Acompanhe a sequência de atividades que o escritor da internet deve executar após escrever seu texto de forma a ser visto pelo Google.
Espero que você, como eu, já tenha mudado o seu paradigma de escritor de livros para escritor de internet.
Como já escrevi, é possível e preciso se ver como escritor integral de todos os dias e não ficar esperando para publicar o livro de sua vida.
Com as ferramentas, facilidades e novas demandas virtuais, você pode obter em um dia a repercussão e a remuneração que obteria em anos.
>>> Leia em Como virar escritor de tempo integral na internet
Para isso, porém, é preciso dominar as ferramentas necessárias e ter paciência de operar várias providências depois que escreveu seu texto.
É algo tão antigo quanto máquinas de escrever pensar que se trata apenas de escrever um excelente texto.
Depois dele, você precisa executar uma série de tarefas que lhe dêem melhor visibilidade, da qualidade gráfica a recursos de interação e compartilhamento.
A meta aqui, mais do que tê-lo feito elucidativo e envolvente, é torná-lo mais interativo e compartilhável.
Quanto comecei a mudar meus paradigmas para deixar de ser um escritor da velha geração e passar a ser um da internet, cheguei a contar o volume de tarefas executadas após a produção de um artigo.
Foram cerca de 50 de um 10 conjuntos de ações, após o ponto final, para incluir o conjunto de imagens, vídeos e links para sites e mídias externas que não o deixassem morto num canto do vasto mundo virtual.
Mas nada que não esteja a seu alcance e não lhe dê até um grande prazer.
Porque também algo certo sobre as ferramentas da internet é que podem ser mais prazeirosas que escrever o longo texto que consumiu algumas de suas noites.
Das cerca de quatro horas para concluir o texto e colocá-lo em circulação para o mundo, gastei cerca de metade do tempo nessas tarefas depois do ponto final e da revisão.
Mas feliz de estar desbravando um mundo totalmente novo, com a consciência de que, em outros tempos, eu teria gasto alguns meses e uma dezena de colaboradores para fazer o mesmo.
É que esse espírito que recomento que você encare a tarefa. Sem desânimo, mas com espírito de desafio.
O passo a passo para preparar o texto
A edição do texto destinada a melhorar sua performance nas redes sociais e nos mecanismos de pesquisa visa fazer com que o leitor o encontre, fique mais tempo no seu site, interaja e compartilhe.
O algoritmo do Google consegue apurar a qualidade de seu site em diferentes aspectos: texto, aparência, tempo de navegação do usuário, a relação desse usuário com outros sites, volume de visualizações e compartilhamentos.
>>> Veja no artigo: Sete dicas básicas de SEO para escrever para o Google
A plataforma gratuita WordPress, usada por nove entre dez sites, disponibiliza recursos que vão orientá-lo a refinar sua edição.
Ao mesmo tempo, plugins a serem instalados — como o Yoast Seo — vão cobrá-lo pelos ajustes necessários. E o próprio Google disponibiliza ferramentas de análise de volume e qualidade de navegabilidade: Google Console e Google Analytics.
Em linhas gerais, você precisa ajustar para atender à:
- legibilidade, relacionada a parágrafos curtos, divisão em blocos, títulos, subtítulos e, sempre que possível, lista de tópicos que tornem o texto esclarecedor, quase didático.
- navegabilidade interna, que diz respeito à organização de seus textos em menus, categorias, tags e links internos, de forma a induzir o leitor a visitar outros textos,
- navegabilidade externa, que se refere aos mecanismos que o ajudem a ser encontrado e facilitem o compartilhamento: tamanho do título, nome da extensão (slug), resumo, link externo, legenda e qualidade do material gráfico de apoio, fotos e vídeos.
Não é um bicho de sete cabeças, entretanto. Listo as providências para que você as cole como uma checklist à sua frente e perceba que, com o tempo, elas serão incorporadas à sua rotina como quem digita um texto.
1. Faço uma revisão de estilo seguindo as recomendações de legibilidade de SEO.
2. Pesquiso e incluo links de outros artigos do meu site ou de sites importantes que tenham relação com o assunto.
3. Pesquiso foto sobre o assunto, com o cuidado de respeitar direitos autorais. O caminho aqui é procurar fotos de Divulgação ou gratuitas. Há bons sites de fotos de domínio público ou a preço acessível.
4. Adapto para o tamanho do meu site (750×420 pixels) e incluo no topo do artigo, para que apareça de forma atraente nas redes sociais em que for compartilhado.
5. Procuro, tanto quanto possível, incluir um vídeo relacionado. Sendo meu e estando pronto, melhor. Se não, incluo posteriormente.
6. Edito título, palavras-chave, o slug (o título encurtado de palavras entre hífens que aparece após o nome do seu site na barra de navegação (/como-escrever-bem) e um resumo que aparecerá sob o título na capa do site nos posts de compartilhamento nas redes sociais.
7. Edito os campos de organização dentro do site, que ficam à direita do bloco de texto, de forma a facilitar a navegação de quem procura outros textos no site: categoria, tags, resumo, foto de destaque.
8. Edito a barra de artigos relacionados, que aparece ao pé do artigo e induz à leitura de outros artigos.
9. Edito a Aparência da página inicial do site, de forma que o novo artigo tenha destaque. Como os artigos são catalogados por Categorias (Como Escrever, Como Vender, Como Ler, etc), a capa pode ser editada para alterar os destaques e contemplar o novo texto.
10. Compartilho em minhas redes sociais, utilizando os ícones disponíveis sobre o texto. Publicar a partir do site para as redes garante o melhor formato em que o artigo vai aparecer no feed de suas contas e sinaliza como mais um compartilhamento pelas máquinas de pesquisa.
Considerando média de cinco ações em cada um dos dez conjuntos de tarefas, foram cerca de 50. Há 20 anos, seria impossível e, há uns 10, precisaria de um pequeno time de webdesigners.
Hoje, você precisa de apenas você e disposição para encarar como um divertimento tão ou mais interessante que escrever o texto. Verá que é.
Outra questão, que trato em outros artigos, é escrever o que o Google, e não você, quer. É outra mudança de paradigma tão ou mais dramática do que se perceber como escritor de internet.
Mas igualmente confortável quando você dominar.
Não tenha medo de ter que escolher entre ser literato ou publicitário. Qualquer que seja sua opção, encontrará o melhor caminho na internet.
Literatura também é possível e você pode descobrir seu nicho no vasto mundo da internet, com maior ou menor repercussão.