A Fórmula de Lançamento, o curso que fiz no ano passado e escrevi com entusiasmo aqui, fez em menos de um ano alguns milionários, ajudou alguns de seus seguidores a produzir faturamentos de um ano em sete dias, alavancou negócios ou criou alternativas de vida para mais de 200 empreendedores.
Nos últimos cinco meses, desde o congresso que encantou mais de 750 pessoas em dezembro, contaminou a maioria dos lançamentos de produtos online. E tudo indica que vai desencadear outra onda de excitação pelas discussões que vem provocando no mundo do marketing digital, com o anúncio da terceira edição, a Fórmula de Lançamento 3, prevista para o meio do ano.
Do que se trata, afinal, e por que produz efeitos tão rápidos?
Não é marketing de rede, sistema de pirâmide ou qualquer sistema de associação, como parece amedrontar quem ouve/vê pela primeira vez.
É uma bem fundamentada estratégia de marketing, calcada na psicologia do comportamento do consumidor, que explora com inteligência tempo e espaço, envolvimento, reciprocidade e gatilhos mentais para criar tensão e desejo de compra.
Funciona, porque, sobretudo, opera no sistema límbico, a parte do cérebro responsável pelas emoções e os comportamentos sociais. Estudos provam que é de fato nela que se dão os impulsos para a decisão, quase sempre atropelando o neo-córtex, a parte encarregada da análise racional.
Enquanto o marketing tradicional explora determinado desejo ou carência, a Fórmula de Lançamento busca provocar todos os desejos e frustrações. Faz uso do que chama de gatilhos mentais, bem calculadas espoletas de acionamento dos mecanismos de medo, desejo ou ambição da raça humana.
Tempo e espaço é tudo.
A grosso modo, para atingir esse objetivo, parte de uma estratégica sequência de vídeos cercada de uma boa dosagem de emails, seminários on-line (webinários) e discussões em grupos, com os recursos disponíveis na internet.
Constrói confiança com base no princípio básico de que as pessoas na rede compram por indicação de quem elas confiam, ao mesmo tempo que administra a tensão do desejo.
No passo a passo, ensina o usuário a fazer uso de pelo menos seis de 20 Gatilhos Mentais para ganhar autoridade nas redes sociais com um produto ou promovendo produtos alheios. Em seguida, como transformar suas relações numa comunidade, como criar relacionamento fecundo com seus destinatários e, por fim, como encadear emails e webinários para conduzi-lo à decisão – digamos, assim, límbica – de compra.
O sistema é perfeito para quem tem um produto informacional online, um e-book, um vídeo, um pequeno ou grande curso. E, neste caso, orienta também sobre plataformas para disponibilizar o curso e reunir grandes audiências em webinários, algumas gratuitas.
Para quem tem ou não tem produto
Mas quem não tem produto, pode divulgar produtos dos outros, utilizando o mesmo método e as mesmas ferramentas. Cris Franklin e Romualdo Cronemberger, os afiliados mais bem sucedidos do país – com mais de R$ 100 mil em comissões cada da Fórmula anterior –, não têm produto e fazem altas somas promovendo cursos dos outros.
Veja meu artigo sobre o sucesso de Cris Franklin e Romualdo Cronemberger >>>
Também para esse caso, o mercado brasileiro já dispõe de ferramentas acessíveis e altamente eficientes para facilitar a comercialização, sem que o afiliado precise se envolver nas velhas estratégias do marketing tradicional, telefonar, fazer reuniões, discutir e convencer. A Fórmula não é nada disso.
O Hotmart é um site que reúne centenas de grandes cursos e processa a relação entre os produtos de conteúdo e os afiliados. Disponibiliza um link individual para cada produto e basta indicá-lo num email ou num post no Facebook, por exemplo. Ao clicar naquele link, o produto é entregue ao comprador, mediante senha na hora, e o crédito da comissão feito ao mesmo tempo na conta do afiliado.
Quem inventou?
A Fórmula de Lançamento é uma criação do americano Jeff Walker, a Product Launch Formula, adaptada no Brasil por Érico Rocha, sobre quem já escrevi com entusiasmo aqui.
Veja o meu texto sobre Érico Rocha e a Fórmula do ano passado >>>
Ele vinha de algumas tentativas entre frustradas e bem sucedidas de sites de pesquisa, como o Pró-Leilões, de imóveis usados.
Quando produziu e obteve um grande sucesso com um curso online para ensinar as pessoas a tirarem melhor proveito desse site, em 2010, ele descobriu que produtos informacionais são muito mais rentáveis, fáceis de se disseminar na rede e independem de grandes equipes. (Cris Franklin, que acha o Hotmart uma mina de ouro, diz que são também os que pagam as melhores comissões.)
Deixou um emprego bem sucedido no JP Morgan, em Londres, investiu tudo o que tinha no curso de Jeff Walker e produziu até agora duas versões da Fórmula, com impressionantes resultados. O próprio Jeff Walker se impressionou que ele tivesse obtido melhores resultados que a Fórmula americana na segunda edição, realizada entre novembro e dezembro passados.
Ele vendeu mais de 750 inscrições do curso online em uma semana e entrou ovacionado no hotel em que se deu o congresso oferecido como bônus. Provocou e vem provocando um certo tipo de adoração por parte de dezenas de empreendedores impactados pelos resultados do curso, tanto financeira quanto pessoalmente.
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