O que deve ficar para a história do julgamento da presidente Dilma Rousseff no Senado são os quase quatro meses de obstrução da banda de música (já apelidada “do jardim da infância” e “da chupeta”) formada especialmente pelos senadores Lindbergh Farias, Gleisi Hoffman e Vanessa Grazziotin.
Juntando todos os seus argumentos e a meia dúzia de expressões que repetiram à exaustão nesse tempo para insistir que “o impeachment é golpe” e que “o direito de defesa foi cerceado”, não dá um parágrafo longo.
Mas ao longo desse tempo, eles infernizaram a vida dos acusadores e da população, contestando até o limite da paciência questões vencidas, brechas inexistentes ou normas indiscutíveis, ignorando o quorum contrário acachapante.
Chicana parlamentar
Se estivessem no Judiciário, estariam cometendo crime.
No Poder Legislativo, porém, a obstrução é método consagrado em lei. Os parlamentares podem emperrar um processo de votação se revezando em seguidas, constantes e infindáveis questões de ordem até, no limite, vencerem ou perderem pelo cansaço.
É o correspondente à chicana dos advogados. Só que ao vivo e a quente, com direito a réplicas, tréplicas e recursos informais ad infinitum.
Não à toa, a maioria das grandes decisões do Congresso são tomadas de madrugada, quando um dos lados, o dos obstrutores ou o dos obstruídos, joga a toalha. Às vezes com alguma concessão, às vezes não.
É uma patacoada exaustiva que quase nada acrescenta ao mérito das proposições, esgota a paciência de quem se candidate a ouvir e só contribui para o desgaste desse poder de decisão volátil, que entrega como resultado quase sempre um consenso precário em torno de leis quase sempre insatisfatórias.
Se é excruciante, algo inútil e quase sempre ridículo, por que os deputados e senadores a utilizam?
Satisfação midiática
A resposta mais edificante é a de que se trata do último e talvez único recurso das minorias para se contrapor ao poder discricionário das maiorias.
A mais óbvia é que precisam dar satisfação a seus eleitores. Miram o nicho ou o curral que os elegeu e pouco se importam se estão infernizando a vida de quem não tem nada a ver com suas bases eleitorais.
A mais simples é que se trata da apelação pura para efeito midiático nesses tempos doentios da superexposição. Os parlamentares que sempre adoraram posar de papagaio de pirata atrás de autoridades na notícia do dia, em busca de figuração no Jornal Nacional, ficaram ainda mais desinibidos, chatos e repetitivos com o advento das TVs legislativas, como TVs Câmara e Senado.
No caso dos três, além de inebriados pelos emails e curtidas de seus fãs, já se comprovou que em boa parte do tempo encenavam para uma produtora de vídeo encarregada de fazer um documentário sobre o impeachment, sob o viés dos defensores da presidente.
Mas pode ser ainda mais simples do que isso: apenas a falta de autocrítica para não saber a hora de parar.
José Maria Wolff da Silva diz
O VERDADEIRO GOLPE NO POVO BRASILEIRO, NÃO FORAM OS MILITARES QUE NOS DERAM DE 1964 ATÉ 1985 QUANDO GOVERNARAM O BRASIL…COMUNISTAS ESPERTALHÕES USARAM A PALAVRA DITADURA, QUANDO, NAQUELE TEMPO NÃO A HOUVERA……HOJE, SIM…COMUNISTAS USAM A PALAVRA democracia PARA ENGANAREM TROUXAS, OTÁRIOS, BABACAS EM VOTAR ÚTIL PARA LADÕES E LADRAS…
>>> NO MOMENTO, SÓ EXISTE UMA OPÇÃO PARA NÓS, POVO BRASILEIRO E PARA A NOSSA PÁTRIA em nos livrar dessa ditadura comunista, atual……SE NÃO HOUVER UMA NOVA INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR, JÁ, TEREMOS QUE VOTAR “NULO DE CABO A RABO” NAS ELEIÇÕES A PARTIR DE OUTUBRO E NOS ORGANIZAR PARA UMA REVOLUÇÃO CIVIL.!!!.:::>>>INFELIZMENTE, POLÍTICOS EM SEUS MAIS DE TRINTA PARTIDOS SOCIALISTAS COMUNISTAS ESTÃO TODOS UNIDOS CONTRA NÓS, POVO……basta ver seus salários e aposentadorias e fazer comparações…
joão renato diz
O GOLPE, SERÁ DADO NOVAMENTE, MAIS A FRENTE ONDE OS VÁRIOS PARTIDOS QUE SÓ REPRESENTAM AS QUADRILHAS, VEREM QUE ESTÃO SENDO POSTAS DE LADO, SE UNIRAM A UM GRANDE PARTIDO QUE ESTARÁ NA OPOSIÇÃO E INDEPENDENTE DE CRIME OU NÃO TIRAM QUEM ELES QUISEREM. ! ESTAMOS EM UM SISTEMA POLITICO DE QUADRILHAS !
José Miranda de Castro diz
A turma da “Presidenta” ainda percebeu que esse infundado discurso de “golpe” não os levará a lugar nenhum. Desde que adotaram essa falácia, só andaram pra trás. Perderam apoio no Congresso e também junto ao eleitorado. Muito ao contrário do que pensam, o povo não é tão bobo como acham.
Marcelo diz
Dos três, os dois mais desesperados (Geizi e Lindberg) têm interesse direto na resolução disso tudo: são citados e investigados já, pela Lava Jato.
Assim como o advogado, Cardoso, que já extrapolou todo limite de subestimação da inteligência alheia.
william diz
Você não passa de um idiota útil com esse “coluna”, o que os senadores citados fazem, é tão somente ler o parecer do MPF dizendo que não houve crime de Dilma. Da uma lida também.
Lucas diz
A minha opinião é de que a Presidente não precisa de inimigos com estes aliados ao seu lado, eles conseguem irritar quem está contra, indecisos e até a favor da volta de Dilma.
geraldao diz
Eles estão firmando este teatro fantasiado , a favor da dilma, mesmo sabendo da derrota irreversível.. mas vcs da imprensa não sabem ou sabem e não falam.. ano de 2018, tem eleições para presidente e deputados gov senadores.. Ai vcs iram ver as doações partidárias e não partidárias todas a favor desses 03 espertões, que gritam aos cantos e prantos.. estão defendendo o caixa deles.. o povo não sabe de nada .. infelizmente.. a imprensa sabe e faz de conta..
tutameia diz
resposta facil: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$