1. Email
Ferramenta continua insubstituível para relações profissionais
1. Com as redes sociais, o email perdeu totalmente o valor como ferramenta de relacionamento pessoal. Todo mundo migrou para Facebook, Twitter, Google Plus, Linkedin e as móveis mais modernas – Instagram e WhatsApp – por conta das facilidades de curtir, compartilhar e publicar fotos e vídeos para visualização imediata por amigos e seguidores.
2. Mas é e continuará insubstituível para relacionamento profissional ou qualquer relação que requeira a certeza de que a outra pessoa recebeu sua mensagem. Nas redes sociais, a comunicação não é individualizada, não requer resposta e não enseja compromisso de retorno.
3. Enquanto se divertem nas redes sociais, em relações sem compromisso, as pessoas continuam e vão continuar utilizando o email para seus negócios, suas compras, sobre o manejo do que o interessa de imediato. Rede social é para se divertir, email é para trabalhar.
4. Quando você compra um produto pela internet ou assina um serviço, como publicação, TV a cabo, filmes sob demanda, é através do email que as empresas se relacionam com você, na venda e no pós venda, antes, durante e depois, enviando-lhe informações, newsletters e outras ofertas. Elas procuram a certeza da troca de informações que a rede social não oferece.
5. O Marketing Digital de produtos, serviços e informação, que começa a explodir no país, descobriu que é por aí que ele consegue envolver e fidelizar para convencer e vender. Sem a dispersão, a infidelidade e a certeza da entrega nas redes. Além de que há sempre o risco de, por algum excesso, de que o Facebook ou o Youtube ou o Twitter possa suspender ou cortar a conta, eliminando em um clique o relacionamento construído em anos.
2. Listas
Construir listas de email é o verdadeiro ativo
1. Nesse quadro, o modelo mais eficiente de Marketing Digital é a velha construção de listas de contatos, separadas por áreas de interesse. O Marketing veio reconhecer, enfim, que as listas são um ativo de fato, sobre as quais se tem domínio de integração e manejo.
2. A novidade está na forma de construí-las. As modernas estratégias de Marketing Digital puxa os amigos e fãs conquistados nas redes sociais para as chamadas listas de Email-Marketing, para construir com eles ali um relacionamento efetivo e duradouro.
3. Esse é de fato um ativo verdadeiro. Uma lista de 2 a 4 mil emails, construída com dedicação, com quem se tenha uma relação efetiva, contínua, de troca e informações relevantes, é seguramente mais valiosa que uma fanpage de 100 mil nomes. E é sua. E não poderá ser cortada ou suspensa pelo Mark Zuckerberg.
4. Outra peça importante nessa estratégia é o blog, que também é seu e ninguém toma. Também como o email, que havia perdido o prestígio em vista da automação e da facilidade das fanpages, o blog passou a ser visto como uma plataforma segura para se colocar e compartilhar material relevante. Além de que serve de base à personalidade do autor e de construção de toda a plataforma da personalidade digital do autor.
5. Assim, blog e lista de email passaram a constituir uma plataforma segura de construção da personalidade digital do usuário. As redes sociais, com sua vaporização, sua superficialidade e sua transitoriedade, passaram a ser vistar como de fato são: um canal para ir, encontrar pessoas e puxá-las para um relacionamento mais seguro. Como quem vai a um bar e conquista alguém para levar para casa.
3. Relacionamento
Com as pessoas na lista, é hora de namorá-las
1. O que se faz, então, é identificar as pessoas que se quer atrair nas redes sociais, atraí-las para essas listas de acordo com o interesse delas e, com elas dentro de seu email, estabelecer uma relação duradoura. É como se fosse namorar com elas: o olhar no bar, a atração para sua mesa, a troca de informações, a cumplicidade e, enfim, a confiança construída.
2. Estratégias e ferramentas abundantes, baratas e até gratuitas na internet permitem identificar essas pessoas, fazê-las cair na sua lista – ou na sua mesa – e estabelecer um relacionamento com dezenas e milhares de pessoas ao mesmo tempo, de forma com cada pessoa pareça única, o namorado ou o marido ideal.
3. Aplicativos que podem ser instalados no Facebook ou no Youtube permitem que, ao curtir uma página, o eventual namorado já caia numa das listas segmentadas. Landpages, nome que se dá a página de captura de emails, permitem que os interessados se cadastrem diretamente na lista. E programas de gestão de emails, os tais Email Marketing, oferecem condições de emissão e troca de mensagens em massa com um toque de personalização.
4. Instaladas em suas listas, as pessoas passam a receber material relevante e gratuito, de absoluto interesse para o conforto e a carreira dela. Pois, como já se disse, as pessoas só usam o email para relações profissionais ou aquelas cuidadosamente escolhidas. Abominam emails em série, os Spams, e só abrem o que sentem relevante de quem elas confiam, que vai fazer diferença na vida delas.
5. Para construir confiança, é preciso que se dê material farto, abundante e gratuito, a princípio. Primeiro, que as pessoas sabem que consegue quase tudo de graça na internet. E, segundo, que, para ficar em namoros e casamentos, nunca é demais saber que relacionamentos de confiança são construídos com investimento.
4. Estratégias
Não ser chato e só entregar o que for relevante e, de preferência, gratuito
1. Estabelecer ou investir nessa relação de quase namoro com a lista requer o cuidado de se só enviar o absolutamente necessário, que você entenda que vai fazer diferença na vida do outro. Como as pessoas recebem dezenas de emails por dia, para se destacar entre eles é preciso que ela saiba de antemão que seu material vai lhe ser realmente útil.
2. Para que se abra um email, também é essencial que o título seja atraente, acene para algo inusitado e fora da rotina, anuncie uma história envolvente ou uma oferta tentadora, sempre focado em atender uma necessidade do destinatário. Alguns exemplos: “Vou te contar o que aconteceu comigo hoje…”, “O Segredo dos posts engolidos pelo Facebook…”, “Hoje é o último dia para…”
3. As mensagens não precisam ser necessariamente curtas, mas não podem ter o defeito de serem chatas. Já se disse que não há email curto ou longo, mas chato ou não.
4. Não use seu pseudônimo, não invente uma biografia e não falseie histórias. Se quer estabelecer relacionamento de confiança, de longo prazo, a pessoa do outro lado tem que conhecê-lo como a um amigo. Ou futuro namorado.
5. E seja brutalmente parcimonioso no envio do emails. Nada é mais desagradável que ficar recebendo msgs diárias de quem não tem o que acrescentar. E é raro quem tenha algo a acrescentar de novo e realmente relevante sobre um mesmo assunto todo dia. Um por semana é uma boa medida para se pesquisar algo que realmente vá fazer diferença para o outro e manter um bom relacionamento.
5. Estrutura
Remetente deve ser o herói rejeitado que superou uma dificuldade
Os emails mais bem sucedidos para envolver o destinatário seguem mais ou menos a trajetória do herói rejeitado que teve um problema, lutou para superá-lo e hoje goza dos benefícios da conquista e quer compartilhar com pessoas iguais a ele que um dia teve as mesmas dificuldades. Num resumo rápido, funciona assim:
1. Eu tinha vergonha de falar em público.
2. Um dia, eu descobri um curso que mostrou que qualquer pessoa como eu poderia ser um bom orador.
3. Eu estudei muito, me dediquei, descobri que tenho coisas para ensinar as pessoas e perdi o medo.
4. Hoje eu sou convidado para fazer palestras e tenho prazer de levar às pessoas o que aprendi.
5. Eu quero compartilhar tudo o que aprendi com você.
Seguem-se links de sugestões de textos ou vídeos, gratuitos, que podem ou não redundar em vendas. E, por uma estratégia testada que anda frequentando a maioria dos emails bem sucedidos, o mesmo link é colocado com inteligência em três pontos do email: início, meio e fim. Quase sempre, o destinatário clica no último.
Quer começar?
Os 5 passos para voltar ao email e construir uma carreira nesse mercado
1. Criar e alimentar com material relevante uma Fanpage no Facebook e um perfil no Twitter. Sempre focado em um assunto que você domine e no que julgue ser o interesse do cliente que vai consumir seu assunto.
2. Construir um blog, alinhado com o tema que escolheu e, de novo, focado no interesse do cliente.
3. Rechear a Fanpage e o blog com Formulários ou Páginas de Captura para captar os emails para a lista.
4. Criar um produto virtual – ebook ou vídeo – para oferecer como isca em troca do cadastramento em sua lista.
5. Relacionar, namorar a lista. Não queira vender nada para ela no curto prazo.
Falta coragem?
Comece pelo mais fácil: crie uma Fanpage no Facebook e fique bom nela. Você pode. É fácil.
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