Por que a presidente não deveria ter inventado essa história do plebiscito?
1. Porque nada passa no Congresso goela abaixo, principalmente depois que ela tentou jogar a sociedade contra ele.
2. Porque os deputados não deixarão aprovar nada com que não concordem. Num plebiscito, mobilizarão seus prefeitos e derrubarão as teses que não lhes interessa. Voto distrital, por exemplo, duvide que passe, porque a maioria não costuma se eleger só com o voto de seus distritos e precisa comprar voto no Estado inteiro para compensar.
3. Em qualquer democracia, o presidente mobiliza suas bases e faz valer suas teses. Para isso, foram eleitos: tornar seus propósitos e suas propostas de campanha dentro do parlamento, por convencimento. Se defende voto em lista fechada de candidatos e financiamento público de campanha, a presidente deveria mobilizar sua base para aprová-los, com lábia, verba ou cargos, como é comum no nosso sistema. Se pode comprar votos para outras causas, por que não para essa?
4. Se acredita de fato que lista fechada de candidatos melhora o nível de representação, porque responsabiliza o partido por suas escolhas, e financiamento público reduz a corrupção, ela deveria gastar seu tempo, sua publicidade e seus discursos na TV para defender isso. Acreditar que, se o PT quer, é direito dele. Se foi eleita por ele e entende que ele representa a vontade da maioria do eleitorado, que defenda-o. Não pode e não deve se esconda atrás de cortinas de fumaça.
5. Mas se está convencida de que os descalabros do sistema político está na raiz da corrupção e de todas as demais queixas das ruas, que explique isso claramente, à sua base, a seus aliados, ao distinto público que paga a conta. Seu padrinho, que é ótimo de lábia, pode ajudar muito.
Edmilson Fidelis diz
Resumindo: Nada muda na politica deste país… A presidente acertou ao propor o plebiscito. Mostrou para muitos que o que precisa mudar é a forma de fazer politica. Claro que os que não querem que nada mude trataram rapidamente de desmoraliza-la. E eles são muito fortes! em qualquer democracia talvez um presidente consiga mobilizar suas bases, mas aqui nenhum partido tem base! Nenhum!!! Como manter uma base numa democracia que conta com mais de trinta partidos? Cada qual com o próprio interesse particular? Todos os interessados sabem que o sistema político é a raiz da corrupção. Por isto mesmo não se muda o sistema político.