Cantatriz, o tipo de atriz que supra interpreta números musicais, Letícia Sabatella tem uma das mais lindas e inteligentes interpretações de Geni e o Zepelim, de Chico Buarque de Holanda.
Nesse vídeo, no Youtube:
Tamanha força está em que consegue transmitir sua afinidade com a longa história da personagem da peça A Ópera do Malandro, um tipo de prostituta de rua que a cidade despreza mas a quem recorre quando precisa, para apedrejá-la logo que se torna inútil.
O prefeito de joelhos, o bispo de olhos vermelhos e o banqueiro com um milhão lhe imploram para se entregar ao comandante do Zepelim que pode destruir a cidade, mas se juntam depois de salvos ao coro que ficou famoso nas rádios:
É uma história sobre hipocrisia e é bem certo que a atriz se identifique com ela.
E é bem possível que se sentisse autêntica ao defender os governos petistas que, na sua concepção, estavam mais do lado dos oprimidos como Geni do que da elite hipócrita que os explora — políticos, bispos e banqueiros incluídos.
O problema foi ela não ter percebido que nunca foi bem assim.
Os governos que defendeu até os dentes e o último minuto, inclusive em depoimento dramático no Palácio do Planalto, sempre mantiveram um pacto muito esperto com as elites, modernas ou arcaicas, para manter sob controle o mundo de Geni.
Turba que apedreja Geni ou ataca pessoas em manifestações ontem e hoje são meio intestinais e volúveis. Mas operam com um rasgo de consciência quando percebem contradição ou hipocrisia a vista, quando muito nítida.
Deve ser o que a turba de Curitiba percebeu no domingo passado ao atacá-la durante os protestos pelo impeachment da comandante do zepelim que ela defendia.
Sem contar que, em geral, desde que o mundo é mundo, o povo espera que seus artistas estejam do seu lado, nas ruas, não nos Palácios.
Eduardo diz
Senhor Ramiro, me responda uma coisa: o senhor defende a violência entre torcidas? O senhor é defensor da intolerância religiosa? Aparentemente sim, pois, ao tentar legitimar a atitude dos detratores de Letícia, o senhor também legitima as agressões entre torcedores e entre fiéis de diferentes religiões, por ser, no fundo, a mesma coisa. A diferença é que, em relação às diferenças políticas, a coisa pode ser feita de maneira mais sutil, ainda mais para quem tem um instrumento de comunicação em mãos: basta colocar a sua OPINIÃO como fato (“Os governos que defendeu até os dentes e o último minuto, inclusive em depoimento dramático no Palácio do Planalto, sempre mantiveram um pacto muito esperto com as elites, modernas ou arcaicas, para manter sob controle o mundo de Geni.”) e desqualificar a posição do outro (“É uma história sobre hipocrisia e é bem certo que a atriz se identifique com ela.”). Assim, fica fácil justificar uma agressão covarde e cruel e culpar a vítima. Mesmo que elegantes, como a sua retórica, suas palavras são tão agressivas quanto as do ator pornô e as dos demais, que utilizaram as de baixo calão para se referir à atriz. E certamente estimulam novas atitudes como essas no futuro (assim como muitos de seus colegas, que utilizam do mesmo subterfúgio, estimularam em relação ao Chico Buarque, ao Patrus Ananias, ao Mantega, etc, etc, etc). O que podemos notar é que, por causa de você e desses outros, estabeleceu-se uma distância abissal, inclusive de atos e atitudes, entre quem defende o “FORA TEMER” e quem apregoa “morte ao Lula e a Dilma”. Os primeiros, nos quais me incluo, acreditam que o interino não tem legitimidade para ocupar o cargo a que foi elevado, para a maioria por um golpe (mesmo porque, hoje, se encontra inelegível por oito anos, por determinação do TRE de São Paulo); os demais, na minha opinião, demonstram todo o seu ódio irracional por duas figuras públicas que, quer queiram, quer não queiram, estiveram mais ao lado do Brasil e de sua população que qualquer um dos que vieram antes (e certamente bem mais desse que veio depois), ainda que considerando os erros que cometeram. É só verificar os números de nossa economia, nossa saúde, nossa educação, nosso PIB, nosso mercado interno e diversos outros, antes e depois. Essas informações estão disponíveis em diversas fontes isentas, é só procurar.
José Augusto diz
Como pode alguém em sâ consciência, defender um partido que pratica os crimes que cometeu, que prometeu que mudaria um sistema de governo, que combateria a corrupção, que faria as reformas necessárias para trazer o desenvolvimento ao Brasil, Mas que ao subir ao poder, esqueceram as promessas e fizeram muito mais tudo que que sempre condenaram quando estavam na oposição. Apenas concederam alguns benefícios como bolsa família, para usuparem os votos dos miseráveis.
Se continuasse, o PT transformaria o Brasil no Venezuela. Não sou favorável ao Temer e o PMDB é outro antro de corrupção, aliás de fez aliança com o PT e sempre esteve apoiando é porque, no mínimo, fez vistas grossas às práticas delituosas, mas para dar um basta ao PT e suas falcatruas, não temos outra opção.
PT NUNCA MAIS!
Flavio Milanez diz
Esses comentarios de coxinhas e paneleiros nao acresenta nada, a Leticia esta acima de voçes pobres midiotas. Voçes que hoje batem palmas para esse Golpista do Michel Temer ainda irao se arrepender amargamente quando acordarem para a real e ve o quanto regredimos em diteitos adquiridos com anos e anos de luta. Mais a historia um dia ira reconheçer o quanto tinhamos e o quanto perdemos ai ja sera tarde e espero que reconheçao o equivoco que foi ter apoiado um governo golpista cercado por politicos na sua maioria investigados pela Policia Federal.
Marcelo diz
Coitada da Leticia, virou alvo da turma Nazicoxinha. Até o”ator” Alexandre Frota anda denegrindo-a na internet. Esse texto não é grosseiro como o truculento e recalcado ator pornô mas no fundo tem a mesma intenção : apedrejar a atriz por sua opinião política . Ridículo .
Mario Faccio diz
A tal Leticia é mais um lixinho!!!!
Maykel diz
No Brasil se sua opinião não for a da elite, ela não serve.
ANDRE GONCALVES diz
Que opinião pequena e ridícula para um jornalista (Se é que é mesmo).
Um artista se mede ou se respeita pela seus trabalho, não pela suas opiniões. letícia Sabatella é comprovadamente uma grande atriz, e isso é o que importa pra mim!
O que andam fazendo com grandes artistas brasileiros, tanto de um lado, como de outro é inacreditável!
O pior é ver mentes pequeníssimas insuflando idéias idiossincrásicas e radicais na mídia. Esse tal de Ramiro, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado! Tomara que não perca as próximas.
João Menezes diz
Brasil um país de elites atrasadas….
Socialites Racistas……
Play Boys de mais de 50 anos e viciados……
Políticos Corruptos……
Fundamentalistas Evangélicos, Padres Pedófilos (Igreja do Dinheiro)……
Capitalistas (Cidade e do Campo), que não sobrevivem a um dia de neoliberalismo americano…..
Apresentadores da elite que acreditam que pobreza por falta de tudo e exploração é sinônimo de que o mundo deu errado……
Mas no fundo defendem
Uma cocainazinha
Uma empregada escrava é que more no quartinho
Uma puta fácil
Um povo calado e aculturado
Um Negro (preto e pobre) como lixeiro
Um sem terra Agrônomo, Veterinário e pior talvez até um Advogado.
O PT errou em se aliar a uma elite suja, concordo!
O PT também errou a não realizar reformas profundas, principalmente aquelas relacionadas com o expurgo da classe política colonialista do Brasil.
Mas o maior medo das elites não é o PT (Pasmem Agora Senso Comum)!
É fato de que aquele garoto pobre ( Filho da Emprega abusada pelo patrão, do Negro lixeiro e irmão da Prostituta que serve aos altos empresários) que estudou ( ProUni FIES ou ampliação da rede pública de ensino superior) e que sabe o que é ser pobre e que nunca vai se esquecer da dura realidade da pobreza, e que vai trabalhar todos os dias para mudar essa realidade, com o intuito de que o Brasil possa ter
Um classe média gigantesca e não seja dominada pela impressa
Trabalhadores ativos e com condições de se aposentarem com dignidade
Políticos por vocação e não por profissão
Liberdade Étnica Religiosa e Sexual
Agora acordem, a Geni de amanhã pode ser você que ganha ai uns 3 salários e que se uns 200 milhões de Chineses mudarem algo na economia você com certeza irá para a rua sem 13 sem FGTS e sem seguro desemprego.
Deixem a Letícia Sabatella usar seu direito de livre expressão! É sugiro usem o seu com consciência!
Marcílio Cosme da Silva diz
Tendencioso, o tal Ramiro. Atente para a razão, a consciência da maioria das ruas que não suportou o engasgo ideológico de viés esquerdista que nunca deu certo em qualquer outro país. Junte a isto o grupelho que mais nos roubou. A atriz, cuja qualidade é mesmo duvidosa, é cega e surda quanto às ruas que pediram a saída da pior estadista que já tivemos. Poupe-nos, rapaz.
Adriana diz
Um erro e um engano no seu texto, Ramiro, mesmo com a análise afiada de sempre.
Quem a atacou não foi uma turba. Foi gente de saco cheio de tudo. E nem eram manifestantes profissionais. Não os culpo. Sou fã da Leticia como atriz, mas como cidadã vem pisando na bola, ao afirmar que todos que não defendem os governos petistas, não são democráticos.
E o engano: 800 mil visualizações não são nada. La Büntchen teve 2 milhões de views no seu vídeo do desfile da Olimpíada, no Instagran, somente hoje, um dia depois da abertura.
Carlos Tod diz
Que poder? Ela está do lado de uma presidente destituída por um golpe. Como sempre, as vítimas da elite raivosa acabam se tornando algozes. Para o colonista, os agressores enlouquecidos apenas tiveram, pasmem, um rasgo de consciência. Cinismo tamanho, na defesa de sua própria classe chega a causar náusea.
Adilson Ribeiro de Oliveira diz
Já dizia FernandoBrant, que o artista tem que ir aonde o povo está; o povo hoje não está com o PT….
carlos santos diz
Letícia Mortadela, simplesmente ridícula.