo, é que se este cidadão que chamam de Lula, for preso e condenado ainda teremos muitos zumbis a defendê-lo numa polvorosa coletiva e doentia. Tem gente que morre mas não dá o braço a torcer. Isto é patológico e não sei se tem tratamento ou cura. Hoje, devido a equipe de grandes, caros e talentosos prrofissionais pagos com o dinheiro do povo, não se tem nenhuma prova concreta que o condene de imediato. Só existem evidencias fortes, claras e numerosas, por isto leva-se tempo. Quem pagou pela construção deste Instituto Lula? Triplex, Sitio, Lulinha e sua riqueza, Montadoras indo para Pernambuco e Bahia, Estádios da Copa do Mundo (principalmente o do Corinthians). A lista é grande
Gilney diz
Com tantos indícios, com tantas evidencias e o “inocente” Sr. Lula ainda diz que não sabia de nada (até hoje). Estes que ainda defendem este cidadão que enganou a todos, parecem doentes principalmente estes intelectuais de esquerda que. parecem zumbis com mentes dominadas e repetindo tudo igualzinho e da mesma forma que os chefes ou gurus os mandam dizer.( Hipnose coletiva?). Se defendem atacando (atira para todos os lados) e nunca esclarecendo.
Jurandir diz
Seria uma maravilha se a imprensa desse total cobertura, e de maneira imparcial, a todos os fatos ocorridos na república! abemdaverdade.com.br, ela esconde o rabo para falar do dos outros. No entanto, toda verdade viesse à tona, boa parte da população brasileira estaria na cadeia! Frauda-se notas na escola, passa-se cheques sem fundos, ultrapassa-se sinal vermelho, ocupasse vagas exclusivas para idosos e deficientes, roubasse no troco… isso é para quem pensa que não é corrupto. Mas, além desses “pequenos atos falhos”, convivemos com sonegação de valores incalculáveis por parte do empresariado, incluindo ai grupos que detém o poder de influenciar as massas com seus BBBs, novelas, jornais, Faustãos, e etc.
Sem um site “mal feito” incomoda, é porque explicações devem ser dadas, por todos!
ronaldo diz
Vocês podem acusar, condenar , prejulgar e fica tudo bem!
Quando existe uma resposta do “acusado” , ainda sem provas, ficam em polvorosa
Vira até atentado com a liberdade de expressão!
Somente a de voces, certo?.
Alexandre Miranda diz
Sr. Ramiro, então uma pessoa exercer o direito dela de apresentar sua versão dos fatos é “intimidar jornalistas”? E justo no Brasil, um país do tamanho da Europa, onde oito famílias monopolizam os meios de comunicação e manipulam as informações repassadas ao povo. Qualquer um não se sentiria impotente frente a tanto poder? Acho que é por isso o Sr. afirma “que não mete medo” e que Lula pode ser vítima de um “profissional da imprensa que vai se vingar um dia com o pior tipo de vingança, o das entrelinhas. De repente o político vai aparecer numa comparação infeliz no meio de uma reportagem sobre contrabando”.
Outra: então quer dizer que a boa vontade das redações depende das verbas de publicidade do governo?
Bem, por aí já entendi que sua opinião é corporativa, parcial e, como toda a grande imprensa, não sobrevive sem um Estado, financiador, generoso, complacente e benevolente.
Laertes Duca diz
É temerário expor contra-ataques diretos assim. Não pelo citado Luladrão.. Mas porque expõe a imprensa a um viés de parcialidade. Defender seu lado pode ser profissional ou não.. Depende da forma e palavras escritas dando uma dimensão maior ou menor a cada fato ou ato aludido. O melhor é ser frio e calculista como o próprio Lula. A imprensa não precisa se defender deste cidadão de meia-tijela pois ele já se ferrou por sí mesmo com a empáfia e prepotência peculiar. Os intelectuais que ainda comungam com ele estão “viajando na maionese” pois perderam o trem da historia que queriam fazer e estão qual naufragos do Titanic.
JOSE......... diz
EU VEJO QUE EX PRESIDENTE LULA TEM RAZÃO, POR QUE A IMPRENSA PRINCIPALMENTE A DE MINAS GERAIS POR ESTAR VINCULADA AO PSDB DIGA SE DE PASSAGEM QUE O SR.DR.ALECIO NEVES E ANESTESIA SEMPRE COMANDARAM A IMPRENSA EM MINAS POIS ELE E SUBMISSA ELA E MANIPULADORA SO DIVULGA O QUE CONVEM DESDE QUE ATACA PRINCIPALMENTE O PLANALTO, ORA SE FOSSE DE OUTRA FORMA FHC ESTARIA SENDO MANDADO PARA CUBA PARA SER FUZILADO DEU O BRASIL DE GRAÇA COM AS PRIVATIZAÇÃO ADEMAIS QUEBRAM VARIOS BANCOS E OS BANQUEIROS FICARAM RICOS.
MINAS JA TEVE = MINAS CAIXA, CREDIREAL, BEMGE,
SAO PAULO = BANESPA, NOSSA CAIXA ETC.
TODOS ESSES BANCOS FORAM QUEBRADOS POR POLITICOS SUSTENTANDO O MARKENTING ALEM DO MAIS NINGUEM QUIZ FAZER MENÇÃO A ISSO.
HORA SE O CARA TEM UM TRIPLEX OU UMA PEQUENA AREA DE TERRAS E PROBLEMA DELE E DA JUSTIÇA FICAR TACANDO PEDRA A TORTO E DIREITO NADA.
DILMA FEZ QUANTAS CASAS NESSE PAIS, O NOSSO SALARIO MINIMO MISERIA NUNCA PASSOU DE 100$$ E AGORA JOSE.. SEU EMPREGO AI NAO E DE SALARIO MINIMO VEJA QUE A MAQUINA PUBLICA E MUITO CARO E NOS DA INICIATIVA PRIVADA NAO ESTAMOS DANDO CONTA DE PAGAR A FOLHA A CONTA EM CIMA DE IMPOSTOS , POR FIM FAÇA UM COMPARATIVO AI
FHC. A CERVEJA BRAHMA VALIA R$ 2,00(ERA 2$$= R$ 8,00
LITRO GASOLINA 1,00 =1$$ PERTO R$ 4,00
LITRO DE LEITE R$ 0,50= $$ 0,50= R$ 1,20 NA FAZENDA
===========
ENTAO MELHOROU A QUALIDADE DE VIDA E GANHO EM RELAÇÃO AO MINIMO
=======
VEJA SE ENXERGA PRA NAO FALAR O QUE NAO DEVE E SER CONIVENTE COM ESSA IMPRENSA TERRORISTA E ALEM DE TUDO IMPARCIAL QUE ESTA BLINDANDO A MERENDA ESCOLAR EM SAO PAULO ESTA ESCONDENDO OS FILHO DE FHC EXTRA CONJUGAL A DO MIRIAN E DA EMPREGADA DOMESTICA UM SENHORA DE COR NEGRA.
============
geraldo ferreira diz
A imprensa se vende por um drinque, triste…
Gustavo diz
A BEM DA VERDADE, o Lula e seus filhos, são o LIXO DA VIDA PÚBLICA!
Tratam a coisa pública como propriedade privada,
A BEM DA VERDADE, o Lula é um frouxo, um covarde e bandido!
A BEM DA VERDADE, a hora dele está chegando, e não vai adiantar processar ninguém, pois seu destino está selado, A CADEIA!
Otávio Paiva diz
Interessante no artigo a resposta gramsciniana ao ser indagado sobre os pedalinhos! Nos legaram um país quebrado com dívidas astronômicas e um funcionalismo pesado, caro e anacrônico. Uma pena!
Hélio diz
Sr. Ramiro,
sinto em lhe dizer que sua opinião é parcial, devido aos estreitos vínculos oposicionista que carrega, portanto, irrelevante e sem sentido.