O que dizer dos 20 canais mais vistos no Youtube, no Brasil, com quase 80 milhões de seguidores? Que afinidades ou tendências apontam?
1. A maioria é de humor escrachado, espírito de brincadeira e focada em adolescentes. Não há lugar para papo sério.
2. Só dois podem ser considerado adultos, os de esquetes de humor Porta dos Fundos e Parafernalha, primeiro e segundo lugares, com respectivamente 10,08 e 6,7 milhões.
3. Dois infantis: o de jogos, desafios e mágicas Manual do Mundo (oitavo lugar e 3,4 milhões) e o de desenhos Galinha Pintadinha (décima posição e 3,2 milhões).
4. O restante se divide entre as atuais fixações adolescentes – games, pegadinhas, comics e “zoadas sem noção”, na linguagem deles – e um papo de banalidades sobre relacionamento e sedução.
5. Improviso, autenticidade e certo amadorismo impulsionam os vídeos individuais. Anônimos talentosos como Kéfera Buchman (quarto lugar e 4,6 milhões), Felipe Neto (sexto e 4,06 milhões) e um tal de Whindersson Nunes (décimo quinto, com 2,7 milhões), entre outros, conseguem fidelidade impressionante falando de suas dificuldades de relacionamento. Passar por patinho feio ainda dá o maior charme.
6. É uma geração audiovisual que, ao que tudo indica, não vê mais TV. Nem a cabo e muito menos aberta.
7. O modelo gera novos filhotes, cria tendências e indica que o entretenimento mudou de lugar. O carioca Felipe Neto virou empresário do setor. Cria canais e impulsiona a carreira e a produção dos outros. É dono ou gerencia vários deles, incluindo cinco dentre os 20 mais vistos.
>>>Acesse aqui a lista dos 20 mais, com atualização automática do número de visualizações.
Paulo diz
Gostei deste artigo.