Saiba por que consultores e gurus ganham mais que jornalistas e professores aos descobrirem o poder de escrever para a internet.
Professores e jornalistas ensinam a pensar, consultores e gurus ensinam a fazer. Simples assim para entender o poder da internet.
Professores e jornalistas ensinam a discutir os problemas e perspectivas do mercado imobiliário, por exemplo.
Consultores e experts dão os cinco passos fundamentais para você comprar imóvel mais barato, no tempo e no lugar adequado.
Professores e jornalistas ensinam o que vai fazer diferença na sua vida daqui a anos. Consultores e experts, o que você vai precisar daqui a pouco.
Se você economiza um bom dinheiro, não se importa de dar uma parte para esses.
A distinção fica melhor no livro O Mensageiro Milionário, do americano Brendon Burchard, que ficou milionário jovem ensinando as pessoas a se tornarem experts na sua Experts Academy. Mais precisamente, transformar o seu conhecimento numa comodity que vai ser útil para alguém em algum lugar do mundo.
— Você não se considera um especialista, mas a verdade é que outras pessoas estão lá fora, aos milhões, tentando descobrir algo que provavelmente você já sabe. Como a criança que vê um adulto amarrar um sapato. Já pagou para aprender a montar um currículo? Comprou um áudio de motivação? Comprou algum curso online? Alguma pessoa sabia alguma coisa e você a pagou por isso. Pagou por informações que podiam ajudá-la a sair de um ponto e chegar a outro na esteada da vida. Pagou por resultados.
A tese é que hoje qualquer pessoa pode desenvolver sua expertise e ganhar dinheiro planetariamente com as infindáveis facilidades colocadas à mão pelo poder da internet, que permitem a qualquer um criar audiência e interagir com ela, de dentro de casa:
— Como os tempos mudaram! Com alguns cliques no mouse, qualquer expert, em qualquer lugar do mundo, pode ter: um site e um blog (obrigado, WordPress), uma rede social (obrigado, Facebook), um canal de relações públicas (obrigado, novamente, Facebook, e seu primo com déficit de atenção, Twitter), transmissão televisiva para todas as regiões do mundo (obrigado, Youtube), um software embutido de gravação em todos os computadores (obrigado, Apple) e uma loja online para aceitar dinheiro (obrigado, PayPal, Google Checkout e Yahoo Small Business), para citar alguns.
Como todo bom consultor, ele dá os passos necessários para se virar expert e exemplos práticos de como criar uma pequena máquina de arrecadação dentro de casa.
- Seu trabalho é baseado em seu entusiasmo e conhecimento. Você é profundamente apaixonado por seu tópico e por inspirar pessoas para que se aperfeiçoem? Que conhecimento você detém sobre a vida ou os negócios que poderia ajudar outras pessoas?
- Suas atividades estão centradas em “identificar-se e criar”. Passamos o tempo identificando-nos com nossa audiência para ganhar sua confiança, criando informações, conteúdos e produtos e que agreguem valor para ela, sua vida e sua empresa, em sites, blogs, artigos, produtos e vídeos.
- Você trabalha em qualquer lugar e a qualquer hora. Mais de 92% dos experts online trabalham em casa. É possível montar um estúdio com menos de 2 mil dólares.
- Você trabalha com quem quer. Você escolhe com quem quer trabalhar e busca parcerias. Você pode gravar vídeos com experts e montar um curso. Você não precisa ser guru em todos os temas. Você pode entrevistar e agregar a experiência alheia.
- Suas promoções baseiam-se em suas promoções. Promova-se o quanto puder e faça promoções. Quanto mais fãs, mais você agrega valor à sua lista. Com alguns emails, vende alguns milhões de produtos. E não é venda. Você dá algo que agregue valor. Se a pessoa quiser, precisar, você tem um produto para oferecer.
- Você recebe pelo valor que fornece, não pelas horas que trabalha. O que vale é o quanto você pode modificar a vida da pessoa em uma hora e não o preço dela. Você me pagaria um mil para te ensinar o que fiz para ganhar um milhão em um ano
- Você não precisa de uma equipe grande. A maioria dos experts, que fazem milhões, tem um máximo de cinco auxiliares e terceiriza as funções básicas: criar um site, agendar entrevistas, lançar livros, criar vídeos.
- As ferramentas para o sucesso são simples e baratas. Já foi o tempo que era preciso sites luxuosos, softwares de CRM custosos, empresas de relações públicas, tempo de estúdio de vídeo e áudio. Hoje você pode ter um carrinho de compras e uma loja online configuradas em uma hora por 100 dólares.
- O rendimento financeiro é desproporcional em relação ao que qualquer outra indústria. Sozinho você pode produzir um livro que vende milhões ou pegar inscrição para um palestra que atinge milhões.
Esse império parte da escolha de um tópico em que se domine plenamente ou que se esteja disposto a buscar conhecimento para dominá-lo e criar um produto bem estruturado.
Não há mágica e, sim, trabalho duro, sinceridade de propósito e uma história pessoal que transmita credibilidade.
Comunicar e engajar
O que vai fazer a diferença entre o professor ou jornalista que domina bem um assunto e o consultor/expert que vai ganhar com ele é a capacidade de se comunicar e se engajar com a audiência que a internet permite construir.
O livro dá grandes lições sobre a mentalidade do mensageiro milionário e lista em termos práticos os nove passos para quem quer se aventurar na carreira:
- Escolha seu tópico e se especialize nele. Fica mais fácil se for da sua área. Principalmente um sobre o qual goste de fazer ou aprender.
- Selecione sua audiência, decida a quem deseja dirigir seu conhecimento. Não dá para divulgar para todas as pessoas, criar promoções efetivas e realistas.
- Descubra os problemas de sua audiência. Quais mais você conhece seus problemas e ambições mais prementes, mais é capaz de criar informações direcionadas e práticas úteis.
- Defina sua história. Qual a dificuldade que você lutou arduamente para superar e que é similar a que seu público está passando agora? AS pessoas querem saber quem é, o que passou, o que superou, o que descobriu, no que obteve sucesso? O que ele pode ensinar que vai melhorar a minha vida?”
- Crie uma solução para que as pessoas possam seguir e comprar para chegar onde pretendem. Aí fracassam. Quem fazer a diferença, mas não se dão o trabalho de sentar e criar um programa ou sistema prático e útil que pode ser oferecido e vendido: livros, ebooks, material didataico, livros, artigos, podasts, vídeos,
- Monte um site para apresentar seu produto, criar audiência etc: agregar valor, capturar leads, deve render dinheiro.
- Elabore uma campanha sobre seus produtos e programas. Dê artigos e treinamentos gratuitos e depois ofereça algo que valha a pena comprar.
- Consiga parceiros promocionais. Relacione-se com pessoas do meio, troque interesses. É preciso que outras pessoas interessadas em se promover te promovam.
- Repita e consolide o negócio. Crie um círculo virtuoso de distinção, excelência e prestação de serviço. Os experts têm uma vocação genuína de ajudar a quem servem. Seu mantra: empatia, compaixão e altruísmo.
Quem se aventura tem uma longa e bela estrada pela frente, considerando o crescimento exponencial da internet e, lembra Brendon, as muitas vagas de gurus abertas com a saída de cena dos poucos que restam, não mais que dois em cada área:
– Quem, na arena de desenvolvimento pessoal, será o próximo Tony Robbins? Quem será o próximo Wayne Dyer? O acontecerá quando Oprah se aposentar? Quem está na fila atrás de Deepak Chopra e Marianne Williamson em espiritualidade; David Bach, Davi Ramsey, Robert Kiyosaki e Suze Orman em finanças pessoais, John Gray e John Gottman em relacionamentos; Gary Hammel e Clayton Christensen em inovação, Seth Godin e Jay Conrand Levinson em marketing; Rich Warren e Joel Osteen em religião, John Maxwell e Warren Bennis em liderança, Brian Tracy e Jeffrey Gitomer em vendas; Andrew Weil e Mehmet Oz em saúde; e Dean Graziosi e Donalt Trump em imóveis?
Quem aí se aventura a começar a substituí-los?
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